Buscar

Marketing 1 2 e 3 Qual da diferença (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Marketing 1.0, 2.0, 3.0. Qual a diferença?
Você já parou para pensar se o marketing que conhecemos sempre foi o mesmo? Será que esta ciência, repleta de definições, teorias e técnicas não se atualiza perante a evolução da indústria, do consumidor e da tecnologia?
Assim como Kotler cita em MARKETING 3.0: “Os clientes estão mais conscientes, ativos e mais poderosos do que nunca.”
Temos assistido ao longo dos anos a uma evolução do comportamento do consumidor e por consequência uma adaptação do mercado para atender estas diferentes demandas. Esta evolução obrigou as empresas a modificar suas estratégias de marketing em busca de soluções que convergissem em uma linguagem correta para cada fase desta evolução. Mais uma vez citando nosso guru, Kotler divide esta evolução em três fases:
Marketing 1.0:
A chamada “Era dos produtos”, onde o foco estava no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação. Os produtos eram concebidos de forma que os consumidores precisavam se adaptar a eles e as empresas não faziam nenhum esforço para atender aos seus desejos. Os primeiros carros fabricados pela Ford representam bem essa época, pois como dizia seu fundador Henry Ford: “O cliente pode ter o carro na cor que quiser, contanto que seja preto”.
Marketing 2.0:
Já nesta fase da evolução do marketing, as empresas passam a ter uma preocupação maior em conhecer e satisfazer o consumidor, que através da “era da informação” está exposto a milhares de opções disponíveis de produtos e milhões de maneiras de se informar sobre os mesmos. Por meio da segmentação dos mercados, as linhas de produtos se diversificam apresentando mais variações e ainda mais foco na qualidade, e já é possível escolher outros modelos de carros, com outras cores e funções. É a “Era do consumidor”.
Marketing 3.0:
E finalmente chegamos a uma era onde é preciso reconhecer que o consumidor é mais do que um simples comprador. Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor. Assim as empresas também passam a se preocupar mais com o mundo e abraçam causas em defesa da sustentabilidade. O consumismo já não é mais dominante. O marketing deixa de tratar o seus consumidores apenas como consumidores, e sim como pessoas que buscam muito mais do que carros. Buscam agora experiências que proporcionem sensações incríveis e causem menos poluição ao planeta. Entra em ação a Era do Valor.
Mas como a preocupação com os valores pode contribuir para a criação de novas estratégias de marketing? Segundo Kotler, esta última geração do marketing também possui divisões: A era da participação e do marketing colaborativo; a era do paradoxo da globalização e do marketing cultural e a era da sociedade criativa e do marketing espiritual ou do espírito humano.
De acordo com ele, a primeira foca a inovação nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. Já a segunda, tem como objetivo enxergar o consumidor como ser humano, ou seja, levar em conta seus sentimentos e emoções. E por fim, a terceira definirá como o conteúdo que foi elaborado nas duas primeiras, será apresentado ao consumidor.
Como vimos, com o passar do tempo a história do marketing se confunde com a evolução do contexto histórico e social que estamos inseridos, e assim surgem as três eras, 1.0, 2.0 e 3.0.
Cabe a nós, profissionais da área, nos aprofundar ainda mais na compreensão da mente, do coração e dos sentimentos do consumidor, garantindo assim o sucesso dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado.
Por: Marcelo Tortamano Rechiche

Outros materiais

Outros materiais