Buscar

Avaliação de Comunicação Comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0508_AV_201301070769 » COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2017 16:30:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201301127172)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando as relações de parceria e fomento estabelecidas entre o poder público e o terceiro setor, defina e apresente como se dá a comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor.
		
	
Resposta: A comunicação do poder público com o terceiro setor se dá através da imprensa e da mídia em geral, seja esta escrita ou falada e também através de cartilhas informativas.
	
Gabarito: Este tipo de comunicação abrangeu desde posturas que dificultavam o fluxo de informações, especialmente na época do regime militar, passando ao discurso da transparência até chegar à explicitação de iniciativas, visando não apenas fornecer informações em abundância (assessorias de comunicação e canais de televisão legislativos, por exemplo) mas também abrir canais para ouvir a sociedade e facilitar a participação popular, entre os quais se destacam as ouvidorias, discussões públicas, programas de comunicação e cultura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301127298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Defina a missão do jornalismo comunitário.
		
	
Resposta: O jornalismo comunitário tem como missão informar os membros da comunidade sobre assuntos pertinentes a esta, seja assuntos de carater social,econômico, político ou recreativo .
	
Gabarito: Missão é desvendar as causas e conseqüências que justificam a condição de vida de uma determinada comunidade. O compromisso não é apenas factual mas também social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302056762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como base os conceitos de Comunicação Popular e Comunitária, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A Comunicação Comunitária pode ser vista em reportagens jornalísticas veiculadas para o grande público e que tem as comunidades e os grupos populares e excluídos como tema principal.
	
	A Comunicação Popular nasce a partir dos movimentos sociais, operário e sindical.
	
	A Comunicação Popular implica a quebra da lógica da dominação e se dá não a partir de cima, mas a partir do povo.
	
	A Comunicação Comunitária acaba por se revelar um fenômeno complexo, pois não tem a visibilidade amplificada como é a da grande mídia.
	
	A Comunicação Comunitária representa uma comunicação libertadora, transformadora, que tem o povo como gerador e protagonista.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301128956)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podem ser consideradas características da Comunicação Popular e Comunitária, exceto:
		
	
	É realizada de baixo para cima, ou seja, por movimentos sociais reivindicatórios, buscando a justiça social, o reconhecimento de suas demandas, a visibilidade pública e a redistribuição de recursos políticos e econômicos.
	
	É uma forma de comunicação dos segmentos excluídos da sociedade, e apresenta-se como uma mobilização coletiva, desenvolvendo canais próprios de comunicação.
	
	Tem sua origem entre as décadas de 1970 e 1980 na América Latina e no Brasil.
	
	Possui um conteúdo crítico e emancipador, tendo a comunidade como protagonista, inserindo os atores sociais envolvidos em um processo de educação e cidadania.
	 
	É constituída a partir de uma rotina de trabalho na empresa jornalística, em que as comunidades são as principais fontes dos jornalistas especializados em comunicação popular.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301128963)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a questão da cidadania, é incorreto afirmar que:
		
	
	A cidadania é composta não apenas por direitos, mas também por deveres, como a participação política, a responsabilidade pela coletividade e o cumprimento das normas de interesse público e coletivo.
	
	A cidadania incorpora os direitos civis, políticos e sociais, e é uma conquista do povo e das coletividades buscando a ampliação da participação na sociedade e a também garantia de novos direitos.
	 
	A cidadania permanece a mesma ao longo da história, pois o sentido grego continua sendo o orientador de todas as sociedades ocidentais e orientais, possuindo valor universal.
	 
	Na concepção liberal está ligada à individualização das ações políticas, fortalecendo a separação entre as esferas pública e privada e a busca da satisfação de interesses individuais.
	
	A cidadania se estrutura na sociedade ocidental a partir da concepção grega de política e da integração do indivíduo na coletividade, quando os súditos passavam a ser cidadãos na medida em que participavam das decisões da ¿pólis¿.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301726572)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Bernardo Kucinski (1991): "a imprensa alternativa surgiu da articulação de duas forças igualmente compulsivas: o desejo das esquerdas de protagonizar as transformações institucionais que propunham e a busca, por jornalistas e intelectuais, de espaços alternativos à grande imprensa e à universidade". Identifique a opção que apresenta um veículo de comunicação alternativa do passado e uma do presente:
		
	
	Mulherio e jornal Extra
	
	O Sol e revista Época
	
	Pasquim e revista Veja
	 
	Pasquim e Carta Maior
	
	Pasquim e Jornal do Brasil
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301726824)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que identifica objetivos da comunicação do terceiro setor:
		
	
	Dar visibilidade a personalidades que contribuem com doações e patrocínios.
	
	Criar heróis e mitos através da divulgação de esforços e sacrifícios da instituição em torno da causa social defendida.
	
	Promover partidos ou representantes políticos que defendem plataformas legais ou de governo que beneficiam causas e direitos defendidos pela ONG.
	 
	Tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade.
	
	Desviar a atenção do público em relação a ações consideradas suspeitas, ou acusações feitas contra a ONG.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301117185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cidadania implica em mobilização, cooperação e formação de vínculos de co-responsabilidade para com os interesses coletivos, e a regra da luta pela inclusão são as expectativas e opiniões conflitantes e não o consenso de vontades, constituindo:
		
	
	os direitos sociais na Constituição Federativa do Brasil, criado em 1998, tem como os alicerce na cidadania em nosso país.
	
	os direitos políticos ajudaram o Brasil ser o celeiro da cidadania internacional, referenciado pelas grandes mídias, como sendo um país do momento.
	 
	as lutas mais recentes por direitos políticos, civis e sociais ajudaram o Brasil a ampliar a noção de cidadania enquanto um direito universal, não restrito a grupos ou classes sociais, definindo o cidadão como um sujeito capaz de interferir na ordem social em que vive, participando das questões públicas, debatendo e deliberando sobre elas.
	
	as lutas mais recentes por direitos políticos e civis ajudaram o Brasil a ampliar a noção de cidadania enquanto um direito universal, restrito a grupos ou classes sociais, definindo o cidadão como um sujeito incapaz de interferir na ordem social em que vive.
	
	as lutas refletem nas condições ainda precárias da população brasileira, independentes de serem sociais, políticas ou civis.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302055724)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de agendamento é um processo interativo. A influência da agenda pública sobre a agenda da mídia é um processo gradual através do qual, a longo prazo, se criam?
		
	
	Critérios de espetáculo
	
	Critérios de publicidade
	
	Critérios tecnológicos
	 
	Critérios de noticiabilidadeCritérios de audiência
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301130067)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Embora sua essência venha dos escritos de Walter Lippmann sobre a opinião pública em 1922, a Teoria do Agendamento foi estruturada e desenvolvida a partir de pesquisa realizada por Maxwell MacCombs e Donald Shaw em 1972. Esta teoria buscava dar conta dos efeitos sociais dos meios de comunicação. Neste sentido, é incorretoafirmar, sobre a Teoria do Agendamento.
		
	
	A hipótese do agendamento aponta que a Agenda Pública é correspondente à Agenda Midiática.
	
	Fixar uma agenda significa fixar o calendário dos acontecimentos, ou seja, determinar o que é importante e o que não é. Além disso, trata-se de determinar não só o que é discutido, mas como e por quem o será.
	 
	Apresentava, como resultados da pesquisa, a Agenda de Políticas Governamentais como igual à Agenda Pública.
	
	A pesquisa de MacCombs e Shaw (1972) aponta que o mundo político é traduzido de forma imperfeita pelos media, mas os eleitores tendem a partilhar das definições compostas pelos meios de informação.
	
	As pessoas agendam os temas de suas conversas em função do que a mídia veicula. Como apontou Bernard Cohen ¿Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (1963, p.13).

Outros materiais