A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
PRODUÇÃO DE TEXTOS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.88). “O uso dos tempos verbais pode favorecer ao redator selecionar a expressão mais adequada ao seu texto”.
Analise as proposições e marque a correta
O tempo verbal que indica uma ação com começo, meio e fim. A ação está totalmente concluída.
Estamos falando do:
Nota: 10.0
	
	A
	Pretérito mais-que-perfeito
	
	B
	Pretérito perfeito
Você acertou!
Vide página 89: O pretérito perfeito, como o próprio nome já determina, indica uma ação com começo, meio e fim. A ação está totalmente concluída.
	
	C
	Futuro do pretérito
	
	D
	Pretérito imperfeito
Questão 2/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.109) “As informações serão precisas, não deixando quaisquer dúvidas quanto aos problemas, números, cifras estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total. Por isso, cabe-lhe aferir detidamente a validade das fontes de consulta”.
Analise as proposições e marque a correta:
A citação acima refere-se a qual norma de elaboração do relatório:
Nota: 10.0
	
	A
	Linguagem
	
	B
	Apresentação
	
	C
	Exatidão
Você acertou!
Vide página 114: Exatidão: As informações serão precisas, não deixando quaisquer dúvidas quanto aos problemas, números, cifras estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total. Por isso, cabe-lhe aferir detidamente a validade das fontes de consulta
	
	D
	Conclusão
Questão 3/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.46 e 47) “Usar o porquê é mais fácil do que você imagina.
Analise as proposições e marque a correta.
Escolha as definições do uso correto do PORQUÊ, que preencha corretamente as lacunas.
___________________ só pode ocorrer em final de frase interrogativa.
No início de frase interrogativa e quando puder ser substituído por pelo (a) qual ou pelos (as) quais, usaremos  ___________________.
Quando for substantivo precedido por artigo, usaremos _________________.
__________________ ocorre em respostas e frases declarativas.
Nota: 10.0
	
	A
	Porque, por que, porquê, por quê
	
	B
	Por que, por quê, porque, porquê
	
	C
	Porque, por que, porquê, por quê
	
	D
	Por quê, por que, porquê, porque
 
Você acertou!
Vide página 47: 1) Por quê só pode ocorrer em final de frase interrogativa. 2) Por que acontece em duas situações: em início de frase interrogativa, quando puder ser substituído pelo (a) qual ou pelos (as) quais. 3) Porquê só ocorre quando for substantivo precedido por artigo. 4) Porque ocorre em respostas e em frases declarativas
Questão 4/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.43 e 44) “O fecho é constituído pelo último parágrafo”.
Marque Verdadeiro ou Falso para os fechos mais comuns, elencados pela autora, em seguida marque a sequência correta:
(    ) Aguardando notícias, aqui vai meu abraço carinhoso.
(   ) Aguardamos sua resposta
(   ) Cordialmente
(   ) Com as expressões de nossa elevada consideração, subscrevemo-nos prazerosamente.
(   ) Saudações
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F –V – F
	
	B
	F – V – V – F – V
Você acertou!
Vide página 54: Os fechos mais comuns são: Aguardamos sua resposta. Cordialmente. Saudações.
	
	C
	F – F – V – V- V
	
	D
	V – V – F –V –V
Questão 5/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.17 e 18) “A linguagem é usada para que possamos atingir um objetivo, pois sabemos que não há comunicação neutra, ou seja, há sempre um contexto, uma necessidade e uma situação determinando o que dizemos e como dizemos. Estamos nos referindo aqui as funções da linguagem.
Analise as proposições e marque a sequência correta.
São seis as funções da linguagem.
I – Referencial ou denotativa;
II – Função emotiva ou expressiva;
III – Conotativa ou apelativa;
IV – Função fática
V – Função metalinguística;
VI – Função poética.
Três desses elementos essenciais são descritos, aleatoriamente, a seguir:
A – Ao contrário do que muitos podem supor, essa função da linguagem não se restringe apenas à poesia. Apesar de ela ser mais comum no texto poético, pode aparecer em qualquer tipo de mensagem linguística.
B - O centro dessa função está no código utilizado, isto é, trata-se de uma reflexão acerca do próprio código linguístico. Os dicionários são exemplos de textos em que há o predomínio dessa função
C -  Podemos caracterizar essa função pela vontade que temos de nos comunicar, ou seja, o seu foco está no contato. Ocorre quando o canal é posto em destaque.
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, as descrições supramencionadas aos seus respectivos elementos, essenciais para as funções da linguagem.
Nota: 10.0
	
	A
	A/VI – B/V – C/IV
Você acertou!
Vide páginas 17 e 18: Função poética: ao contrário do que muitos podem supor, essa função da linguagem não se restringe apenas à poesia. Apesar de ela ser muito comum no texto poético, pode aparecer em qualquer tipo de mensagem linguística. Função metalinguística: o centro dessa função está no código utilizado, isto é, trata-se de uma reflexão acerca do próprio código linguístico. Os dicionários são exemplos de textos em que há o predomínio dessa função. Função fática: podemos caracterizar essa função pela vontade que temos de nos comunicar, ou seja, o seu foco está no contato. Ocorre quando o canal é posto em destaque.
	
	B
	A/I – B/V – C/III
	
	C
	A/II – B/VI – C/IV
	
	D
	A/III – B/IV – C/VI
Questão 6/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.22 e 23) “Narrar é contar uma história, real ou fictícia, envolvendo personagens e fatos ocorridos, ou imaginados, em determinado lugar”.
Analise as proposições e marque a correta.
Sobre a narrativa é correto afirmar que:
I - As histórias podem ser narradas em primeira pessoa, quando o narrador participa do acontecimento narrado ou na terceira pessoa, quando o narrador for apenas um observador do fato narrado.
II – Os elementos básicos da narrativa são: fato, tempo, lugar, personagens, causa, modo e consequências.
III – Quando narramos fatos, podemos fazer uso do que chamamos de discurso direto – o narrador transcreve as palavras da própria personagem, exatamente como elas ocorreram.
IV – No discurso indireto, as palavras das personagens são apresentadas por meio do narrador, ou seja, são ditas por ele, que sintetiza o que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário.
Estão corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	III – IV
	
	B
	I – III – IV
	
	C
	I – IV
	
	D
	I – II – III – IV
Você acertou!
Vide páginas 22 e 23 – (...) As histórias podem ser narradas em primeira pessoa, quando o narrador participa do acontecimento narrado ou na terceira pessoa, quando o narrador for apenas um observador do fato narrado. (...) Os elementos básicos da narrativa são: fato, tempo, lugar, personagens, causa, modo e consequências. (...) Quando narramos fatos, podemos fazer uso do que chamamos de discurso direto – o narrador transcreve as palavras da própria personagem, exatamente como elas ocorreram. (...) No discurso indireto, as palavras das personagens são apresentadas por meio do narrador, ou seja, são ditas por ele, que sintetiza o que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário.
Questão 7/10 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.42 e 43)