Buscar

Resenha e Fichamento Brasil Foods

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Leonardo Benjamim da Silva
Trabalho da disciplina: Princípios de Finanças
 Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira
São João de Meriti
2015
Estudo de Caso: Brasil Foods
Princípios de Finanças
Brasil Foods
REFERÊNCIA: BELL, David E.; Kindred, Natalie. Brasil Foods. 513-P08, Marzo 01, 2012.
A história da Brasil Foods se inicia em 2008 com a união das duas marcas mais expressivas e até então concorrentes no mercado brasileiro de comercialização de carnes in natura e processadas, Sadia e Perdigão. O termo união foi utilizado por ambas as empresas por motivos mercadológicos, mas na realidade esse processo foi uma aquisição onde a Perdigão comprou ações majoritárias da Sadia e tornou-se detentora de grande parte do poder da empresa. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) permitiu a aquisição da Sadia pela Perdigão, porém as empresas por enquanto devem manter as marcas, fábricas, marketing e estruturas administrativas separados e o nível de emprego deve ser preservado. Com a conclusão do processo de fusão entre as marcas Perdigão e Sadia em dezembro de 2012, a então BRF Brasil Foods se tornou uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
No ano seguinte, com o intuito de se consolidar como uma marca global, assumiu-se oficialmente como BRF – marca institucional que agrega qualidades dos produtos da empresa, como inovação, pioneirismo e sustentabilidade. O logotipo também acompanhou a mudança e foi remodelada após dois anos de pesquisa em públicos estratégicos, realizada com a consultoria das agências Interbrand e A10.
As 63 unidades da companhia espalhadas no Brasil e em outros países estão substituindo de forma gradativa a identidade visual. As novas mensagens e o logo também estão sendo apresentadas ao mercado e aos consumidores por meio de campanhas institucionais em rádio, jornais e revistas, e por meio da inserção das mesmas em embalagens dos produtos Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy e Chester – marcas administradas pela BRF.
O principal objetivo da BRF para o mercado interno consiste em consolidar seu posicionamento nos mercados de atuação em carnes, mantendo seu crescimento em categorias que permitem expansão. Além disso a BRF continuará investindo em suas marcas, agregando novas categorias ao negócio, o que para esta indústria é inovação.
A BRF também busca a consolidação da liderança no mercado de queijos, ao mesmo tempo que investe em seu posicionamento estratégico nos diversos nichos de mercado de food services. No Mercado Externo, a BRF atua em grande parte dos continentes: Américas, Europa, África, Oriente Médio, Eurásia e Ásia.
Grandes investimentos focados no crescimento orgânico e a aquisição de empresas como Eleva, Cotochés e Sadia nos últimos anos, faz da BRF uma empresa líder de mercado nacional e de grande destaque no âmbito internacional atingindo 110 países.
Os principais estímulos para a BRF atuar no mercado internacional foram a existência de capacidade ociosa, grande demanda nos mercados atingidos e a existência de incentivos governamentais. As principais motivações foram provenientes da impossibilidade de realizar no mercado interno o potencial de crescimento do grupo, reduzir a dependência do mercado doméstico, aproveitar economias de escala e a existência de capacidade ociosa. Se adaptando com a teoria de Keegan, se tornando organizações autônomas com níveis poucos hierárquicos, se transformando em empresas mais horizontais, o que facilita a competitividade internacional das organizações.
Uma política baseada em minimizar riscos e controlar custos, sem alterar a qualidade de seus produtos faz com que a BRF seja reconhecida mundialmente e agregue valor aos seus acionistas, de forma sustentável, com responsabilidade social e ambiental; lucratividade dos negócios; gestão integrada de riscos; eficiência operacional e um ambiente agradável para se trabalhar. Segundo Porter a BRF utiliza a estratégia de posicionamento competitivo por diferenciação nos benefícios, como inovação, qualidade, distribuição e tecnologia. Possui uma estrutura ofensiva e um marketing estruturado. A organização planeja estrategicamente sua posição no mercado examinando todas as tecnologias utilizadas na empresa em cada novo projeto gerado, de forma a se obter uma visão global de toda a cadeia de agregação de valores, criando assim uma inter-relação entre todas as unidades empresariais. A BRF possui estratégias de expansão e extensão investindo na evolução do mercado e acordos vantajosos de associação com empresas no exterior, visando maior competitividade e solidez financeira. Quando terminado o processo de aquisição da Sadia tende a ser ainda mais expressiva e competitiva principalmente no mercado externo, por contar com vantagens como logística integrada onde apresenta como foco principal escalas de produção e distribuição em conjunto, minimizando ainda mais seus custos e consequentemente aumentando o seu lucro líquido e criando oportunidades maiores de expansão e atenção a novos mercados e destinos.
�

Outros materiais