Buscar

Modelo de pesquisa operacional descrito

Prévia do material em texto

Aluno: Danilo Florêncio de Menezes Ra: 1639402-5
Disciplina: Pesquisa Operacional
Fórum
Função objetivo: No caso apresentado o objetivo é redução de custo dentro do sistema produtivo correlacionado com manutenção de estoques, capacidade produtiva, subcontratação e mão de obra.
Sujeito a algumas variáveis de decisão: (Ii) Nível de estoque inicial e final, onde (t) representa tempo inicial e final, sendo (Ii) a variável dependente da demanda Di(T) assumindo a probidade de distribuição do tipo normal quantidade de mão de obra regular (W(t)), o número total de horas-extras relacionados com dias úteis no período (OWn(t)), o número total de horas-extras relacionados a dias especiais no período (OWn ), e o total de subcontratação de produtos no período(Sub(t)).
Imposto a limitações do tipo: número de meses planejamento, número de horas trabalhadas dia útil, número máximo de horas extras dia útil, média produtiva homem/hora, média salarial mês trabalhador, custo hora extra dia útil, custo hora extra dia não útil, número máximo de trabalhador, número mínimo de trabalhador, máxima subcontratação por unidade, custo mês produto estocado, máxima capacidade de estoque, estoque inicial, custo prop. linear não restric., números de dias normais do mês, números de dias feriados do mês, total horas parado no mês, estoque de segurança, demanda mensal, estoque final, Restrições de não negatividade e domínio.
Vale ressaltar que a modelagem e solução via planilha Excel e Solver são ferramentas de suma importância no meio empresarial independentemente do segmento e porte. Quando se consegue levantar informações relevantes e todas as variáveis possíveis para chegar o mais próximo possível da realidade que a empresa passa, então podemos definir através dessa ferramenta essencial o que desejamos alcançar, seja maximizar lucros ou mesmo reduzir custos.
Apenas a solução ótima pode não apresentar a melhor opção, por isso e de suma importância a experiencia da alta gestão, pois tendo os dados em mãos qualquer um pode operar e encontrar os resultados, porém a experiência e peça chave na tomada de decisão.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes