Buscar

Hematologia introdução- Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Hematologia
Composição do sangue:
Plasma (Fração líquida): Cerca de 55%
Elementos figurados: Cerda de 45% -Células e fragmentos celulares
O plasma sanguíneo contém entre 91 à 95% de água. Além de água contém proteínas e outras substâncias dissolvidas como gases, nutrientes, excretas, hormônios, enzimas...
Hemostasia->Mecanismos que coíbem a hemorragia.
Homeostasia->Processos regulatórios que levam ao equilíbrio do organismo.
Plasma e Soro não são a mesma coisa, o plasma é a fração líquida do sangue após a adição de anticoagulante e centrifugação. O Soro é obtido quando uma amostra de sangue se coagula.
Os elementos figurados do sangue são os Eritrócitos, Leucócitos e Plaquetas. O plasma permite o livre intercâmbio de diversos dos seus componentes com o líquido intersticial, através dos poros existentes na membrana capilar. As proteínas plasmáticas, devido ao seu tamanho, em condições habituais não atravessam a membrana capilar, permanecendo no plasma.
Moléculas de água difundem-se livremente através da pressão coloido-osmótica e pelo estado de permeabilidade das membranas. Dentre as proteínas plasmáticas, tem-se a albumina, globulinas e fibrinogênio.
A concentração plasmática de proteínas no plasma é 3 vezes maior do que no líquido intersticial.
O soro refere-se ao plasma sanguíneo em que fatores de coagulação como a fibrina foram removidos naturalmente. O soro sanguíneo é obtido através da coagulação do sangue. Por isso, o soro não tem os fatores de coagulação do sangue total, pois estes foram consumidos pela coagulação das hemácias. Normalmente o soro é utilizado para testes sorológicos e pesquisa de anticorpos. O soro contém sais minerais, vitaminas, hormônios, enzimas e outras substâncias encontradas no plasma.
Nos mamíferos, os eritrócitos são discos bicôncavos que não têm núcleo. Nos demais vertebrados, são ovais e possuem núcleo. A ausência do núcleo em mamíferos pode ser considerada uma vantagem evolutiva, já que o espaço que seria ocupado pelo núcleo pode ser ocupado por uma maior quantidade de hemoglobina, aumentando a eficiência no transporte de oxigênio. A cor vermelha se deve à alta concentração da molécula de transporte de oxigênio dentro das células, a hemoglobina. 
Eritrón: É a massa total de células eritropoiéticas, compreendendo eritrócitos circulantes e o tecido eritropoiético medular, com as formas imaturas.
Tempo médio de duração dos eritrócitos em algumas espécies:
Hematologia-introdução
Cães: 110 dias
Gatos: 60 dias
Equinos: 140/150 dias
Caprinos: 125 dias
Aves: 50 dias
Bovinos jovens: 48/63 dias
Bovinos adultos: 160 dias
Ovinos jovens: 46 dias
Ovinos adultos: 53/ 70 dias
Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são um grupo de células diferenciadas a partir de células-tronco pluripotenciais oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos. Podem ser Granulosos ou Granulócitos (Neutrófilos, eosinófilos e basófilos) ou Agranulosos ou Agranulócitos (Monócitos e Linfócitos).
-Neutrófilos: São conhecidos também como polimorfonucleares e correspondem cerca de 50 a 70% das células circulantes; possuem grânulos citoplasmáticos pequenos corados fracamente em púrpura-avermelhado. Os neutrófilos são capazes de deixar os vasos sanguíneos e entrar nos tecidos, onde protegem o corpo e fagocitando bactérias e substâncias estranhas ao organismo. Existe uma célula precursora do neutrófilo segmentado, é o Bastão. São assim chamados porque seu núcleo não amadureceu completamente, embora seu citoplasma tenha características de célula madura. Em infecções bacterianas agudas pode-se encontrar um desvio a esquerda, ou seja, uma elevação do número de bastões.
-Eosinófilos: Possuem grânulos corados em laranja-avermelhado e fagocitam complexos antígeno-anticorpo. Seus núcleos geralmente têm dois lobos conectados por um filamento. O número de eosinófilos circulantes aumenta de forma muito acentuada no sangue circulante durante as reações alérgicas, e durante as infestações parasitárias.
-Basófilos: Possuem grânulos relativamente grandes corados em azul púrpura, liberam histamina (contribui para as respostas alérgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguíneos) e heparina (previne a coagulação do sangue).Os basófilos funcionam similarmente aos mastócitos, que são encontrados no tecido conjuntivo.
-Monócitos: Possuem um único núcleo; são células grandes. São formados por monoblastos. São capazes de entrar no tecido conjuntivo frouxo, onde se desenvolvem em grandes células fagocíticas, denominadas macrófagos, que podem ingerir bactérias e outras substâncias estranhas ao organismo.
-Linfócitos: São o segundo tipo mais abundante de leucócitos (após os neutrófilos), compreendendo cerca de 30% dos glóbulos brancos em circulação; a maioria se localiza no tecido linfóide e são formados por linfoblastos. São leucócitos pequenos, sendo apenas um pouco maiores que os eritrócitos, e cada um deles têm um núcleo que é circular ou algo recortado num dos lados. São importantes nas respostas imunes específicas do corpo, incluindo a produção de anticorpos.

Outros materiais