Buscar

1 Assinale a única alternativa correta

Prévia do material em texto

1 Assinale a única alternativa correta: 
a) O objeto de estudo da Psicologia é mais bem definido pelo termo subconsciente. 
b) A subjetividade é o modo singular de ser, pensar, desejar, sentir e agir de cada um. 
c) A Psiquiatria enfatiza processos psicológicos, não estudando processos bioquímicos. 
d) A Psicanálise estuda os comportamentos observáveis, que resultam de condicionamento. 
2 Jaime sofre com dependência de cocaína. Nas primeiras vezes em que experimentou a droga, sentiu bem-estar. Posteriormente, o rapaz decidiu interromper o uso da droga sem acompanhamento médico. Logo foi tomado por sintomas de abstinência: mal-estar, desânimo e desespero. Para se livrar dos terríveis sintomas, Jaime voltou a usar a droga. Desta vez a motivação não foi obter bem-estar mas evitar o terrível mal-estar que dele se apoderava. 
I. Inicialmente o ato de usar cocaína foi reforçado positivamente, isto é, fortalecido pela adição de bem-estar, euforia e autoconfiança. 
 
II. Depois que Jaime decidiu deixar a droga, passou por um reforçamento negativo (fuga), pois somente usando cocaína, conseguiu se livrar das consequências desagradáveis. 
III. Jaime foi punido negativamente, pois a droga, que é uma substância degradante, isto é, negativa, que causou mal-estar, desânimo e desespero. 
É correto o que se afirma em: 
a) I e II b) II e III c) I e III d) I, II e III 
3 Sabe-se que o enjoo está entre os efeitos colaterais da quimioterapia. Uma paciente que iniciou a quimioterapia há 4 semanas sente enjoos quando entra na sala de tratamento, antes mesmo do tratamento começar. De acordo com o Behaviorismo é correto afirmar apenas que: 
a) O princípio do prazer desencadeou um deslocamento inconsciente do tratamento quimioterápico para a sala de tratamento. 
b) Houve um condicionamento operante, em que o comportamento operante de enjoar foi reforçado positivamente pela sala de tratamento. 
c) Houve um condicionamento respondente que resultou da associação do ambiente de tratamento com os efeitos da quimioterapia. 
d) Houve um condicionamento por regra, em que instruções inconscientes foram enviadas do superego para o ego, desencadeando o enjoo. 
 4 Repetidas vezes Jorge foi para a casa dos tios e os viu discutindo, o que o fez se sentir constrangido. Jorge simplesmente deixou de visitar os tios. O comportamento de visitar os tios foi: 
a) Reforçado positivamente 
b) Reforçado negativamente 
c) Punido positivamente 
d) Punido negativamente 
5 O inconsciente tem entre suas manifestações os sonhos, os sintomas psicopatológicos e os atos falhos. Todas elas visam atender ao princípio do prazer. Por outro lado, essas formações comumente causam ao indivíduo um estado de mal-estar. Do ponto de vista da Psicanálise, assinale a única alternativa que explica tal contradição entre mal-estar e prazer: 
a) O mal-estar é um desequilíbrio bioquímico que deve ser tratado com medicamentos, e o prazer é um princípio psicológico que deve ser tratado com psicoterapia. 
b) O princípio do prazer busca realizar desejos através da descarga de energia. Contudo, muitas vezes, a realização do desejo produz mal-estar, pois entra em conflito com a moral do indivíduo. 
c) As manifestações inconscientes são reforçadas negativamente: as manifestações inconscientes subtraem, por meio de fuga, um estímulo desagradável que é a ansiedade. 
d) As manifestações inconscientes foram reforçadas positivamente, tendo sido adquiridas por regras que levaram aos sintomas, atos falhos e sonhos. 
6 Sobre os princípios do prazer e da realidade, assinale a única alternativa INCORRETA. 
a) A alucinação e os devaneios exemplificam manifestações do princípio do prazer. 
b) O princípio do prazer não faz a distinção entre o que é certo e o que é errado. 
c) O princípio da realidade faz a distinção entre o que é real do que é imaginário. 
d) O princípio do prazer busca obter prazer por meio de objetos concretos e reais. 
7 (2pt) No filme “Freud Além da Alma” (John Huston, 1962), uma personagem ouviu uma música vinda da janela e desejou estar se divertindo e dançando ao invés de cuidar do pai estava enfermo. A moça fechou a janela, sentiu-se sufocada e isso perdurou como um sintoma: falta de ar. A partir deste caso, responda: 
a) O que são mecanismos de defesa? 
b) Como a falta de ar pode refletir um mecanismo de defesa? 
8 Na teoria psicanalítica, a mente possui três instâncias distintas: id, ego e superego. O grilo falante na tirinha abaixo representa uma delas. Indique qual é e justifique sua resposta.
CONCEITOS PARA CONSULTA 
Operante: Comportamento que é iniciado pelo organismo. 
Respondente: resposta reflexa. 
Condicionamento operante: um comportamento operante é modificado pelas consequências. 
Condicionamento respondente: um estímulo neutro passa a ser condicionado e a desencadear uma resposta reflexa. 
Contracondicionamento: um comportamento respondente é substituído por seu oposto. 
Reforçamento positivo: o comportamento é fortalecido pela apresentação de uma consequência agradável. 
Reforçamento negativo: o comportamento de fuga ou esquiva é fortalecido pela subtração de uma consequência desagradável. 
Fuga: O indivíduo teve contato com o estímulo desagradável e foge do estímulo 
Esquiva: O indivíduo não tem contato com o estímulo desagradável comporta-se para evitar o estímulo. 
Punição positiva: o comportamento é enfraquecido pela apresentação de uma consequência desagradável. 
Punição negativa: o comportamento é enfraquecido pela subtração de uma consequência agradável. 
Regra: instrução.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes