Buscar

aulas práticas densidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
DENSIDADE
Massa e volume são propriedades gerais da matéria, ou seja, são propriedades que qualquer material terá em função da quantidade. Já a razão entre a massa e o volume de um objeto depende do material do qual ele é feito, ou seja, é uma propriedade específica de cada material, à qual se dá o nome de densidade. Sendo uma propriedade específica que expressa uma relação de medidas, a densidade é considerada uma grandeza.
Observe que toda grandeza tem de ser representada por um número seguido de uma unidade de medida (padrão de medida: metro, polegada, milha etc.). O número representa quantas vezes nossa grandeza é maior que o padrão. No caso da densidade, a unidade será sempre uma grandeza de massa (grama ou quilograma) por unidade de volume (cm3 ou mL, 1 mL = 1cm3). Na indústria, a densidade dos materiais produzidos pode variar de acordo com a composição. Baseados nisso, os químicos usam os valores da densidade para determinar a qualidade de alguns produtos que são consumidos pela população em geral.
É o caso do controle de qualidade do leite, que é uma mistura de várias substâncias. O leite produzido pelas vacas e utilizado para consumo humano tem densidade que varia dentro de uma faixa limitada. A adição de água ou de outras substâncias altera a densidade do leite. Essa adulteração pode ser identificada pela utilização de um densímetro, equipamento usado para medir densidade de líquidos.
A determinação da densidade é utilizada também para o controle de qualidade de álcool combustível. De acordo com especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível vendido nos postos deve presentar valor de densidade entre 0,805 e 0,811 g/cm3, que pode ser verificado por meio de dispositivos transparentes que ficam ao lado das bombas de combustível. Nesses dispositivos, encontram-se duas esferas de densidades definidas, posicionadas de maneira diferente dentro do recipiente. 
Quando se adultera o álcool combustível, a densidade é modificada, e as posições das bolas sofrem alterações. Dessa forma, fica fácil para o consumidor observar se o álcool está fora de padrão, já que existem instruções ao lado dos recipientes sobre a padronização da densidade.
A densidade (d) é uma grandeza que expressa a relação entre a massa (m) e o volume
onde m = massa do material (gramas) e V = volume do material (mL ou cm3).
Quanto mais denso for determinado o material, maior será o peso de certo volume desse material. Se tomarmos peças de materiais diferentes mais com volumes iguais comprimento x área), poderemos comparar as densidades desses materiais, pois o material mais "pesado"(massa maior) será o mais denso.
A densidade é uma propriedade periódica, ou seja, à medida que o número atômico aumenta ao longo da tabela periódica, a densidade aumenta ou diminui, periodicamente. O sentido do aumento da densidade, ao longo da tabela periódica, está representado abaixo: os elementos mais densos encontram-se no centro e na parte inferior.
Alguns valores de densidade:
chumbo (Pb), d = 11,34 g/cm3;
ferro (Fe), d = 7,86 g/cm3;
alumínio (Al), d = 2,70 g/cm3;
carbono (grafite) (C), d = 2,25 g/cm3.
Sentido do aumento da densidade dos elementos químicos na tabela periódica.
Parte 01 - QUEM PESA MAIS?
1. OBJETIVO
Estudar a densidade por meio de materiais simples.
2. MATERIAIS
Placa de alumínio 
Placa de chumbo 
Placa de Ferro
 3. PROCEDIMENTO 
Em uma mão segure uma das placas, e na outra mão, outra placa. Sinta o "peso" de cada placa, e anote o nome aquela que você acha ser a mais "pesada". Repita essa "pesagem" até que todas as placas tenham sido comparadas entre si. Ao final escreva o nome dos materiais em ordem de "peso", do mais "leve" ao mais "pesado".
3.1. AGORA RESPONDA: 
1 - Considerando que as três (3) placas que você comparou no procedimento apresentavam o mesmo volume, coloque os materiais ferro, alumínio e chumbo em ordem crescente de densidade (do mais "leve" ao mais pesado"), de acordo com suas observações.
2 - Localize os elementos ferro, alumínio e chumbo na tabela periódica e verifique se a ordem de densidade que você encontrou para esses elementos está de acordo com as explicações fornecidas na teoria. 
Parte 02 - APLICAÇÃO PRATICA DA DENSIDADE NO COTIDIANO 
1. OBJETIVO Comparar as densidades da água e de uma solução aquosa de sacarose usando um ovo como termo de comparação. 
2. MATERIAL
2 copos ou béqueres;
Açúcar comum; 
Água; 
Dois (2) ovos (crus ou cozidos).
3. PROCEDIMENTO
a) Coloque nos copos, separadamente, volumes iguais de água e de solução aquosa de açúcar na proporção de 100 g de água para 50 g de açúcar. Se esta solução for preparada um dia antes, terá aspecto incolor.
b) A seguir, coloque um ovo em cada copo.
�� INCLUDEPICTURE "https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTDUaKNAWTJWBwLfkTQzD67aBF1dGRLm8OwxH5JQl1EwcsLYhYVA" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "https://i0.wp.com/www.oblogdecasamento.com.br/wp-content/uploads/2013/12/ovo-bom.jpg?resize=645%2C255" \* MERGEFORMATINET 
Em função do observado, podemos concluir que:
c) Lentamente, com o auxílio de uma pisseta e uma colher de sopa, coloque água sobre a casca do ovo contido na solução de água com açúcar.
Ao executar este procedimento com cuidado, a água não se misturará á solução aquosa de açúcar, formando um sistema com duas fases, sendo que o ovo permanece entre elas. Assim demonstramos que:
Parte 03 – DETERMINANDO A DENSIDADE
1 OBJETIVO
Comparar as densidades do álcool comum e da água.
2. MATERIAL
Dois (2) copos ou béqueres;
Água
Álcool comum
Dois (2) cubos de gelo
3. PROCEDIMENTO 
a) Nos dois copos coloque, separadamente, volumes iguais de água e álcool. 
b) A seguir, em cada copo, coloque um cubo de gelo. 
4. AGORA RESPONDA 
1. Qual dos dois copos ou béqueres contém água.
2. Como podemos diferenciar o conteúdo dos dois copos. 
3. Porque o gelo flutua? 
4. Por que os líquidos formam gotas?
�
COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE
Ensino: Médio
Componente Curricular: Química
Professora: Kátia Araújo e Márcia de A. Bezerra
Nome: ______________________________________________________
______________________________________________________
Turma:________
Data: ____/____ /__________
Série: ____
Roteiro de aula prática nº 02
�PAGE \* MERGEFORMAT�3�

Outros materiais