Buscar

AV 2017.2 TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0137_AV_201401325271 » TÓPICOS INTERDISCIPLINARES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9022/AW
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 0  Data: 09/11/2017 20:38:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201402480221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Instrumentos Internacionais, a Declaração, Pactos e Tratados. Qual é diferença entre esses? Fundamentando sua resposta.
		
	
Resposta: Instrumentos Internacionais são formas globalizadas utilizadas para a composição dos países do globo, podendo ser documentos assinados ou ratificados por determinados países para manter a ordem econômica, social, moral ou até mesmo política e diplomática entre essas esferas e tem interdepêndencia com com as declarações, que são documentos elaborados em reuniões internacionais, assim como os pactos, documento que versam sobre determinado âmbito ou assunto elaborado por países, e os tratados, que também são documentos que um país se obriga a cumprir, porém a simples adesão destes documentos não configuram obrigação de cumprí-los. É precisso que os países ratifiquem para que possa passar a vigorar. O Brasil, por exemplo, é signatário e ratificou o Pacto de San José da Costa Rica e este documento em nosso país equivale à própria lei maior, a nossa Constituição. Resumindo: Instrumentos internacionais são métodos utilizados, declaração são documentos elaborados nos quais os países declaram acordar, pactos são individuais e os países só participam se quiser, podendo ser entre um ou mais e tratados são acordos com diversos países.
	
Gabarito: "Instrumentos Internacionais" neste contexto significa todos os textos que englobam os padrões internacionais de direitos humanos. Alguns desses textos são tratados que obrigam os Estados-Parte que os ratificaram. Esses tratados são chamados de Pactos ou Convenções. A Carta das Nações Unidas também é um tratado que obriga os Estados-Parte. Outros instrumentos internacionais incluem códigos e princípios. Esses textos são adotados por organismos internacionais como a Assembleia Geral das Nações Unidas. Esses instrumentos não são obrigatórios por si só, mas eles reiteram e reforçam as provisões dos tratados, assistem e encorajam o cumprimento daquelas provisões estabelecendo padrões detalhados para aquela finalidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402431704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muito se discute sobre o papel da internet como apoio ao crescimento econômico local. Para muitos estudiosos em locais onde é disponibilizado mais acesso à rede, maior é a possibilidade de alfabetização para as crianças, assim como o acesso ao ensino superior para os jovens, além de maior desenvolvimento econômico para as mulheres e suas famílias. Partindo de tais premissas podemos afirmar que a ausência de acesso à internet, pode ser considerado como uma violação de Direitos Humanos?
		
	
Resposta: O papel da internet no mundo contemporâneo é de extrema importância para as atividades econômicas, sociais, educativas, informativas e de relaçõesentre os países. Porém, em que se pese dizer que a falta de internet em algumas localidades criam analfabetos digitais ou não permite às pessoasterem acesso às informações, não poderia ser uma violação dos direitos humanos, pois não está em nenhum acordo ou convenção, sendo uma benese daquele que tem condições financeiras e econômica ter esse tipo de acesso, uma vez que diversos outros meios gratuitos, rádio, televisão, jornal veiculam informações o tempo todo.
	
Gabarito: O acesso à internet, assim como o acesso à água, à luz foi declarado direito humano básico pela ONU este ano. Fato que foi reforçado pelo relator dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, no dia 17 de julho de 2014, em San Salvador, El Salvador, durante a Sétima Reunião Regional Preparatória para o Fórum de Governança da Internet.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402384737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402480232)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
		
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	 
	não é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402434313)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UFMA) São características da Globalização:
		
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402390127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problemasocial.
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402390157)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
		
	
	Ecologia humana.
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	 
	Biodiversidade.
	 
	Megassistema social.
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402390173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(SGA-AC) O caráter globalizado da economia contemporânea traz conseqüências que não se restringem ao sistema produtivo propriamente dito. Entre outros aspectos relevantes, pode-se afirmar que a globalização altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho, incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico, subordina às leis do mercado atividades esportivas e artístico-culturais, e agiliza, sobremaneira, a circulação de bens e de capitais. Contudo, ao mesmo tempo em que faz avançar o turismo mundial, impõe barreiras à imigração, sobretudo quando se trata de egressos de áreas pobres que partem em busca de melhores condições de vida nos países mais ricos. Além disso, cada vez mais, condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos. Entre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a característica da globalização contemporânea.
		
	
	Profunda desigualdade social entre as nações desenvolvidas e as não desenvolvidas do globo.
	
	A grande mobilidade financeira, com os capitais ¿ produtivos ou especulativos ¿ circulando com facilidade pelos mercados mundiais.
	
	O aumento da capacidade de produção, assentada na tecnologia e voltada para um mercado extremamente competitivo.
	 
	A ampliação dos mercados em decorrência da eliminação de políticas protecionistas por parte dos países economicamente mais poderosos.
	
	A formação de blocos regionais e continentais com o objetivo de melhor inserção na economia mundial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402390178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(CGU) Sobre políticas públicas, assinale a única opção correta.
		
	 
	A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração, entre outras, das ações do poder público que promovam a democratização do acesso aos bens da cultura.
	
	Os Estados poderão vincular a fundo estadual de fomento à cultura percentual, definido na Constituição Federal, de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, incluindo-se entre os gastos a serem cobertos com esses recursos despesas com pessoal e encargos sociais, desde que diretamente decorrentes de ações ligadas aos programas e projetos culturais.
	
	A União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória.
	
	O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade aos ensinos médio e superior.
	
	Entre as diretrizes constitucionais para o cumprimento pelo Estado de seu dever de fomentar práticas desportivas formais, encontra-se a vedação de destinação de recursos para o desporto de alto rendimento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402411616)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A vida na zona urbana rural são dois tipos de vida em sociedade que, apesar de profundamente diferentes, são muito interdependentes, pois:
		
	
	É impossível a existência da zona rural sem que antes tivessem sido criadas as primeiras cidades.
	
	As fábricas e as indústrias são os mais importantes meios de produção para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
	 
	É do campo que vem a alimentação de quem vive na cidade, mas, por outro lado, são os trabalhadores da cidade que fornecem as ferramentas, os artigos manufaturados e a tecnologia para essa produção de alimentos.
	
	É da cidade que vem a alimentação de quem vive no campo, mas, por outro lado, são os trabalhadores do campo que fornecem as ferramentas, os artigos manufaturados e a tecnologia para essa produção de alimentos.
	
	Não há relação entre a vida no campo e na cidade.

Outros materiais