Buscar

liberdade de expressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Liberdade de expressão
Na maioria das vezes a colisão entre os direitos fundamentais são assegurados aos indivíduos. Principalmente em relação à liberdade de expressão. Deve-se valer do bom senso e encontrar um equilíbrio para a coexistência desses direitos. Essa liberdade é o direito de qualquer indivíduo manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal. 
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
O direito à liberdade de expressão está previsto na Constituição Federal de 1988, é um direito ligado à natureza humana na forma de se relacionar com a sociedade. Após a ditadura militar, os brasileiros passaram a ter vários direitos, que no período do regime militar não era permitidos, entre eles, está o direito da liberdade de expressão.
De acordo com Silva (2012 p.38), diz em seu artigo que a Constituição Federal de 1988 abraçou os direitos humanos, consagrando-os, principalmente, na parte de direitos e garantias fundamentais, contudo, também se faz presente em outros títulos da carta maior.
No Brasil ocorreu a instalação de um marco constitucional pós-redemocratização de indubitável garantia das liberdades de expressão e de imprensa, o qual, adicionalmente, lançou as bases para a instalação de um sistema de comunicação social em consonância com os regimes internacionais mais avançados na matéria.
Além disso, a liberdade de expressão tem duas principais razões para ser essencial sendo elas um alicerce para os outros direitos e liberdades, pois sem liberdade de expressão não é possível organizar, informar e mobilizar a sociedade em defesa aos direitos humanos e também é uma precondição para o desenvolvimento social e econômica, já que a comunicação livre, aberta e transparente é necessária para assegurar que o desenvolvimento beneficie a todos.
A partir das discussões sobre a liberdade de expressão num âmbito geral e a liberdade de imprensa num âmbito mais restrito, deparamo-nos com uma série de fatos que permeiam debates, palestras, enfim, a mente não só de elites intelectuais, magistrados do direito e de jornalistas, mas também de outros segmentos da população. 
Porém existem questões que podem limitar este tratado ratificado; muitas vezes elas manifestam direitos essenciais e, em outras, elas significam inconstitucionalidade, abuso de poder, censura prévia ou não. 
Em síntese a liberdade de expressão que também pode ser denominada por manifestação do pensamento ou crença, é disposta de várias maneiras no direito nacional e internacional. Sendo assim é também considerada um direito irrevogável no Brasil e em outras partes do mundo, mas apesar de ser um direito consolidado, encontra limitações ao se confrontar com outros direitos inerentes ao homem.
Referências Bibliográficas:
CARVALHO,L.G. Grandinetti Castanho de. Direito de informação e liberdade de expressão,Rio de Janeiro:Renovar ,1999.
http://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/con1988_08.09.2016/art_5_.asp
http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2014-05-16/justica-federal-define-que-cultos-afro-brasileiros-nao-sao-religiao.html
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/
SILVA, Ney. Estudo de Direito: Coletânea de artigo vol.1. 1ª Ed. São Luiz: NS Editor, 2012.

Outros materiais