Buscar

O Ambiente Organizacional da Petrobrás

Prévia do material em texto

O Ambiente Organizacional da Petrobrás 
1- De acordo com o caso, a Petrobrás tem como strakeholders internos os acionistas (sendo o BNES um dos maiores da organização),os empregados,o ministro de minas e energia e o estado brasileiro. Os Strakeholders externos são os clientes, os fornecedores, as bolsas de valores e o sindicato. Ate 1995 à organização não possuía concorrentes, esse fato permitiu que a empresa tivesse um crescimento sem ser incentivada a melhorar sua produtividade e eficiência. 
2- Como o governo e o principal acionista da Petrobrás, ele detém o maior poder de decisão dentro dela, alem de ter cargos administrativos nomeados pelo próprio presidente. A empresa esta numa área estratégica e é vista como instrumento de crescimento do país, no qual os preços influenciam toda a macroeconomia já que é um elemento indispensável para varias atividades produtivas.
3- A geopolítica e importante para a Petrobrás, pois se trata de uma grande organização com muitos negócios, referentes a vários recursos e é uma empresa estatal. Sua influencia não se resume apenas no Brasil, mas em todos os países em que possui negócios,se influenciando inclusive da geopolítica desses países. Com as eleições políticas na Bolívia, em 2005, Evo Morales prometeu nacionalizar a produção e o refino de hidrocarbonetos, o que dificultou os negócios da Petrobrás.
4- O acidente na baia de Guanabara resultou na Petrobrás sendo obrigada a pagar uma indenização a comunidade de pescadores alem de ter que limpar todo o óleo, todo o processo gerou um prejuízo de 110 milhões de reais. Com intuito de evitar novos casos como esse a empresa investe macicamente em pesquisa e tecnologias eficientes e seguras para lidar com seus materiais, Alem disso a organização investe em diversos projetos socioambientais, promovendo o desenvolvimento social no País.

Continue navegando