Buscar

TRABALHO Sedentarismo político

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sedentarismo político
Talvez os escândalos da lava jato, levem Michel Temer a ter seu mandato interrompido. Isso não é novidade para os políticos brasileiros. Por diversos motivos, muitos não passaram a faixa ao seu sucessor. Os principais presidentes interrompidos foram: Deodoro da Fonseca, Washington Luiz, Carlos Luiz, Café Filho, Jânio Quadros, João Goulart, Fernando Color, Dilma Rousseff. 
De cara, nosso primeiro presidente da República, foi impossibilitado de governar. Deodoro da Fonseca renunciou em 1891, pressionado por rebeliões militares. Washington Luiz, caiu em um golpe do exército em 1930.Só em 1955, Café Filho e Carlos Luiz foram forçados a sair dando lugar a Nereu Ramos. Em duas semanas tivemos 3 presidentes! E não para por aí...
Jânio Quadros, renunciou no dia do soldado em de 1961.João Goulart, foi desposto pelo golpe militar de 1964.Fernando Collor, renunciou em 1992, após ser acusado de corrupção pelo seu próprio irmão! Em 2016 Dilma sofreu impeachment, acusada de crime fiscal. A polemica dividiu o país. Teve panelaço e até dança “Fora PT”. Tantos mandatos interrompidos... O que há com a nossa democracia?
A Democracia é a forma de governo na qual a soberania é exercida pelo povo. Esse sistema, tão almejado por muitos povos, tem como principal característica as oportunidades de participação popular nas decisões políticas, principalmente, por meio do voto. Percebe-se, porém, desde as últimas décadas do século XX, que a representatividade política se encontra em grave crise, evidenciada na relação entre os representantes e a população.
Primeiramente, podemos analisar o cenário das últimas eleições presidenciais do Brasil. O elevado número de votos brancos, nulos e de abstenções torna evidente a falta de identificação entre o povo e seus possíveis representantes. A partir disso, é possível considerar, até mesmo, essa situação como forma de protesto. É importante, também, ressaltar as manifestações populares ocorridas tanto nas ruas, quanto na internet, em que o povo revelou um evidente descontentamento com a situação em que nos encontramos.
Em contrapartida, mas ainda como indicador da falta de representatividade, há, também, o grupo de pessoas alienadas politicamente. Essas pessoas não demonstram interesse em participar da vida pública, alegando não acreditar em mudanças e, principalmente, alegam a sensação de não se sentirem representadas por nenhum partido. Podemos atribuir como uma das causas desse cenário de insatisfação o comportamento dos nossos representantes e, principalmente, o sistema de corrupção que se instaurou no país. É possível, também, levantar como causa a fragmentação social, que divide a sociedade em grupos que lutam pelos próprios interesses, sem reivindicar projetos que abranjam os interesses de toda a população.
Fica claro, portanto, que a crise na representação política não favorece o poder popular. Dessa forma, a situação só tende a piorar, aumentando o poder de políticos que não correspondem às expectativas da população. Para que ocorram mudanças, as pessoas devem se conscientizar da importância da sua participação pública e colocar em prática o conceito de democracia.

Outros materiais