Buscar

TAREFA GRAMATICA CLASSIFICACAO VERBOS E CONJUNCOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFIQUE OS VERBOS E AS CONJUNCOES SEGUNDO CORRESPONDER:
Verbo em infinitivo, conjugação, modo, tempo, número e pessoa ou bem, forma nominal (sempre em contexto). 
Exemplo: CANTOU-verbo: cantar, 1ª. Conjugação, Modo Indicativo, Pretérito Perfeito simples, terceira pessoa singular. 
Conjunção: tipo e subtipo (sempre em contexto).
Exemplo: Mas: conjunção coordenativa adversativa.
Já imaginou se de repente toda a água desaparecesse da Terra? O que aconteceria com o nosso planeta não mais tão azul? Se você pensou em morte, caos, destruição, terror, você está certo. Uma mudança drástica dessas de uma hora para a outra obviamente não vai te deixar sair ileso. Toda a humanidade partiria dessa para uma melhor. Vamos imaginar o cenário.
Antes de mais nada, suponhamos que a água seja inesperadamente substituída por ar. Nesse caso, os primeiros a sentirem a diferença seriam banhistas, pescadores, mergulhadores, velejadores etc. Quem estivesse no raso, só aproveitando uma praia, por exemplo, sobreviveria em um primeiro momento, talvez com alguns arranhões e machucados.
Já as pessoas em barcos em alto-mar não teriam muitas chances. A queda duraria alguns segundos e faria com que as embarcações quebrassem em pedacinhos. Para você ter uma ideia da queda, dá uma olhadinha nesse vídeo. Produzido pela organização norte-americana National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA), ele mostra um pouco como é o fundo dos oceanos:
Talvez uma baleia ou outra amorteça o impacto de algumas navegações, mas as possibilidades de sobrevivência são mínimas. De qualquer forma, cair e ficar em um barco quebrado em cima de baleias agonizando não deve ser legal.
Pessoas em hidroaviões em alto-mar talvez conseguissem durar mais um tempinho em terra firme, mas só com sorte e raciocínio rápido por parte do piloto. Ele teria que, em pouquíssimos segundos, superar o susto e ligar os motores para tentar aterrissar em algum lugar mais seguro. Difícil, mas possível.
Voltando às baleias, elas morreriam rapidamente, assim como os outros animais marítimos. Os mais próximos à superfície também cairiam e a queda, assim como no caso dos barcos, não seria legal. Eventualmente, todos sufocariam de qualquer modo.
Mais mortes nos continentes
Mas não pense que a vida em terra firme seria fácil. Sem água para beber, os animais iriam desidratar e morrer em alguns dias. Não se iluda, nós somos animais e morreríamos mais cedo ou mais tarde também. Possivelmente bem cedo.
As plantas também não resistiriam. Sem água, obviamente não tem ciclo da água nem chuva. Florestas secariam em alguns meses e toda essa vegetação morta e seca levaria inevitavelmente a incêndios. Nem precisa mencionar os impactos no aquecimento global, né?! Sem água para controlar a temperatura, a terra seria pior que um forno.
Felizmente, o oceano não vai desaparecer de repente. Ele até vai secar um dia, assim como o Sol vai morrer etc. Mas possivelmente não estaremos aqui para ver tudo isso. Que bom, né?!

Outros materiais