Buscar

Estudo Dirigido Antibioticos - Farmacologia Aplicada à Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Farmacologia Aplicada a Enfermagem
AINEs, AIEs, Antibióticos, Anti-hipertensivos
Prof. Dr. Jorge Willian L Nascimento
Resolução: Ac. Anna Stephany Pereira dos Santos
Anti-bacterianos
Quais os fatores devem ser considerados para a escolha do antimicrobiano?
Resposta: Devemos considerar a identidade do microrganismo, a sensibilidade, o sítio de infecção, a segurança do fármaco, os fatores individuais do paciente e o custo.
Qual a diferença entre efeito bacteriostático e efeito bactericida?
Resposta: O efeito bacteriostático inibe temporariamente o crescimento bacteriano, o efeito bactericida provoca a morete do micorganismo
Em quais situações clínicas estão indicados os antibióticos profiláticos?
Resposta: Os antibióticos profiláticos podem ser usados antes, e após cirurgias e procedimentos odontológicos como exodontia. 
O que é resistência bacteriana? 
Resposta: A resistencia bacteriana é a capacidad que o microrganismo tem de se multiplicar mesmo na presença de altas concentrações de antibióticos devido ao fenômeno biológico de seleção natural. 
Quais as medidas para se evitar o desenvolvimento de resistência?
Resposta: Para evitar o desenvolvimento de resistência, é preciso buscar novos alvos de ação, novas drogas e diminuir/acabar com o uso indiscriminado e incorreto de antibióticos. 
Classifique os antibióticos segundo seus mecanismos de ação. Dê dois exemplos de cada.
Resposta: 
ANTIMICROBIANOS QUE INTERFEREM NA SÍNTESE DE PAREDE CELULAR:
Beta-Lactâmicos: Penicilina e Amoxicilina
Cefalosporinas: Cefalexina e Cefazolina
Glicopepitídeos: Vancomicina e Teicoplanina
INTERFERÊNCIA NAS FUNÇÕES DA MEMBRANA
Polimixinas: Colistina, polimixina B
INTERFERÊNCIA NA SÍNTESE PROTÉICA
Aminoglicosídeos: Gentamicina e Trobamicina
Tetraciclinas: Tetraciclina e Doxicilina
Macrolídeos: Eritromicina e Azitromicina
INTERFERÊNCIA NA SÍNTESE DE ÁCIDOS NUCLÉICOS
Quinolonas: Ciprofloxacina e Levofloxacina
INTERFERÊNCIA EM REAÇÕES ENZIMÁTICA
Sulfonamidas e Trimetropidas: Sulfametazol e Sulfadiazida
*As sulfonamidas quando associadas com:
etanol: pode ocorrer aumento da toxicidade do álcool. 
difenil-hidantoína: a associação pode provocar aumento das concentrações séricas de difenilhidantoína, há risco de intoxicação. 
hipoglicemiantes orais: risco de hipoglicemia, as sulfoniluréias apresentam estrutura semelhante a alguns antibióticos e pode ter efeito hipoglicemiante. 
ácido retinóico: potencializam o efeito de fotossensibilização por atuar em sinergia.salicilatos: aumentam a toxicidade das sulfas, deslocam o fármaco de seu sítio de ligação nas proteínasplasmáticas.
Qual o papel do ácido clavulânico quando esse é associado a amoxicilina?
Resposta: A amoxicilina é um fármaco b-lactâmico e o ácido clavulânico é um inibidor da b-lactamase. Portanto, a associação da amoxicilina com o ácido clavulânico vai aumentar a semi-vida do antibiótico e por consequencia potencializar seu efeito, além de possibilitar o uso do bactericida em infecções sabidamente resistentes a amoxicilina.
O que você entende por estafilococos resistentes à meticilina (MRSA)?
Resposta: Os estafilococos resistentes a miticilina (MRSA OU SARM) são bactérias resistentes a vários antibióticos como pinicilina e meticilina. Essas bactérias são cosmopolitas e promovem um serie de donças incluindo pneumonia. Tal fato fez com que ocorresse ma propagação global e o patógeno tornou-se interesse de saúde pública mundial.
 * Dentre os protocolos para evitar a proliferação dos MRSA, temos a higiene das mãos nos procedimentos clínicos e a higienização coreta do ambiente hospitalar.
Comente sobre o tratamento de pneumonias.
Resposta: A pneumonia é um processo inflamatório que acontece nas vias aéreas terminais e os alvéolos do parênquima pulmonar. Existem 3 tipos: A pneumonia adquirida na comunidade (PAC), que é comumente provacoda pelo agente etiológico S. pneumoniae e o tratamento pode sr feito com azitromicina (500mg - 3 dias), levofluoxacina (500mg - 7 dias) ou doxicilina (500mg - 7-10 dias); A pneumonia adquirida em hospital (PAH), em sua maioria são provocadas por bactérias Gram negativas, e a antibiotico terapia varia de acordo com a gravidade, os fatores de risco e a etiologia. Mais comunmente o tratamento pode ser feito com cefalosporinas de 3° geração (Ceftraxona ou cefotoxima - 1-2 g IV 8/8) com um aminoglicosídeo (gntamicina 80mg), ou usando quinolonas (levofluoxacina), cefalasporinas de 3° geração somente ou imipenem; Na pneumonia do imunodeprimido os sintomas podem ser mais graves e a recuperação pode ser mais demorada. O paciente pode precisar permanecer no hospital por alguns dias onde irá receber medicação intravenosas
Comente o tratamento da infecção urinária.
Resposta: Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. Existem quatro tipos de infecção urinária: Cistite (infecção na bexiga), Uretrite (infecção na uretra), Pielonefrite (infecção nos rins) e Infecção nos ureteres.O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção, frequência que o paciente apresenta quadros infecciosos e a gravidade. Geralmente, o tratamento é feito à base dos seguintes antibióticos:Amoxicilina, conhecida como Cibramox , Amoxil ou Velamox: geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 750 mg e os 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento, dependendo da gravidade da infeção a tratar; Cefalexina, conhecida como Keflaxina, Cefaben ou Cefacimed: é recomendada uma dose entre 750 a 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento; Ciprofluxacino, conhecido como Quinoflox, Cipro ou Proflox: a dose pode variar entre 250 e os 1500 mg por dia, dependo da idade da pessoa e da gravidade da infecção; Fosfomicida, como Monuril: geralmente é recomendado tomar 1 envelope ao deitar, após o esvaziamento da bexiga. 
 Em crianças o tratamento é muitas vezes feito usando o mesmo tipo de antibióticos, mas na forma de xarope. Dessa forma, o tratamento deve ser sempre indicado pelo pediatra, sendo que a dose recomendada varia de acordo com a idade da criança, peso, sintomas apresentados e demais fatores. 
 Os remédios para infecção urinária na gravidez devem ser prescritos pelo obstetra, sendo muitas vezes usados antibióticos como a Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone, que não prejudicam o desenvolvimento do bebê. O seu uso deve ser sempre prescrito pelo obstetra, uma vez que existem certos remédios que podem atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê

Outros materiais