Buscar

CEREBELO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CEREBELO 
Pequeno cérebro. Ambos tem córtex (cinzenta), substância branca e núcleos. O cerebelo tem muito mais ondulações do que o cérebro. Tem mais neurônios que o cérebro. Controla manutenção do equilíbrio, postura, tônus muscular, sequência do movimento e coordenação motora de modo automático e inconsciente. Se conecta ao tronco pelos pedúnculos cerebelares superior, médio e inferior para receber informações. Dividido em 3 lobos: anterior, posterior e flóculo-nodular. Se localiza na fossa posterior junto com o tronco encefálico. Tem dois lobos (D e E). 
Lobo anterior: fissura prima > paleocerebelo
Lobo posterior: fissura póstero-lateral > neocerebelo
Lobo flóculo-nodular > arquecerebelo (mais antiga, primitiva)
NÚCLEOS CEREBELARES
Estão no interior da substância branca. Denteado, fastigial e globose e emboliforme. Tem fibras que chegam no cerebelo, se distribuem nas camadas de substância cinzenta onde vão fazer circuitos e neles terão respostas motoras. Depois vão para os núcleos e de lá vão para o tronco e depois vão para medula e tratos. 
ARQUICEREBELO
Mais antigo. Cerebelo vestibular, vestíbulo-cerebelo. Recebe informações da posição da cabeça. Lobo flóculo nodular. Equilíbrio, postura. Para manter o corpo numa posição correta, depende do labirinto. Se relaciona com os tratos vestibuloespinhal e reticuloespinhal.
PALEOCEREBELO
Cerebelo espinhal, espino-cerebelo. Informações chegam pela medula. Manter tônus muscular, postura, marcha (contração muscular correta). 
NEOCEREBELO
Cerebelo cortical, cérebro-cerebelo > lobo posterior. Movimentos complexos e elaborados de extremidades, coordenação motora delicada e fina. Do córtex motor, parte uma via corticopontina (córtex até a ponte) onde encontra os núcleos pontinos. Via córtico-ponto-cerebelar > coordenação motora. Detalhamento do procedimento.
NUCLEOS DA BASE
Telencéfalo. Regulação involuntária do movimento. 
Via direta: facilita os movimentos voluntários. Tálamo tem que excitar o córtex. Áreas de planejamento motor > estimula putamen > putamen inibe globo palido (este é um grande INIBIDOR do tálamo. Inibindo ele, ocorre o estímulo) > o tálamo é excitado pela inibição do globo palido > provoca movimento
Via indireta: Inibem movimentos indesejáveis. Tem núcleo subtalâmico. Putamen vai inibir a porção mais lateral do globo palido, que vai inibir menos o núcleo subtalâmico e este estimula o globo palido que vai inibir o tálamo e diminui o movimento. Retirada da inércia e parada. Nucleos da base e cerebelo se sobrepõe atuando juntas. 
Lesões dos núcleos da base: liberações súbitas ou frenagem do movimento.

Outros materiais