Buscar

Análise de credito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
 “Atualmente, segundo o SPC Brasil, existe uma legião de 59,4 milhões de brasileiros com o CPF negativado na praça - o que significa que o nome já foi parar nas listas de inadimplentes, após 90 dias de atraso. Em janeiro deste ano, o total de negativados chegava a 58,3 milhões de pessoas. Há uma elevação de 1 milhão de negativados, mas o número continua dentro da margem de erro da pesquisa, segundo explicou o SPC.
O desemprego e a perda de renda continuam sendo os principais fatores que levam à inadimplência. Mesmo com inflação abaixo de 3% e queda nos juros, o brasileiro ainda não sentiu no bolso os efeitos desse processo. O desemprego continua elevado e a renda segue deprimida, o que ainda afeta a vida financeira das pessoas - diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
A dívida média em atraso do brasileiro é de R$ 2.980,00 um valor considerado alto pela economista do SPC. Mas o que mais assusta e mostra descontrole financeiro, diz ela, é o fato de que 43% das pessoas não sabem ao certo o quanto devem.”
 
Neto, J S. País tem 59,4 milhões de inadimplentes, mostra pesquisa, O Globo, Ago/2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/pais-tem-594-milhoes-de-inadimplentes-mostra-pesquisa-21731927
 
Inadimplência é o motivo pelo qual existe a gestão de risco de crédito. O que significa inadimplência e o que a origina.
 
 A inadimplência é reflexo de um conjunto de fragilidades e aspectos que vão além da falta de pagamento, da não observância de prazos, do descumprimento de determinado contrato de empréstimo, financiamento ou algo similar. Ela está relacionado ao descumprimento de obrigações assumidas; todavia, é necessário entender quais são os motivos, os causadores da inadimplência e de que maneira a falta de pagamento interfere na vida das pessoas e empresas, tanto daqueles que solicitaram recursos e por algum motivo não conseguiram honrar o pagamento, como daqueles que emprestaram seus recursos esperando recebê-los dentro do prazo estipulado.
 Para Teixeira (2005), a inadimplência deve ser compreendida como a quebra de um contrato pelo devedor. Isso normalmente acontece quando aquele que recebeu o crédito não têm os meios para honrar suas obrigações ou, se os tiver, outros fatores impedem o pagamento da dívida. Ainda segundo o mesmo autor, o termo jurídico inadimplência é utilizado para designar uma situação em que não houve o cumprimento de cláusula contratual e que, de alguma maneira, pode representar a insolvência, ou seja, a perda de capacidade de pagamento do devedor. É algo mais complexo, em que o devedor perde a capacidade de pagamento (temporária ou definitivamente), podendo gerar consequências para aquele que emprestou os
recursos (TEIXEIRA, 2005).
QUESTÃO B
 A política de crédito é um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes, em termos gerais está relacionada com a condição de pagamento ao cliente, sabendo que o mesmo irá influenciar nas vendas, no ciclo operacional, na inadimplência e na necessidade de capital de giro. Como podemos ver não é tão simples assim, estamos falando de uma “faca de dois gumes”.
 
A política de crédito tem duas visões estratégicas, sendo a primeira aumentando os prazos de recebimento dos clientes com objetivo básico de aumentar vendas e a segunda reduzindo os prazos de recebimento dos clientes com objetivo básico de reduzir a necessidade de capital de giro, ambos praticados pelas empresas, mas que nem todas sabem os impactos de que essas visões têm sobre o ciclo operacional da empresa.
 
Silva, L. V O. Como administrar a política de crédito de uma empresa. Administradores, 2017. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/como-administrar-a-politica-de-credito-de-uma-empresa/100726/ 
 
Como o ciclo operacional, ou ciclo econômico afeta a entrada de receitas na empresa e como isso afeta a saúde financeira da empresa?
Ciclo Operacional, é o período médio de tempo que vai da data de compra até o recebimento pela venda, enquanto que o ciclo econômico, é o tempo médio que a empresa gasta para vender determinada mercadoria do estoque, ele vai desde a aquisição até a venda, é o período em que o produto fica no estoque da empresa, ou seja dinheiro parado. Observar esse ciclo ajuda a controlar melhor o estoque da empresa, uma vez que a redução ou o aumento no volume de compras podem alterar substancialmente o resultado. Também ajuda a definir quais são as mercadorias mais fáceis de vender e aquelas mais difíceis, dando uma boa idéia de como o estoque deve ser formado. Quanto menor for o ciclo operacional e ou econômico, menor será a dependência da empresa em utilizar o capital de giro para financiar suas atividades.

Outros materiais