Buscar

contextualizada de etica e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É de conhecimento geral que na Segunda Guerra Mundial se expandia cada vez mais na Alemanha ideologias xenófobas difundidas por parte dos nazistas, como consequência, isso gerava nos alemães sentimentos de repudio ao estrangeiro. Hoje, embora tenham se passado alguns anos, esses mesmos sentimentos prevalecem entre muitos povos em relação aos imigrantes, fazendo com que cresça o preconceito cultural, religioso e econômico entre as nações.
Ao se examinar as mídias televisivas e sociais, vê-se que devido ao crescente número de refugiados por conta das frequentes guerras em seus países, muitos se deslocam para terras vizinhas gerando assim na população nativa o medo do desconhecido. Entretanto esse desconforto causa certas reações contrarias por parte de alguns oriundos, que não se conformam com a mudança demográfica que vem ocorrendo. Gerando, assim, conflitos violentos. 
Contudo, essa problemática está longe de ser resolvida, pois a construção ideológica referente a outros países dentro de um mesmo território, é muito fechada a estereótipos, fazendo com que aumente a descriminação. Além do mais, precisa-se de uma maior atenção dos Governos mundiais para esses casos, pois a falta da mesma acarreta em desordens sociais.
Por conseguinte, medidas se fazem necessárias para a resolução do impasse, é indispensável que o Governo de tais países promovam, por meio da mídia, propagandas que envolvam os expatriados e imigrados, com o fim de informar as massas para que haja a quebra de padrões básicos. Ademais, deve-se, em conferências mundiais com representantes de cada país, estabelecer um diálogo com os mesmos em busca das necessidades de cada indivíduo. Só assim a humanidade se distanciará da ideia da frase do famoso físico Albert Einstein “É mais difícil quebrar um preconceito do que átomo”.

Outros materiais