Buscar

P1 DE EMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)O que é desenvolvimento sustentável, como é possível atingir e quais são as dificuldades?
É aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável será necessário: não exceder a taxa de reposição dos recursos renováveis, diminuir a utilização dos recursos não renováveis a níveis compatíveis para dar tempo ao desenvolvimento de novas tecnologias, não exceder a capacidade da biosfera de assimilar resíduos (poluição), reduzir a pobreza a nível mundial.
As dificuldades são: o crescimento populacional; a grave crise urbana que atinge os países em desenvolvimento (devido à fala de recursos suficientes para construir uma infra-estrutura adequada a população); a pobreza que reduz a capacidade das pessoas para usar os recursos naturais de forma racional levando-as a exercer maior pressão sobre o meio ambiente; a grande disparidade entre os níveis de consumo de recursos nos países industrializados e nos em desenvolvimento; a disponibilidade de água para as atividades humanas.
2) Relacione a energia solar com a usada para mover um carro a álcool, a gasolina e andar de bicicleta.
Todas provem da energia solar: o álcool vem da cana-de-açúcar e a cana necessita do sol para fazer a fotossíntese; a gasolina vem do petróleo e o petróleo vem do combustível fóssil e o fóssil provem da matéria orgânica que retirou sua energia através da fotossíntese e para isso usou o sol; para andar d bicicleta nós temos que nos alimentar e a energia do alimento também provem do sol (fotossíntese).
3)Qual é pior para o efeito estufa: petróleo ou álcool, por que sendo a emissão de 
 igual, é viável substituir petróleo por álcool?
Petróleo. Porque na queima dele ele joga 
e aumenta a concentração do 
na atmosfera. Como o 
do álcool é formado pela matéria orgânica (a cana absorve o 
do ar para se desenvolver) a concentração na atmosfera não aumenta tanto. 
Não, pois se necessita de uma área muito grande de solo fértil para o plantio da cana-de-açúcar e esta área poderia estar sendo melhor aproveitada.
4)Relação entre o uso definido de um determinado espaço ambiental e o critério a ser utilizado para a constatação da existência ou não de poluição nesse espaço? Explique exemplificando
A relação que podemos estabelecer entre o uso de um espaço ambiental e o critério a ser utilizado para a concentração da existência ou não de poluição, consiste basicamente na avaliação dos poluentes e do estudo que vai classificar este nível de poluição como próprio ou impróprio. Por exemplo, uma água imprópria para o consumo pode ser própria pra o banho e para a recreação. Um nível alto de ruídos que seria considerado para uma área residencial poderia ser perfeitamente aceitável para uma área industrial. Ou seja, o critério de avaliação de uma fonte de poluição baseia-se na coerência da função em que o meio desempenha na sociedade.
5) Agricultura polui a água? Descreva e explique os problemas q podem ocorrer.
Sim. Porque os pesticidas e os fertilizantes que são usados na agricultura acabam sendo ecoados através das chuvas e de outros fatores naturais para os rios e mares e às vezes até nos lençóis freáticos e assim poluindo-os.
6)Por que a COD cai bruscamente após o lançamento de esgoto doméstico, o que é necessário para que isso não aconteça? Por que a COD continua diminuindo. Há mecanismos para aumentar a COD, explique.
A COD cai porque quando uma carga poluidora como o esgoto é lançado num curso d’água a quantidade de oxigênio vai sofrer uma queda que depende da diluição (intensidade da poluição) e das condições de reaeração. Supondo a água inicialmente saturada com oxigênio, assim que o esgoto é lançado no curso d’água a DBO começa a ser exercida, o OD cai abaixo do nível de saturação, e a reaeração se inicia. Quanto maior for o déficit de OD, maior será a velocidade de reoxigenação, até que no ponto crítico as velocidades de consumo de oxigênio. Com isso ocorre a remoção de OD pela degradação da matéria orgânica. Pra que isso não ocorra é necessário que sejam feitos tratamentos nos esgotos. 
A COD continua diminuindo porque alem da remoção d OD pela degradação da matéria orgânica. E da reposição de oxigênio pela atmosfera, vários outros fatores podem afetar a curva d oxigênio num rio, como a sedimentação da matéria orgânica (reduz a DBO), o consumo de oxigênio por difusão do lodo do fundo, a adição de OD pela atividade fotossintética das plantas durante o dia, o consumo de OD pelas plantas durante a noite, e a constante redistribuição de OD e DBO por dispersão longitudinal.
Em lagos e rios baixa velocidade, a sedimentação da matéria orgânica pode reduzir a DBO mas o revolvimento do lodo do fundo proveniente desta sedimentação ( ventos fortes ou mudanças climáticas) pode aumentar rapidamente a DBO, aumentando portanto o consumo de oxigênio dissolvido na água , isso ocorre na Lagoa Rodrigues de Freitas.
_1157905898.unknown
_1157905913.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes