Buscar

Questoes Discursivas - TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS
Qual é uma das principais origens desse conflito na opinião de diversos autores?
Uma das principais origens está nas relações entre acionistas majoritários/ minoritários, devido a fatores como a permissão legal de emissão de ações sem direito a voto, que pode gerar a concentração da propriedade nas mãos dos majoritários, retirando poder dos minoritários na tomada de decisão.
Faça um mapa conceitual do que você considera o mais importante, interligando a administração estratégica ao processo de GC corporativa.
Pessoas e tecnologia, Processos Internos, Público-alvo, Fortalecimento institucional. Análise setorial de Recursos Humanos, Físicos, Organizacionais e Sustentáveis.             Comitê do Conselho de Administração – Finanças, Auditoria e RH, Relações com o Mercado e Prutividade/ Qualidade Total.
O dilema dos acionistas minoritários tem a ver com controle e fluxo de caixa que são variáveis diferentes. Uma empresa através de uma intermediária pode controlar outra empresa (poder de decidir) embora tenha pequena participação no seu fluxo de caixa. Como tal pode acontecer?
O enfoque se dá, em geral, na propriedade, embora essa possa ser definida de duas maneiras: com direito a fluxo de caixa (dividendos) e através de direitos de controle que dão direito ao voto na companhia.  Considerando que as variáveis citadas não são necessariamente as mesmas, pode resultar de haver um acionista majoritário por meio de participações cruzadas, de uma estrutura em pirâmide, ou por acréscimo de participantes indiretos. E, finalmente, pode-se deparar com o dual class, ações com direito a voto e ações sem direito a voto.
Cite três razões pelas quais empréstimos a longo prazo são provenientes de fontes tanto brasileiras quanto estrangeiras.
Primeiro porque as taxas de juros algumas vezes são mais baixas no exterior; segundo porque a posição fiscal pode melhorar no caso de se tomar emprestado no exterior. Terceiro porque quando se tem um grande número de ativos estrangeiros, tomar empréstimos a longo prazo nos mesmos lugares onde se têm ativos reduz a exposição econômica e protege esses ativos por se tratar de uma forma natural de hedge.
As debêntures são emitidas por companhias que geralmente utilizam os recursos captados junto aos investidores para o financiamento de projetos, reestruturação de passivos, aumento de seu capital de giro ou estruturação de operações de securitização de recebíveis. Por que vêm aumentando a emissão de debêntures pelas empresas ao longo das décadas no Brasil (gráfico abaixo)?
A atração de recursos por meio da emissão de debêntures é uma opção aos financiamentos bancários, abrindo para a empresa um largo espectro de acionistas em potencial, tanto no Brasil quanto no exterior, sobressaindo-se os investidores institucionais.
De forma a fornecer maior embasamento para a discussão de alguns elementos da metodologia, quais as variáveis que você consideraria importantes para alinhar a taxa brasileira com as melhores práticas das teorias de finanças e economia?
Risco-país, regulatório e cambial, bem como a estrutura de capital e capital de terceiros.
Como pode ser inferida a menor volatilidade dos fluxos de Investimento Estrangeiro Direto em comparação a outras modalidades de capital estrangeiro pela análise do Gráfico 1 (Setembro 2011 | Relatório de Inflação | 67)?
Os fluxos de Investimento Estrangeiro Direto apresentaram sistematicamente ingressos líquidos no período 1995/2011, comportamento divergente do investimento estrangeiro em carteira, que compreende ações e títulos, registrou saídas líquidas em dois anos, e de outros investimentos, que compreendem empréstimos e financiamentos, em seis anos.
Concretamente, o que significa o índice risco-país para os investidores?
Mede o grau de perigo que um país representa para o investidor estrangeiro.

Outros materiais