Buscar

direito do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 
Direito do Trabalho I
Aluna: Lidiane Matias Coelho Franca
Sobre o caso de Lionel Messi, podemos identificas as seguintes espécies de contrato de trabalho: 
A primeira como trabalhador doméstico, pois segundo ele prestava serviço três vezes por semana, dentro do horário de 08 Às 18hs. O que caracteriza o trabalhador doméstico, com serviço de natureza continua no âmbito familiar. Conforme Lei nº 150/2015.
A segunda como trabalhador autônomo, onde gera independência, e total liberdade para realizar suas atividades nos dias e horários de sua vontade.
Diferente do empregado, não está sujeito a um controle diário de sua jornada de trabalho, bem como não cumpre, necessariamente, uma quantidade exata de horas de trabalho. A principal característica do trabalhador autônomo está em poder fazer-se substituir por outra pessoa na execução dos serviços. Por exemplo, o pintor que não compareceu ao trabalho por motivo de saúde mas manda o filho mais velho para adiantar o serviço. Observa-se que em relação ao empregado, a prestação dos serviços é sempre em caráter pessoal. Várias outras características e condições, além das citadas, podem ser consideradas para distinguir um trabalho autônomo de um trabalho com vinculo empregatício, como por exemplo a exclusividade ou não da prestação do serviço autônomo em relação ao seu contratante, a continuidade ou eventualidade dos serviços prestados a essencialidade ou não do trabalho a ser desenvolvido na empresa contratante em comparação com o tipo de serviço a ser prestado pelo autônomo contratado, etc. Tais características e condições dependerão de cada situação fática e estarão sujeitas a uma eventual análise da fiscalização trabalhista e previdenciária, competindo ao Poder Judiciário, quando acionado, a incumbência de declarar se o trabalho executado é em caráter autônomo ou com vinculo empregatício.
a atividade realizada por conta própria pela qual o trabalhador assume os riscos do seu negócio. Art.428 e 433 da CLT. 
No relado da atriz Angelina foi combinado que o jardineiro fizesse seu trabalho nos dias que ele escolhesse e sem estipulação de horário, ou seja ele poderia realizar seu trabalho a hora que quisesse, não era necessário cumprir uma jornada de trabalho.
Já espécie mais adequada seria contrato eventual, pois Lionel prestava serviço de forma eventual. Atividade prestada ocasionalmente para outrem. Art. 602 CC.
E não existia um relação de emprego pois não havia subordinação entre as partes, uma vez que a atriz não morava na casa e não fiscalizava os serviços prestados.

Outros materiais