Buscar

Trabalho de redes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Colégio- Mercúrio
Aluna- Camila Cordeiro
Disciplina- redes
 
 
 Trabalho de redes: 
 
Serviços de redes e suas portas 
Um serviço de rede é um conjunto de operações implementado por um protocolo através de uma interface, e é oferecido à camada imediatamente superior. Ele define o que uma camada é capaz de executar sem se preocupar com a maneira pela qual as operações serão execuadas.Cada serviço é utilizado por aplicações diferentes, podendo uma aplicação utilizar vários serviços, como, por exemplo, um browser como o Mozilla Firefox. Este utiliza, por exemplo, HTTP, SHTTP, DNS.Os serviços podem ser orientados a conexão ou não. Serviços relacionados à família TCP são orientados a conexão, enquanto serviços relacionados ao protocolo UDP são sem conexão.
Serviços de redes
Protocolo TCP/IP
O Transmission Control Protocol (TCP) é, sem dúvidas, um dos mais importantes protocolos da família TCP/IP. É um padrão definido na RFC 793, "Transmission Control Protocol (TCP)", que fornece um serviço de entrega de pacotes confiável e orientado por conexão. Ser orientado por conexão, significa que todos os aplicativos baseados em TCP como protocolo de transporte, antes de iniciar a troca de dados, precisam estabelecer uma conexão
Em redes de computadores, uma porta é um software de aplicação específica ou processo específico servindo de ponto final de comunicações em um sistema operacional hospedeiro de um computador. Uma porta tem associação com o endereço IP do hospedeiro, assim como o tipo de protocolo usado para comunicação. O propósito das portas é para singularmente identificar aplicações e processos de um único computador e assim possibilitá-los a compartilhar uma única conexão física com uma rede de comutação de pacotes, como a internet.
Definição de porta em redes de computadores 
A função das portas TCP á basicamente a comunicação de dados pela web, através dessa porta são usados vários protocolos que levam e trazem dados para a máquina da rede. Vamos imaginar um usuário, utilizando um computador com conexão à Internet. Este usuário, pode, ao mesmo tempo, acessar um ou mais sites da Internet, usar o Outlook Express para ler suas mensagens de email, estar conectado a um servidor de FTP, usando um programa como o WS-FTP, para fazer download de um ou mais arquivos, estar jogando DOOM através da Internet e assim por diante.
Porta TCP
Por exemplo, chega um determinado pacote. Este pacote é para uma das janelas do Navegador, é para o cliente de FTP, é um comando do DOOM, é referente a uma mensagem de email ou quem é o destinatário deste pacote? A resposta para esta questão é o mecanismo de portas utilizado pelo TCP/IP. Cada programa trabalha com um protocolo/serviço específico, ao qual está associado um número de porta. Por exemplo, o serviço de FTP, normalmente opera na porta 21 (na verdade usa duas portas, uma para controle e outra para o envio de dados). Todo pacote que for enviado do servidor FTP para o cliente, terá, além dos dados que estão sendo enviados, uma série de dados de controle, tais como o número do pacote, código de validação dos dados e também o número da porta. Quando o pacote chega no seu computador, o sistema lê no pacote o número da porta e sabe para quem encaminhar o pacote. 
 Como o sistema sabe para qual dos programas se destina um dos pacotes que estão chegando no computador?
O User Datagram Protocol (UDP) é um padrão TCP/IP e está definido pela RFC 768, "User Datagram Protocol (UDP)." O UDP é usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rápido de dados entre hosts TCP/IP. Porém o UDP não fornece garantia de entrega e nem verificação de dados. De uma maneira simples, dizemos que o protocolo UDP manda os dados para o destino; se vai chegar ou se vai chegar corretamente, sem erros, só Deus sabe. Pode parecer estranho esta característica do UPD, porém você verá que em determinadas situações, o fato de o UDP ser muito mais rápido do que o TCP (por não fazer verificações e por não estabelecer sessões), o uso do UDP é recomendado.
O protocolo UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço.
Protocolo UDP
O conceito de porta UDP é idêntico ao conceito de portas TCP, embora tecnicamente, existam diferenças na maneira como as portas são utilizadas em cada protocolo. A idéia é a mesma, por exemplo, se um usuário estiver utilizando vários programas baseados em UDP, ao mesmo tempo, no seu computador, é através do uso de portas, que o sistema operacional sabe a qual programa se destina cada pacote UDP que chega.
O lado do servidor de cada programa que usa UDP escuta as mensagens que chegam no seu número de porta conhecido. Todos os números de porta de servidor UDP menores que 1.024 (e alguns números mais altos) são reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA, autoridade de números atribuídos da Internet).
Portas UDP
• 1-255: reservadas para serviços padrão. 
• 256-1023 :reservadas para serviços Unix. 
• 1-1023: Somente podem ser usadas por usuários privilegiados (super-usuário). 
• 1024-4999: Usadas por processos de sistema e de usuário 
• 5000- Usadas somente por processos de usuário.
Número de portas 
20 FTP-data - Porta de dados do FTP.
21 FTP- Porta do Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP); por vezes usada pelo Protocolo de Serviço de Arquivos (FSP - File Service Protocol)
22 SSH Serviço Secure Shell (SSH).
23 TELNET- O serviço Telnet.
25 SMTP- Protocolo de Transferência de Correspondência Simples (SMTPSimple Mail Transfer Protocol).
53 DOMAIN(DNS)- serviços de nome de domínio (tal como BIND).
80 HTTP- Protocolo de Transferência de HíperTexto (HTTP) para serviços WWW (World Wide Web).
110 POP3- Versão 3 do Protocolo do Post Office.
119 NNTP -Protocolo de Transferência de Notícias de Rede (Network News Transfer Protocol, NNTP) para o sistema de discussão USENET
143IMAP- Protocolo de Acesso à Mensagem via Internet (Internet Message Access Protocol, IMAP).
 161 SNMP- Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples (SNMP - Simple Network Management Protocol) .
194 IRC- Internet Relay Chat (IRC) .
220 IMAP3- Protocolo de Acesso a Mensagens via Internet versão 3 .
443 HTTPS- Protocolo de Transferência de Hypertexto Seguro (HTTPS Secure Hypertext Transfer Protocol) .
513 TCP -login Autenticação Remota (rlogin). 
Portas bem conhecidas 
Comparação entre UDP e TCP
UDP
TCP
Serviço sem conexão; nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts.
Serviçoorientado porconexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts.
UDP não garante ou confirma a entrega ou seqüência os dados.
TCP garante a entrega através do uso de confirmações e entrega seqüenciada dos dados.
Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados.
Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados.
UDP é rápido, necessita de baixa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e ponto a vários pontos.
TCP é mais lento, necessita de maior sobrecarga e pode oferecer suporte apenas à comunicação ponto a ponto.
- http://www.jeffersoncosta.com.br/Porta.pdf
-http://www.cin.ufpe.br/~if738/arquivos/aulas/PDF/TCP.pdf
- ://juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p11.asp
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolos_e_Portas_(Redes_de_Computadores)#Exemplos
Referências bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais