Buscar

APOL 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 01
Questão 1/5 - Legislação Tributária
1-O princípio da tipicidade está implícito ao princípio da legalidade. O princípio da estrita legalidade em matéria de tributos, em cujas dobras se encontra o princípio da tipicidade tributária, para que se afirme a subsunção do fato concreto à norma, uma cabal correspondência entre esta e aquela.
A respeito do princípio da Tipicidade, assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
I  -  O princípio da tipicidade não é, um princípio autônomo do da legalidade
II  - O postulado da tipicidade tributária não exige, apenas, que a lei descreva todos os aspectos das hipóteses de incidência do tributo, exige que seja possível reconhecer, nos fatos concretamente ocorridos,  todos e cada um desses aspectos.
As assertivas I e II são proposições excludentes.
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
As duas assertivas são verdadeiras e se complementam. Silva, Roque Sérgio D’ Andrea Ribeiro da. Introdução ao Direito Constitucional. Curitiba: Intersaberes, 2013, capitulo 2, página 51. O princípio da tipicidade não é, um princípio autônomo do da legalidade. O princípio da tipicidade tributária não exige, apena, que a lei descreva todas as hipóteses de incidência do tributo, exige que seja possível reconhecer, nos fatos concretamente todos e cada um dos aspectos.
As assertivas I e II são falsas.
A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
Questão 2/5 - Contabilidade Tributária
2-A base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido da renda ou dos proventos tributáveis.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base. 
Assinale a alternativa que corresponde ao Lucro Real:
Nessa sistemática é necessário identificar claramente as despesas dedutíveis e as receitas tributáveis, evitando-se correr riscos desnecessários com atuações fiscais. Luz, Érico Eleuterio da. Contabilidade Tributária. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. Capitulo 4, página 93. O lucro real é o lucro líquido (ou prejuízo) do período de apuração, antes da provisão para o Imposto de Renda, ajustado pelas adições, exclusões ou compensação previstas ou autorizadas por lei.
É uma forma de apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro da empresa, que visa facilitar a apuração desses tributos par o recolhimento definido.
É uma forma de apuração da base de cálculo do imposto, por iniciativa do contribuinte ou determinação da autoridade tributária.
É um critério de avaliação dos investimentos relevantes da empresa, em que há o reconhecimento dos resultados obtidos pela empresa investida no valor da sociedade investidora no momento em que esses resultados são gerados.
São as remunerações que a pessoa jurídica poderá creditar aos sócios ou acionistas e que será dedutível para efeitos de Imposto Renda e Contribuição social sobre o lucro.
Questão 3/5 - Legislação Tributária
3-O Estado do Paraná aumentou uma alíquota do imposto do IPVA, no dia 26/09/2010. José não pagou o imposto referente ao IPVA de 2009.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a alíquota do IPVA de 2009 não será atingida pelo aumento, devido ao princípio constitucional tributário:
Princípio da Irretroatividade. A resposta está no livro, capítulo 2, página 60. A irretroatividade está contida no artigo 150, III, a, da Constituição Federal, a qual proíbe a cobrança de tributos, em relação aos fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituídos ou aumentados.
Princípio da legalidade.
Princípio da Tipicidade.
Princípio da Entidade.
Princípio da igualdade.
Questão 4/5 - Legislação Tributária
4-A base do Sistema Tributário Nacional (STN) encontra-se descrita na Constituição Federal, nos artigos 145 a 156.
I -  Sistema Tributário é o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitucionais do Estado, que outra coisa não é senão a própria Constituição.
Porque:
II -  O sistema constitucional tributário é um sistema parcial (sistema constitucional tributário) dentro de um sistema global (sistema constitucional)
A respeito do sistema de tributário, assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
As assertivas I e II são proposições excludentes
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
As duas assertivas são verdadeiras. Silva, Roque Sérgio D’ Andrea Ribeiro da. Introdução ao Direito Constitucional. Curitiba: Intersaberes, 2013 Capitulo 1, página 22. Sistema Tributário é o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitucionais do Estado, que outra coisa não é senão a própria Constituição. O sistema constitucional tributário é um sistema parcial (sistema constitucional tributário) dentro de um sistema global (sistema constitucional)
As assertivas I e II são falsas.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Contabilidade Tributária
5-As organizações de qualquer porte e atividade buscam sempre a racionalização dos gastos, sem estes de qualquer natureza. O impacto tributário na estruturação de custo e no fluxo de caixa das empresas é alvo de constante preocupação e objeto de ações, visando à sua minimização.
 Enunciado
Assinale a alternativa correta de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a respeito das sistemáticas de apuração de tributos são:
Lucro Real, presumido ou arbitrário. Luz, Érico Eleuterio da. Contabilidade Tributária. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. Capitulo 4, página 76. Lucro Real, presumido ou arbitrário são consideradas  formas de tributação sobre o resultado.
Lucro Real, presumido ou isenção.
Lucro real, isenção, imunidade.
Lucro presumido, isenção e imunidade
Lucro presumido, arbitrário e isenção

Outros materiais