Buscar

O livro Emília no país da gramática relata uma obra prima do escritor brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O livro Emília no país da gramática relata uma obra prima do escritor brasileiro, Monteiro Lobato. O mesmo descreve uma gramática de fácil entendimento e imaginação para as crianças, de tal forma que além do aprendizado elas criem um passeio guiado pelo rinoceronte Quindim que as leva para conhecer o país da gramática.
O autor Monteiro lobato, conseguiu construir nesse livro um país com vogais, consoantes, verbos, criando um meio mais atrativo para o aprendizado das crianças, diante de tantas informações gramaticais.
O livro tem uma linguagem de fácil acesso, o que pode substituir a velha gramatica por esse conto fantástico que desperta algo tão especial em nossas crianças, que é a vontade de aprender com afeição as regras da língua portuguesa, já que as mesmas se tornam os personagens do livro. 
Ao longo do livro é questionado o porquê de tantas formas existirem, como por exemplo diferentes formas para conjugar o verbo, e Emília entende o porquê não podemos modificar as palavras conforme nos é orientado pela Academia Brasileira das letras.
Devido aos fatores que foi apresentado anteriormente, conclui-se que o livro mostra uma viagem da boneca Emília e sua turma pelo mundo gramatical onde é realizado uma grande revolução gramatical que simplifica as palavras que ela achava difícil, e sentia medo, em um mundo simples e encantador, por esse motivo é possível acreditar que pode existir motivação independente da faixa etária da criança, devido a linguagem de fácil acesso.

Outros materiais