Buscar

penal II prova 1 turma 3 2017.1 -Daniela Portugal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. (4,0) Jéssica, dois meses após passar uma noite maravilhosa com Jonas e, tendo em vista que este nunca mais lhe procurou, decide procurá-lo e fingir que estava grávida, para que pudessem começar a namorar. Jonas, entretanto, não queria um filho e insistiu para que ela abortasse, o que ela se recusou a fazer. Por isso, decidiu colocar uma dose de remédio abortivo em sua comida, suficiente apenas para causar o aborto, sem lesioná-la. Em seguida, Jonas tenta se matar, disparando um tiro contra si, mas não morre, sofrendo apenas lesão grave. Após ingerir o remédio, por sua vez, Jéssica sente graves dores, pois, para a surpresa de Jonas, Jéssica era alérgica ao medicamento. É levada ao hospital por amigos, e a equipe consegue salvar a vida de Jéssica. Jonas descobre que a gravidez na verdade era falsa e leva o caso para a delegacia. Concluído o inquérito, e apurados todos os fatos ocorridos, o promotor denuncia Jonas pelos crimes descritos nos art. 14, inciso I, c/c arts. 125 e 129, caput; e denuncia Jéssica pelo art. 14, inciso I, c/c art. 122, todos do CP. Assiste razão o Promotor? Justifique. (máx. 10 linhas)
02. (3,0) O coronel Ramiro Bastos, arquiteta um plano para matar Aristóteles, intendente da cidade de Itabuna e seu antigo aliado, por ter se aliado a seu inimigo político, Mundinho Falcão. Com este propósito, contratou Fagundes, e mandou que disparasse três tiros no peito do intendente. Após dar o primeiro tiro, entretanto, Fagundes viu Gabriela, pela qual era apaixonado e, temendo que ela o odiasse, desistiu de dar os outros dois tiros e foi embora. O tiro que Fagundes havia disparado atingiu Aristóteles na coluna, deixando-o paraplégico. Alguns meses depois, estando Aristóteles deprimido em razão da lesão, decide se suicidar. O coronel Melk Tavares, aliado do coronel Ramiro Bastos e também magoado com a traição, desconhece a intenção do intendente de suicídio e com a intenção de matá-lo, coloca veneno em seu café. Aristóteles o ingere e, em seguida, dá um tiro em si mesmo, vindo a óbito. O laudo pericial aponta que a causa da morte foi a hemorragia causada pelo tiro. Pelo que respondem Fagundes e o coronel Melk Tavares no caso? (máx. 8 linhas)
03. (3,0) Joana, por estar precisando de dinheiro, decide praticar um roubo. Para tanto, chama seu vizinho, Miguel (menor de idade) para ajudá-la, oferecendo a este R$ 100,00. Miguel, entretanto, nega na mesma hora, dizendo que não tinha necessidade de fazer tal coisa, pois seus pais lhe dariam tudo o que quisesse. Joana, entretanto, fica com medo de Miguel contar a um policial o que estava pretendendo e, por isso, decide matá-lo. Para tanto, compra uma arma e o espera de tocaia em uma rua próxima à escola que frequenta. Quando Miguel passa, Joana atira, mas não consegue matar Miguel, deixando-o apenas levemente ferido. Decide, por isto, voltar para casa, mas é parada em uma blitz e os policiais acham a arma - da qual Joana tinha regular porte. Nervosa, confessa que pretendia matar Miguel por não ter conseguido corrompê-lo a praticar um roubo. O promotor, em atenção à súmula no. 500 do STJ, tem o dever de denunciar Joana. Como deverá proceder o Promotor na imputação? (máx. 8 linhas)

Outros materiais