Buscar

Atividade 6 MEC SOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 6
Qual a definição de compactação e quais os objetivos de efetuar esse procedimento em um solo?
Compactação e o procedimento manual ou mecânico realizado em um solo, que visa reduzir o volume de vazios do mesmo o objetivo de obter um solo meio estruturado (com alta resistência, estável e pouca compressibilidade e permeabilidade), que possua e mantenha um comportamento mecânico adequado ao longo de toda sua vida útil da obra.
Quais os fatores relacionados com a compactação?
Os fatores relacionados com a compactação dos solos são: a natureza do solo (requer o equipamento adequado para ser utilizado em determinado tipo de solo); teor de umidade (corresponde a quantidade mínima de agua necessária para atingir umidade ótima para compactação); energia de compactação (fornecida pela ação dos equipamentos compactadores); associado com o número de passadas do rolo compactador sobre o solo; espessura da camada e velocidade da compactação; processo de compactação (método de aplicação de energia necessária).
Descreva os procedimentos conduzidos no ensaio de compactação (proctor)? Quais as diferenças entre proctor normal, modificado e intermediário? O que se obtém através desse ensaio?
Pega uma amostra do solo, coloca amostra de uma bandeja de modo que a mesma adquira umidade e Higrocospica (secagem a ar) deixem em repouso em 24 horas para perfeita homogeinezação da umidade; molha a amostra do solo com agua destilada começando com 50 ml e insere a primeira camada no cilindro de compactação; em seguida compactar o soquete dando os 26 golpes. Após colocar mais uma camada e dá mais 26 golpes inserir mais uma camada, dando mais 26 golpes, completando 3 camadas e dar 26 golpes. A energia de compactação utilizada na realização deste ensaio é hoje conhecida como compactação “proctor normal” que vale 6 kg f cm / cm3. Com o passar do tempo criou-se em laboratório ensaios com mais energia que o proctor normal que foi o proctor intermediário com 12,6 kg f cm / cm3 e o proctor modificado com 25 através desse ensaio obtém-se o peso especifico do solo seco; e o teor de umidade de compactação. 
O que é a umidade ótima do solo? 
É o teor de umidade para o qual se obtém o valor máxima; a parti desta umidade o acréscimo de agua não auxilia mais na compactação, o excesso de agua ocupa o lugar que poderia está sendo ocupado por grãos, diminuindo a massa aparente seca do material.
O que é energia de compactação?
Energia de compactação do produto peso de soquete, altura de queda do soquete, número de golpes por camada número de camadas divididas pelo volume do solo compactado, contendo uma relação entre os produtos citados e o volume do solo compactado.
Explique os equipamentos utilizados na compactação?
Bandejas; cilindros de compactação; soquete; balança; espátula.
	
Defina todas as etapas da compactação realizada em campo? 
A compactação de campo se dá por meio de esforço de pressão, impacto, vibração por uma combinação deles.
Apresente como é realizado o controle de umidade e do peso especifico do solo seco em campo.
O controle de umidade é realizado pelo SPEEDY ou outros meios, tais como a queima com a utilização álcool ou de uma frigideira; para a determinação do peso especifico seco do solo compactado o método mais empregado é o frasco de areia a outra forma de verificar a resistência do solo é através do PROCTOR.
Para que serve o grau de compactação? Ele é realizado em que etapa da compactação?
O grau de compactação determina se o solo será revolvido ou não. Ele é realizado após o ensaio de controle de umidade e a determinação do peso especifico do solo seco.
 Como é determinado o número de passadas do equipamento de compactação em campo?
Para cada camada inserida efetua-se o cálculo de grau de compactação e insere no gráfico realizado com a quantidade de passadas que foi feita quando atingir próximo de 100% no gráfico equivale a quantidade de passadas que deve ser feita equivalente entre 8 e 10.
 O que é CBR? Descreva os procedimentos de ensaio e os prováveis resultados encontrados.
CBR ou ISC é o índice de suporte Califórnia que é utilizado como base para o dimensionamento de pavimentos flexíveis. Procedimento de ensaio: 
Etapa 1 Execução do ensaio PROCTOR para obtenção da hot e alfa máxima / 5 camadas / 55 golpes de camada / peso soquete de 4,5kg / altura de queda do soquete 45cm.
Etapa 2 Preparação do corpo de prova 
Etapa 3 Ensaio de expansão / retirar o disco espaçador / inverte o cilindro / coloque a base perfurada no local vazio deixado pelo disco espaçador, coloca uma massa de 4,5kg (massa do pavimento e do trafego) / acopla o extensometro / coloca em tanque com agua durante 4 dias com leitura de 24 em 24hs. / Calcula expansão especifica.
Etapa 4 Ensaio de determinação de índice de suporte Califórnia ou CBR. / Traçar o gráfico penetração x pressão exercida / corrigir o termo inicial do gráfico de forma a eliminar o efeito ajuste do sifão / obter a pressão exercida para as penetrações de 0,1 a 0,5.
 Escolha uma técnica de melhoramento do solo (parte química) e explique sua aplicação em algum estudo de caso.
A consolidação dos solos moles por meio de geodrenos ou drenos fibroquímicos e pré-carga temporária é uma das técnicas utilizadas para melhoramento de solos moles, especialmente em terrenos argilosos moles e pouco permeáveis. O processo consiste na implantação de fitas drenantes no terreno e na aplicação de cargas (aterros) que posteriormente precisam ser removidas. "Os prazos de espera para que a consolidação do solo mole ocorra pode chegar a anos, condição que inviabiliza a maioria dos projetos de reforço de solos moles", explica Marcelo Felix, ressaltando que embora essa técnica tenha a vantagem de ser econômica, implica prazos extensos de execução.
Mas o desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas propiciou a oferta de soluções para consolidação de solos moles em prazos muito menores. Um destaque nesse sentido é a construção de colunas de brita vibrocompactadas. Essa técnica, utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 70 anos, propiciou que os aterros ou obras de infraestrutura sobre solos moles pudessem acontecer em prazos mais curtos e sem a utilização de elementos de pré-cargas temporárias como nas situações de geodrenos. O material granular pode ou não estar envolto em geossintético, dependendo das características da argila mole. "Os ganhos se estendem aos dimensionamentos das obras de reforço. Atualmente, as colunas de brita vibrocompactadas viabilizam a execução de obras definitivas de vias rodoviárias, ferroviárias ou pátio de estocagem de matérias primas assentes diretamente nesses solos moles sem a necessidade de sua remoção".
Outra técnica que pode ser empregada para melhorar a capacidade de suporte de cargas de um solo originalmente mole é a injeção de compactação, que consiste em injetar calda de cimento em fases seguidas e sucessivas, formando bulbos que adensam horizontalmente o solo, conduzindo a água aos drenos verticais.
Os projetos de melhoramento de solos podem se apoiar, ainda, em técnicas como o Deep Soil Mixing (DSM) e o Cutter Soil Mixing (CSM). A primeira consiste no tratamento de solos moles por meio da mistura com agentes químicos estabilizantes, podendo-se utilizar cal e/ou cimento, formando coluna de material melhorado. Semelhante ao DSM, o CSM forma, em vez de colunas, painéis de material melhorado e pode suportar cargas mais elevadas.
Nos últimos anos, uma técnica que vem crescendo em aplicações no Brasil é o jet grouting, que permite a melhoria de solos sem escavação prévia. A técnica consiste na injeção de nata de cimento no solo por meio de jatos horizontais ou verticais de alta pressão e velocidade (cerca de 250 m/s). De acordo com o engenheiro Luiz Antônio Naresi Júnior, especialista em fundações pesadas e em geotecnia, em função do movimento rotacional que provoca, a calda de cimento desagrega o solo misturando-se a ele para constituir colunas cilíndricas ou painéis de solo-cimento, material que apresentacaracterísticas mecânicas melhores, além de menor permeabilidade. Tanto o diâmetro quanto a resistência das colunas são funções da característica do terreno e do método de execução.
Disponibilizado por algumas empresas no Brasil, o jet grouting vem sendo indicado para todos os casos em que, pela heterogeneidade dos terrenos ou pelas características de permeabilidade, torna-se difícil a execução dos sistemas tradicionais de injeção e de perfuração.
http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/28/artigo291146-1.aspx

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes