Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL OBJETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL (P)
Questão 1/10
Leia o fragmento a seguir:
As mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo, e em nosso caso de uma sociedade submetida ao jugo do capital. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro e essa primeira premissa de que a educação por si só não elimina as contradições sociais presentes no atual modo de produção capitalista analise as afirmativas a seguir que contemplem essa premissa: LETRA B/; as afirmativas I, II e IV
Questão 2/10
Leia o fragmento a seguir:
Em virtude das limitações e das imperfeições que os sujeitos apresentavam, permitia a manutenção daquela sociedade. Notem que o critério de exclusão não consistia em um fato isolado, destinado apenas as pessoas com deficiência. No decorrer da história relacionada a busca de uma inclusão eficiente a que se ressaltar quatro fases específicas, notados como período que são respectivamente: LETRA B extermínio, segregação/institucionalização, integração e inclusão.
Questão 3/10
Leia o fragmento a seguir: Apesar da realização de estudos em diferentes centros de pesquisa de referência nacional com o objetivo de apontar caminhos para a formação inicial e continuada dos professores, nem todas as escolas se sentem seguras para acolher alunos incluídos e, devido a isso, deixam de desenvolver um trabalho pedagógico centrado na aprendizagem do aluno, respeitando suas individualidades e limitações, visto que não sabem como lidar com esses educandos .De acordo com o livro base da disciplina o sistema de cascatas de Mainstreaming dá a estrutura de organização da educação especial. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir. LETRA A 4, 3, 1, 2, 5
Questão 4/10
Leia o fragmento a seguir: Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, para garantir assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Salamanca reafirma: LETRA B/; a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
Questão 5/10
Leia o fragmento a seguir:
O homem é o próprio mal, quando lhe faleça a razão ou lhe falte a graça celeste a iluminar-lhe o intelecto: assim, dementes e amentes são, em essência, seres diabólicos.Na Idade Média pessoas defeituosas e/ou mentalmente afetadas passam a receber um novo olhar implicando em uma preocupação baseada: LETRA D : em crenças religiosas onde todos os homens são criaturas de Deus e tem direito a vida.
Questão 6/10
Leia o fragmento a seguir:
Se trata de construir, implantar e adaptar o currículo planejado, entendido como processual, uma vez que considera a atividade e as suas condições de realização, e não apenas os objetivos e conteúdos planejados. Assim, o projeto da escola e o currículo adquirem um caráter interativo, pois os contextos reais provocam transformações nas propostas anteriormente definidas. Para compreendermos melhor a relação entre a concepção de inclusão na gestão da educação inclusiva e os impactos nas políticas implementadas na prática escolar, identificamos três tendências que dividem opiniões sobre as formas de implementação de sistemas educacionais inclusivos: LETRA B: inclusão como inserção física; inclusão responsável; inclusão total.
Questão 7/10
Leia o fragmento a seguir: 
Apreender o descontínuo e complexo movimento que engloba desde ações de extermínio às de inclusão de pessoas com deficiência exige o conhecimento do longo trajeto percorrido pela humanidade na produção de uma função social específica desse grupo, em cada modo de produção, para a internalização da verdade de que a sociedade capitalista não expressa o fim da história. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos da Educação Especial, no período do extermínio, pessoas com deficiência não tinham direito à vida, situação modificada no período: LETRA B: da segregação/institucionalização.
Questão 8/10
Leia o fragmento a seguir:
A inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora. Ela provoca uma crise escolar, ou melhor, uma crise de identidade institucional que, por sua vez, abala a identidade dos professores e faz com que a identidade do aluno se revista de novo significado. O aluno da escola inclusiva é outro sujeito, sem identidade fixada em , M.T.E. O direito de ser, sendo diferente, na escola.Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro o desafio da inclusão repousa em criar contextos educacionais capazes de ensinar a todos os alunos repudiando alguns fatores. Analise as afirmativas a seguir que contemplam esses fatores. LETRA C: Afirmativa I, II, III e IV estão corretas.
Questão 9/10
Leia o fragmento a seguir:
A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui pelo apreço à diversidade como condição a ser valorizada pois é benéfica à escolarização de todas as pessoas, pelo respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e pela proposição de outras práticas pedagógicas, o que exige ruptura com o instituído na sociedade e, consequentemente, nos sistemas de ensino. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base uma das condições necessárias à construção de sistemas educacionais inclusivos. LETRA D políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino.
Questão 10/10
Leia o fragmento a seguir:
A mobilização da sociedade civil em prol da integração resultou em conquista significativa do ponto de vista da democratização de direitos, já que oportunizou a abertura de espaços para convivência social de pessoas com deficiência que, até então, estavam escondidas e privadas da interação com a sociedade. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, analise as afirmativas a seguir que contemplam o que podemos entender como as principais limitações para que a ideologia da inclusão (onde as pessoas com deficiências poderiam compartilhar dos espaços comuns da sociedade), se realizasse plenamente. LETRA B: Afirmativa I, II, III, IV estão corretas

Outros materiais