Buscar

AOL 4

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
- Leia com atenção as proposições abaixo e responda o que se pede. Sobre a educação o pensamento de Dewey, ela é o que?
a.
A educação conforme Dewey é uma imposição das regras dos grupos sociais em que todos devem educados pelo Estado.
b.
A educação conforme Dewey ninguém deve ser educado, basta aprender a contar, isso é suficiente em coletividade.
c.
A educação conforme Dewey é uma necessidade social com a finalidade de melhor contribuir para a formação dos conhecimentos dos indivíduos em sociedade.
d.
A educação conforme Dewey é estado de conhecimento desenvolvido pela família e pela religião.
e.
A educação conforme Dewey é vontade natural que deve ser o que desejar ser.
PERGUNTA 2
- A tendência pedagógica liberal tecnicista foi introduzida no Brasil no início dos anos de 1960. Essa tendência tem como objetivo a produção do conhecimento de pessoas aptas para o trabalho. Sobre essa tendência pedagógica, marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas.
a) A educação liberal tecnicista considera o ser humano um produto do meio em que vive, sendo sua consciência construída a partir das relações que estabelece nele. ( )
b) A educação liberal tecnicista propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos devem ser interno, ou seja, a partir do aluno, ele deve ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. ( )
c) A educação liberal tecnicista foi utilizada pelo regime militar para direcionar os projetos sociais do governo. ( )
d) A função primordial da educação liberal tecnicista é preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, no qual são valorizadas a tecnologia e as técnicas de operação para fins do trabalho. ( )
e) Na educação liberal tecnicista, a função da educação é observar e ajudar o indivíduo no processo do autoconhecimento. ( )
Agora marque a alternativa que possui a sequência correta:
a.
V, F, F, V, F
b.
F, V, F, F, F
c.
F, F, V, V, V
d.
V, F, V,V, ,V
e.
V, F, V, V, F
PERGUNTA 3
- Sobre a tendência pedagógica da educação Tradicional analise as proposições abaixo e responda V para as verdadeiras e F para as falsas.
a) Na educação tradicional, a figura do professor é autoritária, e requer concentração dos alunos em sala de aula, além de proibir qualquer diálogo durante as aulas. ( )
b) Na educação tradicional, o conteúdo ensinado é tido como verdade incontestável.( )
c) Na educação tradicional, o principal papel da escola é tornar as necessidades individuais apropriadas ao meio social. ( )
d) Na educação tradicional, a escola busca reproduzir a vida, propiciando experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar. ( )
e) A educação tradicional valoriza a repetição dos exercícios, a memorização, bem como as formas de aprendizagem. ( )
Agora marque a alternativa que possui a sequência correta:
a.
F, F, F, V, V
b.
F, V, V, V, F
c.
V, F, V, V, V
d.
V, V, F, F, V
e.
F, F, F, F, F
2 pontos
PERGUNTA 4
Em sua obra, “O Emílio”, Rousseau descreve os pressupostos básicos de uma pedagogia para educar. Essa pedagogia tinha como crença fundamental, o respeito à bondade natural do homem. Sendo assim, assinale a alternativa correta abaixo em que declara como doutrina o naturalismo de Jean Jacques Rousseau.
a.
A doutrina do “bom educador”.
b.
A doutrina do “ bom professor”.
c.
A doutrina do “bom vivam”.
d.
A doutrina do “bom aluno”.
e.
A doutrina do “bom selvagem”.
PERGUNTA 5
Leia o texto a seguir e responda o que se pede. Foi durante o período republicano no Brasil, que o pensamento liberal progressista promoveu o estabelecimento da Escola Nova. Nessa época, os educadores da Escola Nova trazem em seu objetivo sustentar um indivíduo integrado à democracia e este ter a liberdade de atuar como um cidadão. Sendo assim, marque a alternativa abaixo que reponde a seguinte pergunta: a Escola Nova é também chamada de que?
 a.
Escola Contemporânea.
b.
Escola Tradicional.
c.
Escola Renovada.
d.
Escola Construtivista.
e.
Escola Libertadora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes