Buscar

Aquífero Guarani

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ÁGUA: UM BEM TÃO PRECIOSO!
*
Aquífero Guarani
*
AQUÍFERO GUARANI
*
*
Uma das maiores reservas de água doce potável do mundo tem 190 milhões de anos e pertence a quatro países da América do Sul.
Batizado em homenagem aos índios guaranis.
Suas águas quentes podem abastecer populações, ser utilizadas de diversas formas na agricultura, ou então para aquecimento, limpeza, e até mesmo para o lazer.
*
Nas margens do Aquífero, a erosão expõe pedaços do arenito. São os chamados afloramentos. É por aqui que a chuva entra e também por onde a contaminação pode acontecer.
O líquido escorre muito devagar pelos poros da rocha e leva décadas para caminhar algumas centenas de metros. Enquanto desce, ele é filtrado.
A cada 100 metros de profundidade, a temperatura do solo sobe 3 graus Celsius.
*
O sistema aquífero são duas camadas de arenito que se comportam como se fossem uma só – entre duas camadas de rocha dura e impermeável. A água leva até 38 mil anos para penetrar no fundo do aqüífero e por isso ele deve ser tratado como uma reserva finita.
*
A descoberta do guarani aconteceu na década de 50, por meios de estudos de prospecção realizados pela Petrobrás, mas foi somente em 1997 que se pôde ter uma noção clara da importância do reservatório.
*
*
Uma Bacia Gigantesca
*
Uma Reserva para o Futuro
*
*
*
ALTER DO CHÃO
*
O Aquífero Alter do Chão já era conhecido havia muito tempo, porém, o que não se sabia era a quantidade de água armazenada por ele..
*
Com a atual medição de volume, calcula-se que a água existente no Alter do Chão seria suficiente para abastecer toda a população mundial por 100 vezes.
 Para efeito de comparação, o Aquífero Guarani, considerado até então o maior do Brasil, tem um reservatório de 45 mil quilômetros cúbicos, sendo o Alter do Chão duas vezes maior que o Guarani.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais