Buscar

RESENHA LIVRO "A META"

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CAMPUS ULBRA CANOAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÂO
A META
EVERTON REGIS DE ANDRADE BICCA
CANOAS, JUNHO DE 2016.
“A META”
O livro transpõe as dificuldades de Alex Rogo em administrar uma empresa, tentando salva-la da falência. No meio de toda turbulencia é em que Alex se encontra, é descoberto um processo de raciocínio da teoria das restrições, que é entendida como uma ampliação do pensamento sobre a otimização da produção. Em meio a todas as dificuldades da empresa, a vida familiar de Alex Rogo também estava em declínio. Com auxilio de um mentor, Jonah, Alex vai descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos.
DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA
Jonah apresenta a Alex três regras operacionais para gerenciamento de uma empresa: Ganho, Inventário e Despesa Operacional.
Ganho: índice pela qual o sistema ganha dinheiro através das vendas.
Inventário: investimento de dinheiro na compra de coisas que pretende comprar.
Despesa Operacional: dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.
Alex apresenta essas três medidas para a sua equipe, que teve certa restrição à sua adoção, mas entram em consenso e passam a adotá-las na fabrica. Com o aprimoramento Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitiam a empresa gerar lucro suficiente.
Jonah orientou a Alex e sua equipe que os gargalos deveriam trabalhar apenas no que contribuirá para o ganho, tirando a carga dos gargalos passando-os para os não gargalos.
 Assim Alex e sua equipe passam a usar à técnica da combinação da produção denominada tambor-pulmão-corda que forma um ritmo a toda linha de produção.
• O tambor – principal recurso restritivo, dita o ritmo da produção.
• O pulmão – os estoques temporários colocados estrategicamente para o abastecimento ser contínuo.
• A corda – obriga os demais componentes do sistema a manter o ritmo determinado pelo tambor
 Para isso Jonah transpassou a Alex e sua equipe cinco passos para maximilizar esses conceitos, são eles:
1 - Identificar as restrições do sistema. Devem ser identificadas as restrições existentes no sistema. Todo o sistema deve ter pelo menos uma restrição. Políticas dentro das organizações também podem estar incluídas entre as restrições, já que estão incorporadas à “cultura” organizacional.
2 - Decidir como explorar as restrições do sistema. Explorar as restrições do sistema significa tirar o máximo proveito delas, ou seja, obter o melhor resultado possível dentro dessa condição.
3 - Subordinar qualquer outra coisa à decisão anterior. Recursos restritivos ou gargalos determinam o ganho das organizações. Se um recurso não-restrição estiver trabalhando numa taxa maior que a restrição, então estará havendo um aumento dos estoques, logo um desperdício de dinheiro.
4 - Elevar as restrições do sistema. As restrições limitam a capacidade de a empresa continuar melhorando seu desempenho, portanto deve ser minimizada ou eliminada.
5 –“Se, nos passos anteriores, uma restrição for quebrada, volte ao passo 1, mas não deixe que a inércia se torne uma restrição do sistema”. Tendo em vista que sempre surgirá uma nova restrição após a quarta etapa, o ciclo deve ser reiniciado a partir da primeira etapa.
A empresa de Alex, ao fim do prazo, havia terminado com resultados acima do esperado, não havia mais atrasos nos pedidos de entrega, o atendimento ao cliente se tornara melhor, a confiança do mercado havia retornado, e a “meta” da empresa (lucro) estava alto, assim Alex no meio da sua ascenssão profissional conseguia ainda tranquilidade para tocar sua vida familiar.
CONCLUSÃO
Com a ajuda de um mentor, Jonah, Alex é estimulado com o intuito de salvar sua empresa enfocando as restrições, fortalecendo os elos fracos da corrente, melhorando o fluxo de resultado e aumentando o lucro. Descobriu que identificar as restrições do sistema e administrar a fábrica de acordo com estas restrições era o objetivo. Através da técnica da combinação da produção, denominada tambor-pulmão-corda, formou um ritmo para toda linha de produção.
A ênfase fundamental do livro é o alcance denominado meta da organização, ou seja, ganhar mais dinheiro através de uma adequada gestão da produção. O ponto focal da sua teoria é que toda a empresa, no processo de atingir a sua meta, apresenta sempre uma ou mais restrições, e que cada restrição é definida como qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema, como o elo mais fraco de uma corrente.

Outros materiais