Buscar

avaliando fundamentos das ciencias sociais 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703079985)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por que será que o número de crianças e adolescentes deve diminuir nos próximos anos? Você já pensou nisso? Hoje os casais têm, em média, menos filhos que antigamente. Pergunte a seus avós quantos irmãos eles tinham e compare com o número de irmãos que você ou seus amigos têm. Tremenda diferença, não? Ainda há muitas crianças e adolescentes no Brasil. Mas, como vimos, este número tem diminuido, pois a cada ano a quantidade de crianças que nasce é menor. (Fonte: ibge.gov.br,2015)
		
	
	Em consequência disso, nosso país está se destacando na educação infantil.
	
	Em consequência disso, nosso país está com melhor qualidade de vida.
	 
	Nenhuma das questões está correta.
	
	Em consequência disso, nosso país está com adultos mais preparados no mercado de trabalho.
	 
	Em consequência disso, nosso país está envelhecendo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703058696)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tire o seu piercing do caminho que eu quero passar com a minha dor(...) tome logo um engov pra curar sua ressaca da modernidade essa armadilha(...) lugar de ser feliz não é supermercado - Piercing (zeca baleiro). O refrão da música de Zeca Baleiro em destaque indica uma crítica:
		
	
	Uma crítica à efemeridade da moda;
	
	Uma crítica aos padrões de beleza, uma vez que o piercing simboliza o belo;
	
	Uma crítica aos altos preços das mercadorias;
	
	A sociedade contemporânea altamente competitiva e individualista;
	 
	A sociedade que só se sente feliz ao consumir. O consumismo como cura para as dores a as mazelas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703161938)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta: I - O instituto das Ciências Sociais, em um conceito amplo, pode ser definido como o conjunto de saberes inerentes as áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política; II - Pode ser definido senso comum como sendo o 'sentido dado por situações vividas' - experiência; III - Por se tratar de um campo de estudo específico, as Ciências Sociais sempre atingem um resultado objetivo e esperado, enquadrando-se na natureza de uma ciência exata.
		
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira;
	
	Apenas a alternativa II é verdadeira
	 
	Apenas a alternativa III é falsa.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Todas as alternativas são falsas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703006234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UEL) Leia o texto a seguir: Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam ¿ ou tendem a formar ¿ um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.) De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703004333)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Weber, o fenômeno da crescente racionalização, característico da civilização ocidental na modernidade, representa:
		
	
	o predomínio da busca do lucro nas organizações empresariais.
	
	o aumento do conhecimento do homem sobre suas condições de vida.
	
	o domínio do indivíduo sobre o mundo exterior.
	 
	a busca por rendimento e eficácia por meio da especialização científica.
	 
	a utilização da teologia como fonte de expçlicação para os processos sociais.

Outros materiais