Buscar

ED Farmacologia 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED Farmacologia
1- C – O álcool é uma substância depressora do SNC, os efeitos do álcool são divididos em duas categorias a primeira é uma sensação de euforia, causando para muitos uma falsa visão de que o álcool é uma droga estimulante, e a segunda é a falta de coordenação de sonolência, que pode levar alguns a pensar que o mesmo causa alucinações, porém o mecanismo de ação do álcool é através da potencialização dos efeitos do GABA, que é o principal neurotransmissor inibitório.
2- A – Os anticonvulsivantes são fármacos depressores do SNC e alguns são teratogênicos. Embora ajam no sistema nervoso central não tem ação contra parasitos ou microrganismos que estejam nessa região. Os benzodiazepínicos são também usados como antiepiléticos e deve-se ter uma atenção com que tarefas o paciente irá desempenhar, pois os mesmos são sedativo-hipnótico podendo comprometer a atenção do indivíduo.
3- D – As principais classes de receptores opioides são mi, kapa e delta, um dos principais antagonistas dos opioides é a naloxona, como são fármacos que interferem no SNC a sua retirada deve ser gradativa para evitar sintomas de abstinência. 
4- A – A fluoxetina é um inibidor seletivo da receptação de serotonina, praticamente não tendo interação com receptores msucarínicos, histamínicos e adrenérgicos. A venlafaxina, um atindepressivo inibidor seletivo da receptação de serotonina e serotonina possui um mecanismo de ação semelhante aos antidepressivos tricíclicos, porém foi modificada para não interagir com demais receptores causando menos efeitos adversos que os tricíclicos.
5- A – Os benzodiazepínicos e os barbitúricos são substancias depressoras do SNC que interferem no sono REM, o paciente pode sofrer com perda de memória e podendo apresentar dificuldade para aprender novas coisas, são fármacos com potencial de dependência e a síndrome de abstinência do indivíduo dependente que para abruptamente com o medicamento é uma hiper-excitação
6- B – O mecanismo de ação dos antipsicóticos é bloquear os receptores dopaminérgicos tipo D2.
O primeiro antidepressivo, iproniazida, foi descoberto por acidente quando uma nova substancia para tratamento da tuberculose era testada, este medicamento foi usado até a década de 1960 era um inibidor da monoamino-oxidase, que visa diminuir o metabolismo da serotonina, deixando-a mais tempo na fenda sináptica.
7- E – Em caso de intoxicações por barbitúricos a lavagem gástrica é uma indicação, este procedimento só não é indicado em casos que a substancia ingerida seja altamente ácida ou alcalina.
8- B – Alternativa A incorreta pois as ações neurolépticas não são perda de consciência e diminuição da motilidade.
Alternativa C incorreta, pois, a maior atividade da risperidona é antidopaminérgica.
Alternativa D incorreta. pois, os neurolépticos não possuem relação direta com a liberação de GH e de secreções neurohipofisárias.
A alternativa E esta incorreta, pois, os neurolépticos tricíclicos não tem relação com receptores adrenérgicos.
9- D – Os IMAO (inibidores da monoaminoxidase) reduzem a tividade metabólica da enzima MAO, deve-se evitar administração com alimentos como queijo e vinho pois pode causar serias crises hipertensivas, e os mesmos não potencializam ações dos medicamentos adrenérgicos.
10- E – A rivastigmina não tem como foco os receptores muscarínicos, e não é um ativador da acetilcolinesterase e sim, um inibidor da mesma.
11- B – As demais alternativas estão incorretas pois o Nifedipino não tem relação direta com proteínas transportadores do íon Na+ e nem com a diminuição da atividade simpática eferente.
12- D – Inibindo a MAO B a degradação da dopamina diminui o que permite que este neurotransmissor permaneça mais tempo na fenda sináptica, como os pacientes com mal de Parkinson possuem deficiência na produção de dopamina um percursor de dopamina como a Levodopa facilita a produção da mesma e o pramipexol como agonista dopaminérigico “aumentam” os efeitos da dopamina com seus receptores.
13- D – A afirmação I só esta incorreta pois a excreção de potássio não é causada pelo atenolol e a clortalidona não é um diurético poupador de potássio e sim um diurético tiazidico.
14- E – Os digitálicos aumentam a contratilidade do coração e diminuem as necessidades metabólicas do mesmo, reduzem também a resistência vascular periférica e diminuição da pressão arterial.
15- E – Segundo estudos o AAS pode induzir ataques asmáticos e pode induzir o sangramento em pacientes com ulcera péptica.
16- D – As heparinas são anticoagulantes parenterais, o clopidogrel é um antiagregante plaquetário, e o aas embora seja um anti-inflamatório possui ação antiagregante plaquetária e não anticoagulante.
17- C – A alternativa II está incorreta pois o uso de haloperidol em pacientes com Parkinson causa aumento dos sintomas extrapiramidais pois os medicamentos antipsicóticos causam diminuição das ações da dopamina através do bloqueio dos receptores dopaminérgicos.
18- A – A alternativa IV esta incorreta pois os antipsicóticos atípicos apresentam menos efeitos adversos que os típicos. Ps: a alternativa D parece correta, porém o sistema não aceita.
19-D – As demais questões destacam afirmações que não são o mecanismo de ação do pramipexol.
20- E – Com a terapêutica adequada a dependência física não é desenvolvida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes