Buscar

Teoria Classica e neoclassica / administração por objetivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria clássica
Também conhecida como Fayolismo são a escultura dos pensamentos administrativos idealizados pelo engenheiro francês Henri Fayol.
Essa teoria é caracterizada pela sua inclinação para estrutura organizacional, pela visão que o homem econômico tem e busca com eficiência. Foi vista como manipulação pelos trabalhadores por trazer aumentos salariais e a supervisão exclusiva para unidades de comando e responsabilidade. Baseando sua experiencia na alta administração deixava seus estudos paralelos com o de Frederick Taylor por defender princípios semelhantes na Europa.
Seus estudos foram ignorados até serem publicados nos EUA, com seus quatorze princípios básicos que poderiam ter poupado o atraso na difusão generalizadas se não desconhecessem tais. Os conceitos são: Divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espirito de equipe.
Teoria Neoclássica
A abordagem neoclássica nada mais é que a teoria clássica atualizada e repaginada as condições e aos problemas atuais nas organizações.
Teoria neoclássica veio da necessidade de usar conceitos validos com relevância do que já existia da teoria clássica, retirando os exageros e poluições que acabavam fugindo do tema como acontece com qualquer teoria que seja pioneira.
A teoria neoclássica tem como característica marcante a ênfase na parte pratica da administração, nos primeiros clássicos de administração, nos resultados e objetivos e também o ecletismo aberto e receptivo, a reafirmação relativa dos postulados clássicos e não a absoluta. O ponto fundamental ´q que seja uma técnica social básica da administração. O que gera a necessidade do conhecimento por parte do administrador, além do ponto técnico, especifico de trabalho, relacionado a direção de pessoas dentro da organização.
Seu surgimento vem do crescimento exagerado das organizações, o que traz a teoria neoclássica como uma das respostas mais procuradas a respeito da centralização x descentralização que proporciona tanto vantagens como também desvantagens.
Em suma a teoria neoclássica enfatiza funções que o administrador exerce como: O planejar, organizar, dar direção e controle as organizações, que formam o processo administrativo
Administração por objetivos
Administração por objetivos ou APO, trata um procedimento desenvolvido para aplicação de práticas do processo de planejar, organizar e controlar. Foi desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920, com seu estudo das práticas administrativas usadas na companhia DuPont. Ao passar do tempo essas práticas foram sendo melhoras por outras empresas. Mas foi com sua pesquisa voltada para companhia GE em 1954 que após repaginar seus estudos, ele deu o nome de administração por objetivos. A administração por objetivos tem sua atenção voltada para os propósitos dos participantes de uma empresa com os objetivos da própria empresa. Como toda teoria tem suas vantagens e desvantagens, mas veio para melhorar e centralizar os objetivos e chegar ao ponto ideal que sempre foi o foco da empresa. 
Biografia: 
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-neoclassica/29753/
Acessado: 29/10/2017 às 15:35
Publicado: 01/05/2009 por Fabiano Diego Pereira Ambrosio.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/ 
Acessado: 29/10/2017 às 22:36
Publicado: 07/02/2007 por Tiago Leal.

Outros materiais