Buscar

ADM0005 Comunicação - Unidade 3 - FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado(a) estudante,
Para este exercício, apresentamos duas cenas de telenovelas: uma produzida em 1975 (pela Rede Globo) e outra em 2005 (pela Rede Record). Ambas trazem como tema o romance Senhora, de José de Alencar. Clique aqui e veja um resumo da obra para ajudá-lo na realização da atividade.
Conforme a nossa apostila de Comunicação, capítulo 3, “o texto narrativo conta um fato, um acontecimento ou uma história em uma sequência lógica, incluindo os personagens. Uma vez que uma narrativa possui personagens, podemos fazer uso da linguagem informal e inserir falas, expressando aquilo que provavelmente diríamos.” Já o texto descritivo, como o próprio nome diz, “é um texto que descreve algo. Descrever é contar em detalhes (sem ser prolixo). É relatar aquilo que se percebe através dos canais sensoriais. Tudo que é visto, sentido, ouvido e percebido faz parte do texto descritivo, a menos, claro, que você esteja lendo um texto descritivo técnico (também conhecido como texto explicativo). O processo técnico é descrito em ordem e intenção.”
A idéia do trabalho é que você assista as duas cenas e leia o capítulo XIII da primeira parte do livro (p. 40) e faça uma comparação entre as duas produções ou entre uma produção e o capítulo do livro abordando: texto, cenário, figurinos, interpretação dos atores etc. Anote tudo o que achar importante em um papel. Depois, crie um texto dissertativo contando as diferenças e semelhanças entre as duas produções ou entre a produção e o texto, observando, inclusive, as diferenças proporcionadas pelos avanços tecnológicos, lembrando que as duas telenovelas têm três décadas de diferença e em comparação ao texto original há mais de 100 anos. (Máximo de 15 linhas; mínimo de 10 linhas).
Libere a criatividade! Leia, interprete e revise antes de postar! Estamos ansiosos para ver os resultados.
Romance Senhora (José de Alencar, 1875)
Senhora _ Alencar.pdf 
Senhora
Do romance de José de Alencar.
Cena: Noite de Núpcias de Aurélia Camargo e Fernando Seixas.
Aurélia (Norma Blum) revela a Fernando (Cláudio Marzo) que o comprou. Vingança amorosa norteou a primeira telenovela das 18h em cores, uma adaptação de romance homônimo de José de Alencar.
(Direção: Herval Rossano. Rede Globo, 1975).
Assista o trecho: https://www.youtube.com/watch?v=e8zWfLERE74
Essas Mulheres
Do romance Senhora, de José de Alencar.
Cena: Noite de Núpcias de Aurélia Camargo e Fernando Seixas.
Aurélia (Christine Fernandes) revela a Fernando (Gabriel Braga Nunes) que o comprou.
(Direção geral de Flávio Colatrello Jr. Rede Record, 2005). Após lançar e ver o sucesso de A Escrava Isaura, a Rede Record resolveu trabalhar para lançar sua substituta. O autor Marcílio Moraes resolve adaptar Senhora, Diva e Lucíola numa única telenovela criando assim Essa Mulheres. 
Assista o trecho: https://www.youtube.com/watch?v=ffnpOl0GvKk
		Resposta Selecionada:
	Senhora faz parte da fase literária que chamamos de Romantismo. Entretanto, em váriaspassagens e através dos personagens do enredo, podemos notar características pertencentes ao estilo do Realismo já se mostrando. Alencar faz uma dura crítica ao costume da época em que casamento muitas vezes não era visto como uma união de um casal apaixonado e sim como um negócio, em que dotes são pagos.
O romance pertence a segunda metade do século XIX, onde a sociedade vivia de aparências e contradições. Alencar critica a sociedade, não de uma perspectiva esperançosa de mudanças, mas de perspectivas atuais e sem soluções aparentes. O casamento por interesse era um costume social muito criticado pelo autor.
A diferença entre as produções da Globo e Record se dão principalmente pelo intervalo de produção, o avanço tecnologico em 30 anos contribui para melhor qualidade visual e tecnologica, porém, a quem defenda que a versão de 1975 da Rede Globo foi mais fiel ao livro. 
Aurélia Camargo: Jovem rica de 18 anos órfã, chama atenção de todos pela sua beleza e excentricidade. Muitos moços da sociedade a desejam como esposa, porém, ela pede a seu tio que faça um acordo com Fernando Seixas e casa-se com ele. Aurélia demonstra inteligência e planejamento de suas ações, para que tudo saia conforme seus planos.
Fernando Seixas: Jovem de 18 anos que, apesar de sua família viver de maneira muito simples, tinha uma pose e um lugar de respeito na sociedade. Interesseiro, procura casamento com uma moça rica para melhorar sua situação financeira. É servidor público. Só após o casamento com Aurélia é que começa a ocorrer uma transformação em sua personalidade.
D. Emília: mãe de Aurélia, casa-se com Pedro por amor e deixa sua família para viver esse amor.
Lemos: Irmão mais velho de D. Emília que só aparece após saber que sua sobrinha herdou uma valiosa herança. A pedido de Aurélia, arruma seu casamento com Fernando.
Pedro Camargo: filho bastardo de Lourenço Camargo, casa-se escondido de seu pai com D. Emília e morre, deixando Aurélia órfã.
D. Firmina: mora com Aurélia e a faz companhia.
Adelaide: Ex-noiva de Fernando, é apaixonada por Torquato e por ele ser pobre, só consegue se casar com a ajuda de Aurélia.
Torquarto Ribeiro: moço pobre e apaixonado por Adelaide, foi muito amigo de Aurélia quando ela era pobre.
Eduardo Abreu: Apaixonado por Aurélia, paga as despesas do sepultamento de D. Emília, mesmo estando viajando.
doudadoa
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]

Outros materiais