Buscar

Teoria Funcionalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teoria Funcionalista.
Consiste basicamente no estudo das culturas sob o ponto de vista da função, ou seja,ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível identificar algumas características próprias da abordagem funcional:
Descobrir as convenções existentes em uma determinada cultura e saber como funcionam;
Averiguar as funções de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma identidade cultural, por meio da observação, da entrevista, etc.;
Evitar a introdução deliberada de mudanças no interior dessas culturas, alterando as formas de pensar e agir dos diferentes grupos. Havia uma preocupação constante em respeitar e preservar os traços originais das culturas pesquisadas, uma vez que, para os antropólogos, acultura tem significado amplo ± engloba os modos comuns e aprendidos da vida, e que são transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.
Um exemplo clássico da falta dessa preocupação foi o ensino do cristianismo entre grupos tribais brasileiros durante praticamente quinhentos anos, constituindo-se uma violência e um desrespeito que levou a profundas alterações nos traços religiosos da cultura indígena.
 Emilie Durkheim: Analisa a sociedade enquanto corpo, ele observa que assim como os órgãos as instituições também podem adoecer prejudicando a harmonia social, ou seja, quando uma instituição não exerce devidamente suas funções, esta falha acarreta em dificuldades que comprometem o bom desenvolvimento de toda a sociedade.
Considera que as necessidades do homem se geram pela tradição, que deve estar composta pelo conjunto de comportamentos diferentes (produto da atividade psíquica deles) que confluem em uma ação social que se desprende de tal conjunto, e regula tanto a esse conjunto como ao indivíduo. Por tanto, a ação da sociedade é um fato coletivo que regula as ações individuais, e dessa coação regulatória da individualidades que forma a consciência coletiva, Durkheim a define como um fato social.
Para ele um fato social é aquela ação que exerce uma coação exterior no indivíduo ou bem, na coletividade, conservando existência própria de maneira independente das manifestações individuais que pudessem surgir. Para explicar o fato social, devem ser encontradas as causas que o produziram, pois só dessa maneira poderá ser determinado a função que cumpre. A satisfação das necessidades sociais consegue-se se tem-se algum fim social, e este fim consiste na manutenção da convivência, da harmonia, da ordem social.
Durkheim explica que só é útil aquilo que possa ser mantido, resultando a utilidade em relacionamento direta com o estável que possa ser uma sociedade, tanto no interior de si mesma como com outras sociedades, que se consegue com a satisfação de certas necessidades, se convertendo esta na função social. Por tanto, a sociedade consegue a satisfação de suas necessidades mediante a função ou papel, e nessa atividade é possível entender os fenômenos sociais.
Alfred Reginald Radcliffe-Brown: o conceito de função repercute no trabalho deste antropólogo. Coincide com Durkheim em que comparar aos grupos sociais com um organismo é fundamental; no entanto, difere no sentido de que o termino “necessidade” não é o adequado, senão que a expressão mas adequada é “condições necessárias para a existência”, já que evita uma interpretação na qual a necessidade seja o motivo que ativa à sociedade, que lhe dá sua função, e em mudança sugere que a função deve ser entendido de conformidade com as condições necessárias para a existência da sociedade.Desta forma, a função é a atividade que realiza a cada indivíduo em determinada sociedade, a qual se complementa para conjugar o relacionamento orgânico entre a cada um dos papéis; a totalidade orgânica constituem-na as funções desempenhadas.Introduz o termino de estrutural “funcionalismo” no conceito de função, já que para ele, a função implica a noção de uma estrutura consistente que é mantida por um processo vital formado pelas atividades das unidades constituintes; é através e pela continuidade do funcionamento, que a unidade da estrutura é preservada.
Bronislaw Malinowski: tenta formular mais sistematicamente a focagem funcionalista e desprende-o da pura satisfação de necessidades para manter a ordem social ou a continuidade estrutural, para referir a uma série consecutiva de elementos que formam a sistematicidade da metodologia funcionalista.
O primeiro dos elementos é o conceito de função, que o define como o papel que desempenha a instituição, como conjunto de regras, dentro do sistema total de cultura. Assim entendemos que a função será tão só um instrumento para identificar e articular aos componentes da unidade cultural.
O segundo, consiste na teoria das necessidades, que se sustenta em dois axiomas básicos:
Toda cultura deve satisfazer as necessidades que se apresentem em lhe sistema biológico (metabolismo, reprodução, condições fisiológicas, etc.); falamos de necessidades primárias.
A ciência da cultura implica que todo lucro cultural que implique o uso de artefatos e simbolismo é um acrescentamento instrumental da anatomia humana, e se refere indireta ou diretamente à satisfação do corpo; estamos falando das necessidades criadas.
O terceiro, é que a teoria das necessidades deriva a existência de problemas universais, porque os tem qualquer tipo de sociedade, mas a cada uma delas lhe confere uma solução diferente.
A quarta constitui-se por efeito das três primeiras, que nos servem de base para a análise funcional; assim definimos ao funcionalismo como um sistema interligado, já que a teoria funcional, tomando todos os elementos antes apresentados, é capaz de produzir uma análise concreta da cultura em suas instituições e seus aspetos, fornecendo o único critério valido para a identificação cultural.
Com estes princípios elimina-se o tempo como fator importante na interpretação social; não interessa o passado ou o futuro, só o presente.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/39666/a-teoria-do-funcionalismo#ixzz46U6r7fiU
https://pt.scribd.com/doc/61654406/Producao-textual-O-Funcionalismo-de-Malinowski

Outros materiais