Buscar

Exercício Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Aula 07
01. O conhecimento sobre legislação é fundamental para o atuação com o planejamento turístico. Nesse sentido, sobre a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 que regulamenta o artigo 225 da Constituição Federal, esta instituí o ___________________________________________________. Portanto, é essencial que planejadores e gestores que atuem com áreas naturais conheça essa legislação.
R: Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC)
02. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, quanto as Características Obrigatórias do Plano Diretor.
a) Mais de cinco mil habitantes;
b) Onde o poder público municipal pretende utilizar instrumentos previstos no 4º do art. 182 da Constituição Federal;
c) Cidades que integram regiões rurais ;
d) Cidades inseridas na área de influências de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional
R: F , V , F , V
03. Os serviços de trens turísticos e culturais caracterizam-se pelo transporte não regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta. Qual é considerada a primeira ferrovia de pequeno porte no País. Marque a opção correta.
R: Estrada de Ferro Oeste de MinasFerrovia de São João del Rei - MG
04. Você deverá trabalhar com planejamento do turismo em unidades de conservação da natureza. Existe uma legislação federal que regulamenta o SNUC. Marque a opção que explique o que é a sigla SNUC:
R: Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
05. Considerando que o Fungetur foi criado pelo Decreto-Lei nº 1.191, de 27 de outubro de 1971, fomento para o desenvolvimento do turismo no Brasil Fungetur tem como objetivo (s):
 I - somente obras para modernização
II - somente reforma e ampliação de empreendimentos;
III - somente aquisição de máquinas e equipamentos novos.
R: Todas as alternativas anteriores
06. Assinale a alternativa abaixo cujos termos preenchem corretamente as lacunas pertinente à situação apresentada Em geral, a iniciativa para o desenvolvimento de Planos Diretores, parte dos -------. São transformadas em leis, votadas na --------------- .
R: Prefeitos/ Câmara dos Vereadores
07. Considerando como exemplo a formulação da Cartilha para orientação de proposições de projetos para a implantação de trens turísticos no Brasil como uma ação interministerial. Marque a alternativa que melhor represente a importância de ações interministeriais.
R: Promoção do desenvolvimento de forma integrada a partir dos objetivos estratégicos dos vários planos e programas dos Ministérios envolvidos.
08. Considerando O capítulo III da Lei 10.257 de 10 de julho de 2001 que aborda as diretrizes para o desenvolvimento de Planos Diretores. Especialmente, no artigo 41 deste capítulo fica evidente algumas características que determinam a obrigatoriedade do desenvolvimento de planos diretores para cidades. Com relação ao número de habitantes. Marque a resposta correta.
R: O planejamento turístico deve estar atrelado ao plano diretor das cidades com mais de 20 mil habitantes.

Outros materiais