Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA CIRCULATÓRIO 
Professora Fabiola Ferreira da Silva
O sistema circulatório compreende um conjunto de formações anatômicas, que permite a circulação livre de diversos líquidos do corpo humano. Está representado pelo coração, vasos sanguíneos e linfáticos. 
Coração 
Órgão central do sistema circulatório. Uma víscera altamente musculosa, que funciona como uma bomba aspirante e premente. Aspirante, porque aspira ou recolhe (diástole) o sangue para o interior de suas cavidades. Premente, porque ele empurra (sístole) o sangue do interior de suas cavidades para os diversos tecidos do corpo. 
Situação
O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo.
Limites
A superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. A superfície inferior é a parte do coração que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e aborda direita. A borda direita está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; a borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice.
Configuração Externa
O coração apresenta três faces e quatro margens:
Faces
Face Anterior (Esternocostal) – Formada principalmente pelo ventrículo direito.
Face Diafragmática (Inferior) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma.
Face Pulmonar (Esquerda) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.
Margem
Margem Direita – Formada pelo átrio direito e estendendo-se entre as veias cavas superior e inferior.
Margem Inferior – Formada principalmente pelo ventrículo direito e, ligeiramente, pelo ventrículo esquerdo.
Margem Esquerda – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e, ligeiramente, pela aurícula esquerda.
Margem Superior – Formada pelos átrios e pelas aurículas direita e esquerda em uma vista anterior; a parte ascendente da aorta e o tronco pulmonar emergem da margem superior, e a veia cava superior entra no seu lado direito. Posterior à aorta e ao tronco pulmonar e anterior à veia cava superior, a margem superior forma o limite inferior do seio transverso do pericárdio.
Configuração Interna. 
O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os Átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os Ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração
Na face anterior de cada átrio existe uma estrutura enrugada, em forma de saco, chamada aurícula (semelhante a orelha do cão).
O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo interatrial; o ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular.
Átrio Direito 
O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.
A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores).
O sangue passa do átrio direito para ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide (formada por três folhetos – válvulas ou cúspides).
Anteriormente, o átrio direito apresenta uma expansão piramidal denominada aurícula direita, que serve para amortecer o impulso do sangue ao penetrar no átrio.
Átrio Esquerdo. 
O átrio esquerdo é uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue já oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da Valva Bicúspide (mitral), que tem apenas duas cúspides.
O átrio esquerdo também apresenta uma expansão piramidal chamada aurícula esquerda.
Ventrículo Direito
O ventrículo direito forma a maior parte da superfície anterior do coração. No óstio atrioventricular direito existe um aparelho denominado Valva Tricúspide que serve para impedir que o sangue retorne do ventrículo para o átrio direito.
Cada lâmina é denominada cúspide. Temos uma cúspide anterior, outra posterior e outra septal.
O ápice das cúspides é preso por filamentos denominados Cordas Tendíneas, as quais se inserem em pequenas colunas cárneas chamadas de Músculos Papilares.
Ventrículo Esquerdo
O ventrículo esquerdo forma o ápice do coração. No óstio atrioventricular esquerdo, encontramos a valva atrioventricular esquerda, constituída apenas por duas laminas denominadas cúspides (anterior e posterior). Essas valvas são denominadas bicúspides. Como o ventrículo direito, também tem trabéculas carnosas e cordas tendíneas, que fixam as cúspides da valva bicúspide aos músculos papilares.
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo onde localiza-se a Valva Bicúspide (mitral). Do ventrículo esquerdo o sangue sai para a maior artéria do corpo, a aorta ascendente, passando pela Valva Aórtica – constituída por três válvulas semilunares: direita, esquerda e posterior. Daí, parte do sangue flui para as artérias coronárias, que se ramificam a partir da aorta ascendente, levando sangue para a parede cardíaca; o restante do sangue passa para o arco da aorta e para a aorta descendente (aorta torácica e aorta abdominal). Ramos do arco da aorta e da aorta descendente levam sangue para todo o corpo.
O ventrículo esquerdo recebe sangue oxigenado do átrio esquerdo. A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.
Artérias
Conceito:As artérias são condutos músculo-membranosos responsáveis pela condução do sangue,do coração para as diversas partes do corpo.Elas conduzem sangue arterial,com exceção da artéria pulmonar,que conduz sangue venoso.
Forma e calibre:As artérias são cilíndricas.Podem ser de grande,médio e pequeno calibre.
Distribuição Arterial
Sistema Aórtico:A artéria aorta se origina na base do ventrículo esquerdo.Toma uma direção oblíqua para cima e para direita.Depois de um curto trajeto de 2 cms,esta se encurva para a esquerda e caminha uns 4 cms para em seguida se encurvar para baixo.Continuando o seu trajeto,agora descendente,passa por trás do coração e à esquerda da coluna vertebral.
Continuação do trajeto aortico
Percorre toda cavidade torácica,atravessa o orifício próprio no diafragma,chegando à cavidade abdominal ,se estendendo até a altura do corpo de L4 aonde se bifurca dando os seus ramos terminais.A aorta se divide nos seguintes segmentos:crossa da aorta,aorta torácica e aorta abdominal.
Crossa as aorta
Tem a forma de um cajado.Ela se origina no exato momento em que a artéria aorta se encurva da direita para esquerda. Antes de falarmos dos ramos que se originam da crossa da aorta salientamos que a mesma origina as artérias coronárias direita e esquerda que vascularizam o miocardio.
Ramos da crossa da aorta
Diretamente da crossa da aorta vão se originar,da direita para esquerda:tronco arterial bráquio- cefálico,artéria carótida primitiva esquerda e artéria sub-clávia esquerda
Tronco Arterial bráquio-cefálico:Logo depois de sua origem ele se bifurca,dando um ramo para o lado direito,que é a artéria subclávia direita e outro ramo que é a artéria carótida primitiva direita.
Artéria carótida primitiva
Desde a sua origem sobe pela face lateral do pescoço e na altura do bordo superior da cartilagem tireóide ela se bifurca e da origem as artérias carótidas interna e externa.
Artéria carótida interna :Se estende até a base do crânio,atravessa
o orifício do conduto carotídeo e se distribui por toda massa encefálica e globo ocular.
Artéria carótida externa: Durante o seu trajeto ela emite os seguintes ramos:artéria tireóidea superior,artéria lingual,artéria facial(ramos anteriores),artéria occiptal e artéria auricular(ramos posteriores).Na altura do colo do côndilo da mandibula a artéria carótida externa emite seu ramos terminais que são:artéria temporal superficial e artéria maxilar interna.
Artéria sub-clávia
A partir de sua origem toma um trajeto para fora,caminha por baixo da clavícula e se estende até a parte média e central do ôco axilar,aonde se termina.Durante seu trajeto ela emite ramos para os músculos do ombro e região peitoral.
Arteria axilar:é a continuação da subclávia e se estende até a altura de uma linha que passa pelo bordo superior do m. grande peitoralEmite ramos para essa musculatura.
Artéria braquial
Tem início a partir da artéria axilar e se estende até a articulação do cotovelo emitindo dois ramos terminais:artérias ulnar e radial.A artéria braquial vasculariza os músculos do braço.
Artérias cubital e radial
A artéria cubital desce pelo lado interno e a radial pelo lado externo do antebraço.Ambas irão vascularizar os músculos do antebraço.A artéria cubital vai originar um ramo que é a artéria cúbitopalmar e a radial vai originar a radiopalmar.
Arcos Palmares
São em número de dois:um superficial e um profundo.
Arco palmar superficial:é o resultado da anastomose da cubital com a radiopalmar.Emite ramos para os dedos.
Arco palmar profundo:é o resultado da anastomose de radial com cúbito palmar,emite ramos para o carpo e a palma da mão.
Aorta torácica
No interior da cavidade torácica a aorta emite os seguintes ramos:artérias bronquiais,arté-
 rias esôfagicas médias,art. Mediastínicas posteriores e artérias intercostais.
Artéria aorta abdominal
Ramos anteriores:Nascem da parede anterior da aorta abdominal:artéria diafragmática inferior(vasculariza a face inferior do diafragma,tronco celíaco(artérias gástrica,esplênica ehepática),artéria mesenté-
rica superior(vasculariza a metade direita do intestino grosso),art. Mesentérica inferior(vas-
culariza metade esquerda do intestino grosso),
Artéria genital(espermática ou ovárica).
Ramos laterais:São aqueles que nascem nas paredes laterais da aorta abdominal:temos os seguintes:artérias renais (vascularizam os rins);artérias supra-renais(vascularizam as supra-renais).
Ramos posteriores:nascem na parede posterior da aorta abdominal.São as art. Lombares;se distribuem pelos músculos da região lombar.
Artérias ilíacas
Na altura de L4,a artéria aorta se bifurca dando origem aos seus ramos terminais:artérias ilíacas primitivas direita e esquerda.
Artéria ilíaca primitiva direita e esquerda:toma um trajeto para baixo e na altura da articulação sacro-ilíaca emite dois ramos,que são terminais:artéria ilíaca interna e externa.
Artéria ilíaca interna:da articulação sacro-ilíaca se dirige para para o interior da escavação pélvica.Se distribui pela porção terminal do intestino grosso e orgãos génito-urinários.
Arteria ilíaca externa:desde a articulção sacro-ilíaca desce até o arco crural,atravessa e chega a parte superior da coxa já com a denominação de artéria femural.
Artéria femural
Na sua origem ela ocupa a parte média de uma formação denominada triângulo de scarpa.Toma um trajeto descendente e de anterior passa a ser posterior.Atravessa o anel do adutor magno e se termina dando origem a artéria poplíteia.
Artéria poplíteia :se estende do anel do adutor até o anel do m. solear.Ela se bifurca e da origem a art. Tibial anterior e o tronco tíbio peroneio.
Artéria tibial anterior:de sua origem ela toma uma direção para baixo,em seguida passa para o lado interno da perna e na altura do tonozelo origina a art. Pediosa
Tronco tíbio peroneio:Esse tronco emite ramos terminais que são:art. Tibial posterior e art. Peroneia.
Artéria tibial posterior:essa art. Trajeta pela face posterior da perna e emite ramos para os músculos.Seus ramos são terminais são as art. Plantares.
Art. Plantares:comprende as art. Plantares interna e externa.Elas se distribuem portoda região do pé.
Art.peroneias:apresenta dois ramos terminais,as art. Peroneias anterior e posterior que vão para as regiões externa e posterior da perna.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando