Buscar

Redes de Dados e Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redes de Dados e Comunicação
Para o projeto em questão, uma rede de computadores que atenda 30 dispositivos, iremos apresentar aqui a melhor solução encontrada para tal.
Utilizaremos o conceito de rede LAN para interligar os computadores dentro da sala designada.
LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc). 
A topologia utilizada é a em estrela, onde todos os componentes estão interligados a um equipamento concentrador, que é o núcleo central de uma rede. Hoje em dia é muito comum o uso dessa topologia, em que o equipamento concentrador é, normalmente, um hub ou swicth.
Exemplo de rede na topologia estrela
Nosso equipamento concentrador será um switch e todos os 30 computadores estarão conectados a um único equipamento de 48 portas.
Motivos pela utilização do switch:
- Segmenta a rede em vários domínios de colisão;
- Microssegmentação: cada porta é um domínio;
- utiliza o endereço MAC;
- Opera na camada de Enlace.
Um switch é chamado de bridge multiporta, assim como um hub é chamado derepetidor multiporta. A diferença entre o hub e o switch é que os switches tomam as decisões com base nos endereços MAC e os hubs não tomam nenhuma decisão. Isso torna a LAN muito mais eficiente. Eles fazem isso "comutando" os dados apenas pela porta à qual o host apropriado está conectado. Ao contrário, um hub enviará os dados por todas as portas para que todos os hosts tenham que ver e processar (aceitar ou rejeitar) todos os dados.
A finalidade de um switch é concentrar a conectividade, ao mesmo tempotornando a transmissão de dados mais eficiente. Por hora, pense no switch como algo capaz de combinar a conectividade de um hub com a regulamentação do tráfego de uma bridge em cada porta. Ele comuta os quadros das portas de entrada (interfaces) para as portas de saída, enquanto fornece a cada porta a largura de banda completa (a velocidade da transmissão de dados no backbone da rede).
Abaixo imagem de um switch de 48 portas que utilizaremos em nossa rede:
Como citamos acima, um dos motivos pela escolha do switch foi a do mesmo trabalhar na camada 2 do modelo OSI. Mas por quais motivos isso é uma vantagem? Abaixo listamos os motivos de nossa escolha.
As placas de rede, bridges e os switches envolvem o uso das informações do endereço de enlace de dados (MAC) para direcionar quadros, o que significa que eles são considerados dispositivos da camada 2. O endereço MAC único reside nas placas de rede. O endereço MAC é usado para criar o quadro. É importante lembrar que os pacotes estão dentro dos quadros. 
 As bridges funcionam examinando o endereço MAC de quadros de entrada. Se o quadro for local (com um endereço MAC no mesmo segmento de rede da porta de entrada da bridge), o mesmo não será encaminhado através da bridge. Se o quadro não for local (com um endereço MAC que não é da porta de entrada da bridge), o mesmo será encaminhado para o próximo segmento de rede. Como todas essas decisões tomadas pelos circuitos da bridge se baseiam nos endereços MAC, a bridge examina o endereço MAC e depois envia ou não o quadro, dependendo da situação.
Considere um switch como sendo um hub com portas individuais que agem como bridges. O switch aceita o quadro de dados, lê o quadro, examina os endereços MAC da camada 2 e encaminha os quadros (comuta-os) para as portas apropriadas.
Com base no modelo OSI, nos conceitos de arquitetura de redes, protocolos e barramentos essas foram nossas opções para questão de Redes de Dados e Comunicação desse projeto.

Outros materiais