Buscar

Exercício Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício Aula 07
01. ____________ na Itália cuja região entrecortada por rios favoreceu intensa atividade mercantil no passado, e que hoje constituem grande atrativos turísticos para visitantes, normalmente apaixonados, sentirem o prazer a dois de saborearem um prosecco à bordo de uma das muitas ________que circulam pelos centenários canais da cidade. Marque a alternativa que melhor preencha as lacunas.
R: Veneza; gôndolas
02. Os transportes __________ são modalidades que utilizam a água como via, e cujos veículos se caracterizam basicamente por veículos flutuantes que tem como função transportar pessoas, cargas, mala postal, entre outros produtos, pela água. Esse transporte pode ser __________;_________ e___________.
R: hidroviários; lacustres; fluviais e marítimos.
03. De duas décadas para cá iniciou-se um intenso movimento de restauração de zonas portuárias em todo o mundo, atribuindo-lhes um novo conceito urbanístico voltado para as artes, cultura, lazer, entretenimento, e turístico. Marque o exemplo que não representa esse tipo de reestruturação voltada ao turismo.
R: Estação Rio Preto no Brasil
04. Desde os primórdios da humanidade, os mares, rios e lagos sempre estiveram intimamente ligados ao seu desenvolvimento por que:
R: Permitiam mobilidade, fonte de alimentação e irrigação para a agricultura
05. Saltando na história para o Século XVIII, o fenômeno da Revolução Industrial promovido pela Inglaterra trouxe uma série de avanços tecnológicos à humanidade a partir da invenção da máquina a vapor movida a queima de carvão, que introduziram um novo padrão de produção, trabalho, e emprego que ecoaria por todo o mundo nos séculos seguintes. Quem foi o inventor do barco a vapor?
R: John Fitch
06. 'A influência do poder de atração de rios e mares na economia é tão evidente que segundo dados da ONU, cerca de 2/3 da humanidade habita regiões costeiras. Em termos domésticos, o Brasil concentra 70% de seu PIB e 80% de sua população no litoral, a partir de uma faixa de até 200 quilômetros em relação à costa'.Este fenômeno estimulou o aparecimento de cidades portuárias (cujos terminais portuários são estratégicos para a entrada e saída de contêineres e movimentação de importação e exportação de larga escala). Marque a opção que não representa uma cidade portuária cujo os terminais portuários são estratégicos:
R: São Paulo
07. A _______________________ no século XVIII foi um fenômento iniciado na _______________ que trouxe uma série de avanços tecnológicos que auxiliaram no desenvolvimento dos transportes como o conhecemos.
R: Revolução Industrial; Inglaterra.

Outros materiais