Buscar

comutação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais as funções das camadas de acesso, distribuição e núcleo, nas redes estruturadas hierarquicasmente.
Camada de acesso: responsvel por controlar quem tem permissão de comunicação, é nesta camada que estão ligados os dispositivos finais como computadores, impressoras, voip e podemos encontras dispositovos como ponto de acesso, bridges, hubs e switchs. É nesta camada que são definidas as VLANS permitido segmentar o trafego do switch em sub-redes separadas.
Camada de distribuição: responsavel por agregar os dados da camada de acesso antes de serem transmitidos a camada de nucleo, atraves de politicas de broadcast, a camada de distribuição controla o fluxo de trafego da rede com isso os equipamentos desta camada costumam ser de alto desempenho e disponibilidade para assegurar a confiabilidade. E nesta camada que ocorre o roteamento entre as VLANS.
Camada de Nucleo: é nesta camada que encontramos o backbone da rede responsavel pela saida a internet, com isso é importante que os equipamentos desta camada sejam robustos e ofereção redundância e disponiblidade pois agrega todo o trafego da camada de distribuição devendo ser capaz de encaminhar grandes quantidade de dados rapidamente.
Cite os beneficios da implementação de VLANs
Com a junção de dispositivos de uma rede local em um agrupamento lógico é possivel dividir a rede em pequenos domínios de propagação. Cada VLAN transforma-se em um domínio de propagação individual.
Quando um elemento da rede envia um broadcast para os outros elementos do seu segmento, apenas os elementos determinados pela VLAN possuem a capacidade de recebê-lo, reduzindo os dominios de colisão.
Para que serve o protocolo STP
Spanning Tree Protocol possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os computadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos, auxiliando na melhor performance da rede.
Para isso, o algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente (de menor custo ou esforço) entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente. Para viabilizar o cálculo do caminho de menor custo, é necessário que cada comutador tenha conhecimento de toda a topologia da rede(rede convergida).
Quais os temporizadores do protocolo STP e quais seus valores default?
Maximum Aging Time: 20 sec
Hello Time: 2 sec
Forward Delay Time: 15 sec
No STP, quais as regras para a eleição do switch que sera ROOT BRIDGE? Relate em ordem de prioridade
O primeiro processo para uma topologia livre de Loops utilizando o protocolo Spanning-Tree é a eleição do Switch Root. Vence a eleição o Switch quem possuir o menor Bridge ID.
O Bridge ID é composto dos campos Prioridade (Bridge Priority) e o endereço MAC do Switch. Por padrão a prioridade dos Switches é 32768 (o Switch com menor prioridade vence) e em caso de empate vence a eleição o Switch que possui o menor endereço MAC.
EM RESUMO: Vence o Menor Bridge ID, e em caso de empate, o menor MAC address.
O que é o PVSTP (per-VLAN Spanning Tree) quais os comandos para configura-lo em um switch?
Considere uma rede com faixa de IP´s 150.30.40.0 dividida em 5 sub-redes departamentais com 20 ips cada. Demonstre como ficaria a rede de cada departamento, definindo para cada sub-rede: mascara de rede, endereço de rede, primeiro e ultimoo ip util, endereço de broadcast.

Outros materiais