Buscar

AV FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	1a Questão (Ref.: 201505791155)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em uma determinada comunidade, a letalidade do sarampo foi de 10% no ano de 2010. Durante esse ano ocorreram 50 óbitos da doença. a) Calcule o número de casos de sarampo nessa comunidade no ano de 2010. b) Explique a importância do cálculo do coeficiente de letalidade.
		
	
	
Gabarito: a) Letalidade=10% número de óbitos= 50 L= número de óbitos/número de casos x 100 10= 50/x x=5 x 100 500 casos de sarampo b) O coeficiente de letalidade é importante para avaliar a gravidade de uma doença, considerando as variáveis idade, sexo, condições socioeconômicas da região além de outras características de interesse. Para se estimar essa medida calcula-se o coeficiente de letalidade dividindo-se o número de óbitos devidos à determinada doença pelo número de pessoas que foram afetadas pela doença, multiplicando-se o resultado por 100.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505795420)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A pesquisa epidemiológica no Brasil tem sido conduzida, basicamente, para dois eixos temáticos. Quais são esses eixos temáticos?
		
	
	
Gabarito: - Aplicações para o planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde; - Investigações sobre os problemas de saúde de grande importância social e os determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505869376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505749386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do estudo da história da epidemiologia, podemos observar como a forma de conceituar Saúde evoluiu ao longo do tempo. Até o século XIX Saúde era apenas a ausência de doença.¿ Analisando esse conceito de saúde podemos concluir que:
		
	
	O centro das atenções era a promoção do autocuidado em saúde.
	 
	O centro das atenções era a doença em si.
	
	O centro das atenções era o bem-estar físico, mental e social.
	
	O centro das atenções era a preservação do meio ambiente.
	
	O centro das atenções era manutenção da biodiversidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505748057)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505749930)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de outubro de 2005 é de:
		
	 
	250,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	160,4 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	176,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes
	 
	186,1 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	147,2 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505883286)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	 
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505872362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como Saúde para Todos no Ano 2000. A Declaração de Alma-Ata, o pacto assinado entre 134 países, concebe a saúde como um direito humano. Sobre a Declaração de Alma-Ata NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	O envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde foram estimulados e intensificados.
	
	A Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira.
	 
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde não influenciou as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	Com a incorporação do movimento ¿Saúde Para Todos¿ foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506264943)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde. Aponte a tendência que NÃO se enquadra nesse contexto:
		
	
	taxa de ocupação muito alta de leitos hospitalares.
	
	incentivo ao incremento de serviços de reabilitação.
	
	pacientes de longa permanência ocupando entre 10% a 25% dos leitos.
	
	desospitalização para humanizar a recuperação do paciente.
	 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506546535)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos encontrar quando verificamos os processos de Vigilância Epidemiológica três tipos de procedimentos que podem ser desenvolvidos: Investigação Epidemiológica,Levantamento epidemiológico e Inquérito Epidemiológico. Analisando a definição dos três termos anteriormente apresentados, julgue as alternativas e assinale a correta:
		
	 
	A Investigação Epidemiológica pode ser entendida como qualquer estudo epidemiológico fundamentalmente realizado após o surgimento de casos de doenças.
	
	O Inquérito Epidemiológico pode ser entendido como um estudo realizado com uma população específica onde todos os indivíduos foram acometidos por uma doença.
	
	O Levantamento Epidemiológico ocorre quando do início do surgimento de uma doença e não se tem nenhuma informação sobre a mesma.
	 
	Todos os três termos apresentam propostas de intervenção analisando exclusivamente em dados que já existem arquivados em bancos de dados.
	
	Os três termos se referem a mesma coisa, ou seja, não existe diferença entre eles.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes