Buscar

História O cangaço

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ana Paula Andrade, Bárbara Paes, Diana Santana, Esther Andrade, Gabriela Barros, Karla Mello, Larissa Almeida e Maria Caroline
Origem do Cangaço
	
Foi um movimento social que surgiu no nordeste brasileiro entre o fim século XVIII e sec. XX, devido as desputas entre familías, que levaram o surgimento de grupos armados.
A origem dos Cangaceiros foi causada pelas questões econômicas e sociais que sempre assolaram o Nordeste do Brasil, sendo caracterizado pela miséria, secas prolongadas, migração e dizimação de muitos sertanejos. 
Com isso, esse movimento surgiu das formas de política clientelista e coronelista. 
Vestimenta
 
Os bandoleiros sempre andavam em bando e armados, usavam roupas e chapéus de couro para protegerem o corpo, durante as fugas.
O nome “cangaço” é atribuído a forma, de como esse tipo de sertanejo carregava consigo as coisas de que necessitava, todas afiveladas em seu tronco, comomantimentos e pertences.
 
Tinham como vantagem o conhecimento que possuíam sobre o território nordestino
Forma de Agir
O banditismo social, era dividido em três grupos de Cangaço: 
+ Prestadores de serviços aos latifundiários (mercenários)
+ O político : estava no poder dos grandes fazendeiro (capangas)
+ Cangaceiro (Banditismo/bandoleirismo)
Esses bandoleiros assaltavam sozinhos ou em bandos as fazendas, saqueando, sequestrando e matando coronéis a fim de enfrentar o problema do panorama que a população miserável estava passando. 
Devido à bravura e audácia desses bandidos, muitas vezes eram vistos como heróis entre a população das pequenas cidades e vilas do sertão, que enfrentavam o descaso das autoridades e viviam em extrema pobreza.
Lampião
Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi o cangaceiro mais famoso da história do sertão brasileiro e marcou o fim do cangaço.
 Lampião atuou junto ao seu grupo nos anos 20 e 30
Para a população ele era símbolo de bravura e honra, enquanto que para as autoridades era um criminoso brutal que precisava ser eliminado.
Fim do Cangaço
O cangaço teve seu fim a partir da decisão do então Presidente Getúlio Vargas de eliminar todo, e qualquer, foco de desordem sobre o território nacional, através dos volantes.
Vários cangaceiros foram decapitados e suas cabeças foram conservadas para exposição no nordeste, como forma de demonstração do que aconteceria com os não cumpridores da ordem.
Com a extinção desse fenômeno social, gerou-se mudança nas condições sociais do país e visões de uma vida melhor para as massas nordestinas com a migração para o Sul e Sudeste brasileiro, já que houve abertura de novas frentes agrícolas e a industrialização.
Referências
http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/01/cangaceiros__006.jpg http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/o-cangaco-e-os- cangaceiros
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que- foi-o-cangaco
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/cangaco.htm
http://www.historiailustrada.com.br/2014/11/o-cangaco-12-fotos-e-7-fatos.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais