Buscar

Conservação dos recursos naturais resumo

Prévia do material em texto

Conservação dos recursos naturais
Conservação dos recursos naturais
Introdução:
A conservação é a busca da incorporação e harmonização de todas as ações humanas com o meio ambiente, seja no período atual ou futuro.
As metas da conservação dos recursos naturais são:
1)Bem estar humano (Social, econômico e cultural);
2)Manutenção da qualidade e quantidade dos recursos naturais;
3)Garantia desses recursos naturais às gerações futuras
Instrumentos ou ferramentas da conservação:
1-Preservação;
2-Recuperação de recursos degradados;
3-Melhoramento destes recursos;
4-Reutilização ou reciclagem;
5-Substituição dos recursos finitos;
6-Inventário dos recursos naturais;
7-Investigação científica;
8-Produção e uso eficiente
Recursos naturais são todos os recursos da natureza que contribuem direta ou indiretamente para a manutenção da vida. Estes podem ser:
1-Renováveis
2-Não renováveis
3-Finitos
4-Infinitos
Água
Cerca de 70% da superfície terrestre é composta por água, sendo que desta água, 97% é salgada e apenas 3% é doce, dos quais 98% encontram-se em geleiras e somente 2% encontram-se em estado líquido.
Sistema hidrológico: Sistema pelo qual a natureza faz a água circular do oceano para a atmosfera e daí para os continentes, de onde retorna, superficial ou subterraneamente, ao oceano. Esse ciclo é governado, no solo e subsolo, pela ação da gravidade, bem como pelo tipo e densidade de cobertura vegetal; e a atmosfera e superfícies líquidas (rios, lagos, mares e oceanos), pelos elementos e fatores climáticos, como por exemplo, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar e insolação, que são os responsáveis pelos processos de circulação da água dos oceanos para a atmosfera em uma dada latitude terrestre. Alguns conceitos relacionados ao ciclo hidrológico são:
1-Precipitação
É a chegada da água meteórica em estado líquido ou sólido à superfície da Terra.
2- Evapotranspiração Real
Evaporização ou vaporização é o processo pelo qual as moléculas de água na superfície líquida ou na umidade do solo adquirem suficiente energia, através da radiação solar, e passam do estado líquido para o de vapor. Transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera.
3- Deflúvio
Escoamento superficial ou run-off é o processo pelo qual a água de chuva, precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos.
4- Infiltração
É o movimento da água dentro do solo. Considerando que o fluxo da água sobre o solo é mais rápido que em profundidade, podemos afirmar que os solos determinam o volume do escoamento da chuva, a sua distribuição temporal e as descargas máximas, tanto em superfície como em subsuperfície.
Águas Subterrâneas
São águas de subsuperfície. É evidente que toda água de subsuperfície é na prática subterrânea, mas para a hidrogeologia “água subterrânea” é aquela que circula na “zona saturada”, ou seja, abaixo do nível freático, representando 21% do total da água doce do planeta ou 97% da água doce não congelada.
Zona Saturada
Fica situada abaixo da superfície freática e nela todos os vazios existentes no terreno estão preenchidos com água. A superfície freática é aquela onde a água encontra-se submetida à pressão atmosférica.
Zona Não Saturada
Zona de aeração ou zona vadosa é aquela que está situada entre a superfície freática e a superfície do terreno, e nela os poros estão parcialmente preenchidos por gases (ar e vapor d’água) e por água. Essa zona é dividida em três partes:
-Zona capilar, que se estende da superfície freática até o limite de ascensão capilar da água;
-Zona intermediária, compreendida entre o limite de ascensão capilar da água e o limite de alcance das raízes das plantas;
-Zona de evapotranspiração, situada entre os extremos radiculares da vegetação e a superfície do terreno. A água capilar isolada ou suspensa é utilizada para nutrição e funções de transpiração das plantas.
As atividades humanas demandam muita água, principalmente a indústria e agropecuária. Contudo, há uma série de fatores causadores da escassez hídrica:
1-Aumento do consumo
As causas para a elevação do consumo de água são várias: crescimento populacional, desenvolvimento econômico e aumento da produção em economias periféricas ou emergentes, aumento das atividades produtivas, elevação do consumo de produtos que utilizam muita água na sua produção, entre outras.
2-Poluição e degradação das reservas hídricas
3-Degradação dos recursos naturais
Não é somente a degradação propriamente dita da água e suas reservas que afeta a disponibilidade hídrica. A natureza, afinal, funciona a partir de um equilíbrio, e a alteração deste provoca uma série de efeitos em cadeia. A poluição ou erosão dos solos afeta as reservas subterrâneas e até mesmo as águas superficiais.
4-Mudanças climáticas
5-Ausência de infraestruturas básicas
Importância da Água:
Mantenedora da temperatura planetária;
Base para a fotossíntese produção de alimentos e de O2;
Reposição das perdas por excreção e transpiração;
Veículo das mais importantes reações bioquímicas;
Responsável pelo intemperismo das rochas liberação de nutrientes;
Veículo e base para inúmeros processos industriais
Magnificação biológica:
A magnificação biológica, magnificação trófica, ou ainda bioacumulação é um evento negativo originário de uma quantidade significativa de resíduos ou substâncias tóxicas acumuladas em um nível trófico da cadeia alimentar, com capacidade de atingir outros níveis tróficos da cadeia, prejudicando o equilíbrio dos organismos envolvidos, pois eles irão absorver essas substâncias futuramente.
Um exemplo de bioacumulação: Água que contém 0,10 ppt (partes por trilhão de mercúrio). Esta concentração pode chegar a 4,8 milhões ppt em um ovo de uma ave que se alimenta de peixes.
Consideramos bioacumulação quando as células de um organismo começam a absorver matéria não natural do ambiente. Existem alguns fatores que podem aumentar o potencial químico das substâncias absorvidas. Substâncias lipofílicas e hidrofóbicas são exemplos, em ambos os casos a mistura com a água é prejudicada, o que diminui a capacidade de dispersão, porém mantém o alto nível de concentração da substância. Geralmente as substâncias químicas apresentam fácil capacidade de dispersão na água, esse fator é determinante para o armazenamento de substâncias na própria água. Metais pesados podem ser considerados exceções.
O processo de eliminação dos organismos após sofrerem com a bioacumulação é variado. Alguns organismos podem excretar o produto absorvido, o modo com que seu metabolismo funciona e suas habilidades individuais que irão determinar o quanto serão capazes. Substâncias químicas que se dissolvem em gorduras geralmente são mais difíceis de serem eliminadas do que as que se dissolvem na água.
A bioacumulação acontece com maior frequência nos ecossistemas aquáticos. Existem alguns fatores importantes que contribuem para que esse evento aconteça com maior frequência no ambiente aquático:
As substâncias tóxicas envolvidas no processo de bioacumulação não são biodegradáveis, o que representa uma grande ameaça aos seres vivos, pois essas substâncias estarão percorrendo quilômetros de distância por muitos anos e afetando diversos organismos em diferentes níveis tróficos da cadeia.
Algumas substâncias tóxicas são lipossolúveis (podem ser dissolvidas em gorduras), podendo se fixar com facilidade em tecidos de organismos vivos.
Dos poluentes não biodegradáveis que se acumulam ao longo da cadeia, merecem destaque os metais pesados, como o mercúrio, o chumbo e o cádmio, elementos frequentemente presentes em processos industriais, no lixo eletrônico e garimpos irregulares (mercúrio). Também contribuem para a magnificação biológica os compostos organoclorados, como o DDT e o BHC (inseticidas), o cloreto de vinila, que são substâncias muito usadas na indústria, principalmente na produção de plásticos e insumos agrícolas,e os organofosforados, também utilizados na produção de pesticidas e são altamente tóxicos. O uso de muitas dessas substâncias como o DDT, já foi proibido por vários países, exatamente devido ao alto teor de toxidez.
O processo de bioacumulação não é totalmente natural, porém é um processo normal e essencial para controle, crescimento e cultivo de organismos. O processo de bioacumulação envolve também uma vasta gama de nutrientes que são vitais para a vida, entre eles a vitamina A, D e K, alguns minerais, aminoácidos e também gorduras.
Ação da Agricultura sobre os oceanos
-Biomagnificação -> Biocidas e adubos químicos;
-Eutrofização -> Adubos nitrogenados e fosfatados;
-Assoreamento e turbidez -> Erosão
A indústria do papel a sua contribuição na degradação do meio ambiente
Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira, uma grande quantidade de água (mais do que qualquer outra atividade industrial), e muita energia (está em quinto lugar na lista das que mais consomem energia). O uso de produtos químicos altamente tóxicos na separação e no branqueamento da celulose também representa um sério risco para a saúde humana e para o meio ambiente - comprometendo a qualidade da água, do solo e dos alimentos.
Para contornar a situação, algumas saídas têm sido apontadas, como a utilização de madeira de reflorestamento, para frear a derrubada nas poucas áreas remanescentes de matas nativas, a redução do emprego de cloro nos processos de fabricação e a reciclagem do papel. Porém, mesmo com essas medidas, e ao contrário do que as indústrias procuram estampar nos rótulos de seus produtos, ainda há um longo caminho para se alcançar uma produção limpa e sustentável. A monocultura do eucalipto, por exemplo, consome tanta água que pode afetar significativamente os recursos hídricos, além do rápido processo de devastação da Mata Atlântica e expulsão de comunidades rurais.
A matéria-prima básica da indústria do papel, a celulose é um material fibroso presente na madeira e nos vegetais em geral. No processo de fabricação, primeiro a madeira é descascada e picada em lascas (chamadas cavacos), depois é cozida com produtos químicos, para separar a celulose da lignina e demais componentes vegetais. O líquido resultante do cozimento, chamado licor negro, é armazenado em lagoas de decantação, onde recebe tratamento antes de retornar aos corpos d'água.
A etapa seguinte, e a mais crítica, é o branqueamento da celulose, um processo que envolve várias lavagens para retirar impurezas e clarear a pasta que será usada para fazer o papel. Até pouco tempo, o branqueamento era feito com cloro elementar, que foi substituído pelo dióxido de cloro para minimizar a formação de dioxinas (compostos organoclorados resultantes da associação de matéria orgânica e cloro/ PCB, furano e dioxina). Embora essa mudança tenha ajudado a reduzir a contaminação, ela não elimina completamente as dioxinas. Esses compostos, classificados pela EPA, a agência ambiental norte-americana, como o mais potente cancerígeno já testado em laboratórios, também estão associados a várias doenças do sistema endócrino, reprodutivo, nervoso e imunológico. 
Mesmo com o tratamento de efluentes na fábrica, as dioxinas permanecem e são lançadas nos rios, contaminando a água, o solo e consequentemente a vegetação e os animais (inclusive os que são usados para consumo humano). No organismo dos animais e do homem, as dioxinas têm efeito cumulativo, ou seja, não são eliminadas e vão se armazenando nos tecidos gordurosos do corpo.
Como opções para amenizar tais problemas, deve-se empregar leis que minimizem danos ambientais, reciclagem e o consumo sustentável.
Contaminação com organoclorados
Os organoclorados, também conhecidos como "poluentes orgânicos persistentes", ou simplesmente POPs, pois não se degradam facilmente na natureza, são substâncias que se originam, principalmente, na produção de pesticidas e plásticos.
Os POPs não são solúveis em água. No entanto, são extremamente solúveis em lipídios. Por isso, se acumulam na gordura dos animais, afetando toda a cadeia alimentar. Essas substâncias podem causar sérios danos aos organismos, afetando seu sistema nervoso, circulatório, imunológico e reprodutor.
Contaminação com metais pesados:
Certos processos industriais, entre as quais a produção de celulose e de tecidos e a fabricação de tintas e solventes, geram metais pesados, tais como o mercúrio, o chumbo e o cádmio, como resíduos. Caso a indústria não realize o tratamento adequado de seu esgoto, esses metais serão lançados em rios, que acabam por desaguar no mar, contaminando-o.
METAL				EFEITOS 				FONTES
Hg 				Sistema Nervoso 			Mineração de Au
Central Fábricas de PVC, acetaldeído; Pilhas
Pb 				Sistema Nervoso 			Gasolina; várias
Central; espasmos			 indústrias...
intestinais; anemia;
tremores; paralisia;
insuficiência renal;
retardo mental.
Cd 				Osteoporose; tumores- 		Fundições de Cd e
testiculares; disfunção- 		Zn;fertilizantes 
renal, arteroesclerose...	 fosfatados sintéticos; incineração de plásticos e pilhas...
Eutrofização
Processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, como fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição; eutroficação.
A quantidade de nutrientes disponíveis no meio aquático permite sua classificação em quatro estados diferentes:
1-Oligotrófico, quando pobre em nutrientes e com baixa produtividade primária (ex.: níveis de fósforo = 0,3 µM); 
2-Mesotrófico, quando a concentração de nutrientes é intermediária (ex.: fósforo em torno de 0,8 µM), resultando em águas moderadamente fertilizadas;
3-Eutrófico, quando apresenta elevada concentração de nutrientes, acima do estado natural (ex.: fósforo > 2,6 µM); 
4-Hipertrófico, que corresponde ao estágio mais avançado de eutrofização, com concentração de nutrientes muito acima do normal (ex.: fósforo > 30,6 µM).
A eutrofização consiste na sucessão gradativa de um estágio de vida aquática para outro, ocasionado pelo grande acúmulo de nutrientes e a alta produção de biomassa dentro dos corpos d´água o que acarreta diversos problemas, como, forte odor em razão da sequente decomposição anaeróbica, diminuição na penetração de luz, alterações na cor e turbidez da água, florescimento excessivo que provoca a deterioração no ecossistema aquático, diminuição na concentração de oxigênio dissolvido, mudanças na produtividade , na biota e na sobrevivência da fauna aquática superior, além dos diversos danos para o turismo, abastecimento público, navegação e funcionamento das hidrelétricas.
Excesso de 			Aumento da 		Redução da aeração
Nutrientes				Biomassa				
									Morte de organismos
									 Sensíveis
										
					Condições			Aumento da matéria
					Anaeróbias		 orgânica
						
			Predomínio de bactérias anaeróbias e facultativas
			No fundo do lago. Formação de uma camada
			Superficial de algas e macrófitas.
O lixo nos oceanos
Um giro oceânico é um termo utilizado por oceanógrafos para descrever grandes correntes marítimas rotativas, que estão diretamente relacionadas com o movimento dos ventos.
O Giro do Pacífico Norte tem se caracterizado pela grande quantidade de detritos plásticos originários da costa oeste dos EUA e da Ásia que formam o que é conhecido entre ambientalistas como plastic patch (remendo plástico, em tradução livre). Em outras palavras, é uma área do oceano com grande concentração de poluentes e que afeta não apenas o ecossistema da região, mas em última análise a vida e a saúde do próprio homem.
Amostras de água coletadas durante a expedição chegam a conter 1.000 partes de plástico para cada plâncton. Levando em conta que seis partes de plástico para cada plâncton já caracterizam um ambiente poluído, o que dá o tom da gravidade do problema.
O grande problema é que o microplástico é tão abundante que acabou se tornando parte do ecossistema. Plânctons e pequenos crustáceos se alimentam deles, seintoxicam, e, consequentemente, fazem o mesmo ao serem comidos por pequenos peixes. O processo vai se repetindo até chegar aos grandes peixes, como o atum, e, finalmente ao próprio ser humano.
Outro problema é o fato de o microplástico absorver com facilidade outros tipos de poluentes que se encontram no mar, como pesticidas, metais pesados e outros poluentes orgânicos persistentes (POPs). Isso faz com que o nível de contaminação aumente e os danos à saúde sejam ainda maiores. Entre os problemas de saúde causados pelos POPs estão diversos tipos de disfunções hormonais, neurológicas, reprodutivas e neurológicas.
De acordo com o NOAA, o giro do Pacífico Norte não é o único a enfrentar esse fenômeno. O mesmo acontece no Oceano Atlântico, no Giro Subtropical do Atlântico Norte, e por todo o mundo. Uma das explicações para o surgimento desse problema é a grande quantidade de plástico usada no nosso dia-a-dia, o que nos leva a refletir sobre nossos hábitos de consumo.
Solos
Erosão: Processo de desgaste ou transporte e sedimentação das rochas e principalmente dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam a ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, que envolvem erosões mais aceleradas e intensas. O tipo de erosão pode ser classificada em:
1-Erosão pluvial - Causada pela água das chuvas. Alguns tipos de erosão pluvial são:
-Erosão em splash, efeito gerado pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo;
-Erosão laminar, desgaste superficial causado pelo escoamento das águas;
-Erosão em sulcos, é quanto o escoamento da água intensifica os sulcos já existentes;
-Erosão de ravinas, é quando a água das chuvas com o tempo vai abrindo cavidades maiores;
2-Erosão fluvial – É o desgaste provocado pelo leito dos rios, comum quando ocorre a remoção da vegetação ciliar.
3-Voçoroca - Pode ser resultado da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.
4-Erosão marinha – Ocorre quando há o desgaste do solo e rochas litorâneas pelo mar.
5-Erosão eólica – Causada pela ação dos ventos.
6-Erosão glacial – Causada pela ação do gelo. Ocorre pelo descongelamento e congelamento da água, afetando outras estruturas, avalanches, neve...
7-Erosão por gravidade – Ocorre em áreas montanhosas de acentuada declividade.
8-Erosão geológica – Erosão natural, sem a interferência do homem.
Sobre a vegetação e a erosão, tem-se as seguintes considerações:
1-> Quanto maior a cobertura, menor a erosão;
2-> A cobertura vegetal confere proteção da parte aérea, superfície e interior do solo;
3-> Quanto maior a serapilheira, maior a porosidade do solo e maior a infiltração de água;
4-> Quanto maior o sombreamento, menor a destruição da serapilheira;
5-> Quanto maior a vegetação, maior a transpiração e por isso, maior é a retirada de água do solo.
Serapilheira ou manta morta é a camada formada pela decomposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição, que reveste a superfície do solo ou sedimento aquático. Esta é a principal via de retorno de nutrientes ao solo ou ao sedimento.
A serapilheira é composta por folhas, caules, ramos, flores, sementes, frutos, restos de animais e excretas... Seus componentes variam conforme o ecossistema. A composição da serapilheira pode ser determinada qualitativamente e quantitativamente por diversos fatores como o bioma, fauna, variáveis ambientais, tipo de solo ou sedimento aquático, entre outros.
A importância da serapilheira é a manutenção da integridade dos sistemas florestais, atenuando processos erosivos, fornece partículas diversas ao solo, tornando-o mais estável, atua como isolante térmico, etc.
Aceleradores da erosão hídrica
1. Declividade
2. Ausência de cobertura viva ou morta
3. Descontinuidade abrupta de textura ao longo do perfil
(baixa taxa de infiltração)
4. Coesão excessiva (baixa porosidade) do horizonte superficial
5. Cobertura vegetal excessivamente pastoreada
6. Uso excessivo de maquinário agrícola
Run-off: Escoamento superficial
Consequências do Run-off:
1. Retirada do solo superficial - perda de solo mais fértil; perda de matéria orgânica;
2. Exposição de horizontes subsuperficiais, dificuldade de implantação da vegetação; baixa produtividade; maior gasto com adubos e corretivos
de acidez;
3. Maiores gastos com defensivos agrícolas;
4. Assoreamento dos cursos d'água- enchentes;
5. Êxodo populacional;
6. Aração mais difícil e mais cara;
7. Necessidade de maior quantidade de água para cultivo- as voçorocas são drenadoras da água
Formas de combater a erosão
1) Rotação de culturas em curvas de nível e em faixas;
2) Construção de terraços;
3) Aplicação de calagem e adubos em pastagens com sulcamento em curva de nível;
4) Evitar o pastoreio excessivo;
5) Atenuar o declive dos flancos das voçorocas e revesti-las com vegetação permanente e construção de pequenas barragens;
6) Bosques cerrados para impedir o acesso do gado;
7) Construção de aceiros (faixas livres de vegetação) contra incêndio;
8) Usar culturas de cobertura;
9) Uso de quebra-ventos contra a erosão eólica
População, renda e danos ambientais
A famosa "curva de Kuznets", que relaciona 'Desigualdade de Renda' ao 'Crescimento do Produto' de uma Economia. O gráfico se assemelha a uma parábola com concavidade para baixo, ou seja, nos estágios iniciais do crescimento econômico de um país a desigualdade (medida, por exemplo, pelo índice de GINI) vai aumentar. Isso acontece porque nessa fase do crescimento vai ocorrer um aumento grande da demanda por mão de obra qualificada, elevando os salários dos trabalhadores qualificados em detrimento dos não qualificados. A medida que o desenvolvimento econômico do país progride vai haver ganhos de educação e as pessoas irão buscar mais qualificação, logo a proporção de MDO qualificada/MDO não qualificada vai aumentar, reduzindo a desigualdade de renda.
Em 1991 se popularizou a "curva ambiental de Kuznets", a qual relaciona Impactos Ambientais vs. Renda per capita das sociedades. O gráfico também se assemelha a uma parábola com concavidade para baixo, ou seja, os danos ambientais provocados por sociedades pobres e ricas seriam baixos, enquanto aqueles provocados pelas sociedades intermediárias, em desenvolvimento, seriam altos. A curva recebeu posteriormente críticas severas, haja vista que, por exemplo, no caso de emissões de gás carbônico, em um gráfico emissão vs. renda per capita fica bem claro que o crescimento de emissão de tal gás é quase sempre acompanhado pelo aumento da renda.
Questões P1:
-Relação entre reciclagem do lixo e conservação da água;
-Relação entre o pastoreio e a degradação do solo;
-Motivos para se conservar manguezais;
-Como a degradação dos solos favorece a enchente de rios;
-Qual o dano que as atividades de abatedouros causam aos ecossistemas fluviais.

Outros materiais