Buscar

Dieta paleolítica Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dieta paleolítica:
Paleolítico significa pedra antiga e o período paleolítico corresponde, portanto, à idade da pedra e é um dos mais longos, iniciando há cerca de 2,7 milhões de anos e estendendo-se até 10 mil anos atrás.
A observação da anatomia do tubo digestivo humano, incluindo o formato e o tipo de dentes, o tipo de estômago, o comprimento do intestino e o apêndice leva à teoria de que a dieta ideal para a saúde e o bem-estar dos seres humanos deve ser semelhante à dos seus antepassados paleolíticos. 
As fontes predominantes da dieta eram carne de herbívoros, mamíferos marítimos, aves e peixes (RICHARDS et al., 2005). Estima-se que o consumo diário de carne era em torno de 745g. Embora o consumo aumentado de carne em dietas ocidentais tenha sido associado com o aumento do risco cardiovascular, a sociedade dos caçadores-coletores era relativamente.
as melhores estimativas sugerem que os nossos ancestrais ingeriam entre 21 e 35% das calorias totais da dieta como gordura, entre 35 e 45% como carboidrato e cerca de 30 a 34% como proteína. A gordura saturada contribuía com aproximadamente 7,5% do total de energia e a gordura trans em quantidades insignifi cantes. A ingestão de gordura polinsaturada era alta, com a relação ômega 6/ômega 3 aproximadamente de 2:1, contrastando com a relação atual de 10:1. Os carboidratos de frutas e hortaliças contribuíam com aproximadamente 50% da energia total enquanto hoje essa contribuição é em torno de 16%, tomando como referência a população americana.
A dieta do paleolítico era adequada em proteína animal, ferro, vitamina B12 e folato, o que não ocorre nas populações urbanas e rurais não desenvolvidas do século XXI (DOVAL, 2005). Nossos antepassados paleolíticos bebiam quase exclusivamente água.
Benefícios da Dieta Paleo
✔ Melhoria do perfil lipídico sanguíneo
Ao reduzires os níveis do teu perfil lipídico, reduzes a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos.
✔ Ajuda na perda de peso
Como a tua alimentação se baseia em alimentos para os quais o teu corpo foi preparado para digerir e absorver, eliminaste os açúcares, os cereais e fontes de amido, vais aumentar a capaciadade de queimar gordura do teu corpo.
✔ Estabiliza os níveis de açúcar no sangue
Os riscos para saúde 
É uma dieta ótima para diabéticos e para todos aqueles com mais sensibilidade à insulina. Os teus níveis de glicose no sangue vão se manter num nível constante, o que significa que dificilmente terás ataques de fome, e vais ainda reduzir o teu potencial de acumular gordura.
Pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austrália, preocupados com os perigos da dieta paleolítica, especialmente para pessoas obesas, sedentárias e diabéticas, utilizaram dois grupos de ratos obesos com sintomas de pré-diabetes no estudo em questão.
Os ratos do grupo 1 fizeram a dieta paleolítica durante 8 semanas, com 60% de teor de gordura e 20% de carboidratos. Os ratos do grupo controle ingeriram sua alimentação habitual, com 3% de teor de gordura.
Após 8 semanas, o grupo da dieta paleolítica ganhou peso e aumentou sua tolerância à glicose e à insulina. Os ratos ganharam 15% de seu peso corporal, e sua massa gorda quase dobrou.
Esse “ganho de peso extremo” equivale a uma pessoa que pesa 80 kg passar para 92 kg em 2 meses. Isso aumenta o risco de pressão alta, problemas ósseos, artrite, ansiedade, depressão e, potencialmente, glicose e insulina no sangue elevadas e, por fim, diabetes.
Desvantagens
*O consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas (como a carne) pode prejudicar a saúde dos rins e retirar o cálcio dos ossos
*As frutas são ricas em frutose, e frutose é um tipo de açúcar, portanto, a recomendação é não exagerar. Se você seguir a dieta paleolítica sem orientação, pode acabar exagerando nas porções de frutas e vegetais e ingerindo uma enorme quantidade de calorias
*As gorduras são importantes para a saúde, contudo, é preciso consumir de forma moderada. Seguir essa dieta sem orientação pode te levar a consumir muita gordura, podendo ocorrer aumento de peso e prejuízos no que diz respeito à saúde
*Algumas versões mais radicais da dieta paleolítica pregam a adoção de uma estratégia que se baseia na ideia de que no passado nossos ancestrais não conseguiam encontrar comida todos os dias, então, acabavam ficando longos períodos em jejum. Assim, a proposta é, de vez em quando, ficar de 16 a 24 horas sem ingerir nenhum alimento. Isso pode ser perigoso, pois o jejum prolongado pode provocar problemas como hipoglicemia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, dentre outras complicações.

Outros materiais