Buscar

Atividade 3 MECANICA SOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3
Quais são os limites de Atterberg? Para que serve?
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo. Apesar da sua natureza fundamentalmente empírica, estes valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos solos, tais como a determinação do Índice de plasticidade e a atividade ou Atividade dos solos. O procedimento é padronizado no Brasil pelo Método NBR7180.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Limites_de_Atterberg. Acessado em 30 de agosto de 2017.
Descreva os procedimentos do ensaio de laboratório para LIMITE DE LIQUIDEZ E LIMITE DE PLASTICIDADE.
O limite de liquidez (LL) é o teor em água acima do qual o solo adquire o comportamento de um líquido. A passagem do estado sólido para o estado líquido é gradual, por consequência, qualquer definição de um limite de fronteira terá de ser arbitrário. É possível determinar o limite de liquidez de um solo através de dois dispositivos: a concha de Casagrande e o penetrómetro de cone. O limite de liquidez é definido como o teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar numa concha.
O Índice de Plasticidade (IP) é obtido através da diferença numérica entre o Limite de liquidez (LL) e o Limite de plasticidade (LP), ou seja: I P = L L − L P.O IP é expresso em porcentagem e pode ser interpretado, em função da massa de uma amostra, como a quantidade máxima de água que pode lhe ser adicionada, a partir de seu Limite de plasticidade, de modo que o solo mantenha a sua consistência plástica.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Limites_de_Atterberg. Acessado em 30 de agosto de 2017. 
O que é atividade dos argilos-minerais? Qual a sua relação com a construção civil.
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas. Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial, ou seja, as partículas menores (e, portanto, mais leves), partículas inferiores a 2 micra (0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. Esses locais são os chamados depósitos argilíticos.
As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.
Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dando origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: os folhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os argilitos, que possuem pouca ou nenhuma estratificação.
Minerais do grupo das argilominerais: Haloisita - Al2Si2O5(OH)4; Caulinita - Al2Si2O5(OH)4 ; Ilita (K,H3O)(Al,Mg,Fe)2(Si,Al)4O10[(OH)2,(H2O)];Montmorillonita;(Na,Ca)0.33(Al,Mg)2Si4O10(OH)2·nH2O;Vermiculita - (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2·4H2O;Talco - Mg3Si4O10(OH)2;Paligorsquite (Mg,Al)2Si4O10(OH)·4(H2O);Pirofilita - Al2Si4O10(OH)2.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Argila. Acessado em 30 de agosto de 2017.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes