Buscar

Homicídio e lesão corporal - penal III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL: PARTE ESPECIAL
DOS CRIMES CONTRA A PESSOA – CRIMES CONTRA A VIDA
HOMICÍDIO
É o ato de destruição da vida de um homem por outro homem. De forma objetiva, é o ato cometido ou omitido que resulta na eliminação da vida do ser humano.
Espécies:
Homicídio Simples (Art. 121 do CP)
É a conduta típica limitada a “matar alguém”. Esta espécie de homicídio não possui características de qualificação, privilégio ou atenuação. É o simples ato da prática descrita na interpretação da lei, ou seja, o ato de trazer a morte a uma pessoa.
Homicídio Privilegiado (Art. 121 §1º do CP)
É a conduta típica do homicídio que recebe o benefício do privilégio, sempre que o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo após a injusta provocação da vítima, podendo o juiz reduzir a pena de um sexto a um terço.
Homicídio Qualificado (Art. 121 §2º do CP)
É a conduta típica do homicídio onde se aumenta a pena pela prática do crime, pela sua ocorrência nas seguintes condições: mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; por motivo fútil, com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio cruel, ou do qual possa resultar perigo comum; por traição, emboscada ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outro crime.
Homicídio Culposo (Art. 121 §3º do CP)
É a conduta típica do homicídio que se dá pela imprudência, negligência ou imperícia do agente, que produz um resultado não pretendido, mas previsível, estando claro que o resultado poderia ter sido evitado. No homicídio culposo a pena é aumentada de um terço, se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima. O mesmo ocorre se não procura diminuir as consequências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante. Sendo o homicídio doloso, a pena é aumentada de um terço se o crime é praticado contra pessoa menor de quatorze ou maior de sessenta anos.
Perdão Judicial: Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que torne desnecessária a sanção penal.
Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio (Art. 122 do CP)
Ato pelo qual o agente induz ou instiga alguém a cometer suicídio ou presta-lhe auxílio para que o faça. Reclusão de dois a seis anos, se o suicídio se consumar, ou reclusão de um a três anos, se da tentativa de suicídio resultar lesão corporal de natureza grave. A pena é duplicada se o crime é praticado por motivo egoístico, se a vítima é menor ou se tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência. Neste crime não se pune a tentativa.
Infanticídio (Art. 123 do CP)
Homicídio praticado pela mãe contra o filho, sob condições especiais (em estado puerperal, isto é, logo após o parto).
Aborto (Art. 124 do CP)
Ato pelo qual a mulher interrompe a gravidez de forma a trazer destruição do produto da concepção. No autoaborto ou no aborto com consentimento da gestante, este sempre será o sujeito ativo do ato, e o feto sujeito passivo. No aborto sem o consentimento da gestante, os sujeitos passivos serão o feto e a gestante.
Aborto provocado por terceiro
É o aborto provocado sem o consentimento da gestante.
Pena: reclusão de três a dez anos.
Aborto provocado com consentimento da gestante
Pena: reclusão de um a quatro anos. A pena pode ser aumentada para reclusão de três a dez anos se a gestante for menor de 14 anos, se for alienada ou débil mental, ou ainda se o consentimento for obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.
Forma qualificada
As penas são aumentadas de um terço se, em consequência do aborto ou dos meios empregados para provoca-lo, a gestante sofrer lesão corporal de natureza grave. São duplicadas se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.
Aborto necessário
Não se pune o aborto praticado por médico: se não há outro meio de salvar a vida da gestante ou se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
LESÃO CORPORAL
Ofensa à integridade corporal ou à saúde de outra pessoa
Lesão corporal de natureza grave (Art. 129 §1º do CP)
Caso resulte em: 
Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;
Perigo de vida;
Debilidade permanente de membro, sentido ou função; ou
Aceleração de parto.
Lesão corporal de natureza gravíssima (Art. 129 §1º do CP)
Caso resulte em:
Incapacidade permanente para o trabalho;
Enfermidade incurável;
Perda ou inutilização do membro, sentido ou função;
Deformidade permanente; ou
Aborto.
Lesão corporal seguida de morte
Caso resulte em morte e as circunstâncias evidenciem que o agente não quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo (homicídio preterintencional).
Diminuição de pena
Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou ainda sob o domínio de violenta emoção, seguida de injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
Lesão corporal culposa
Se o agente não queria o resultado do ato praticado, mesmo sabendo que tal resultado era previsível.
Violência doméstica
Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido; ou ainda prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade.
Pena: detenção de três meses a três anos.

Outros materiais