Buscar

APOSTILA 1 INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DA TECNOLOGIA E IMFORMAÇÃO
Texto1
Introdução à Microinformática
Não há atividade hoje praticada que não considere a informática como ferramenta de auxílio e eletiva de trabalho, sendo instrumento da evolução nos métodos de sua execução das tarefas diárias das empresas e pessoas comuns. É um assunto obrigatório quando se fala em modernização e eficiência.
A informática engloba todas essas atividades que permitem automatizar e melhorar as técnicas de uso de computadores em qualquer campo de atuação. A Informática pode ser considerada como significando “informação automática”. Também é a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação, para tal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrônico.
O mundo globalizado e a necessidade das pessoas e empresas terem resultados mais ágeis, precisos e seguros, tornam a informática um alicerce para bom desenvolvimento dos negócios pessoais e empresarias, bem como contribui para evolução do mundo.
Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e através do que vamos executá-los para chegar ao objeto da idéia.
Em um computador podemos distinguir dois elementos básicos de interação homem-máquina:
HARDWARE – é o termo usado para designar as peças, circuitos, e peças eletrônicas em geral, consiste na parte física do computador, é a parte palpável, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os periféricos de entrada e saída, ou seja, o hardware é tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda máquina, não possui inteligência e não funciona sozinha, necessita de um comando de lógica para entrar em operação, é necessária assim a intervenção humana para fazê-lo funcionar.
SOFTWARE – Consiste em cada conjunto de instruções necessárias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que irão funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las.
Resumindo:
Hardware = é o equipamento.
Software = é o programa.
Componentes Básicos de um Computador
Aprendemos que o hardware é cada elemento físico que constitui o equipamento. Genericamente falando, o computador é formado por um conjunto de equipamentos que são caracterizados de acordo com sua função no sistema de arquitetura de um computador. Portanto, existem vários tipos de componentes que formam juntos o universo do hardware de um computador.
A figura a seguir demonstra um exemplo simples de um computador e seus equipamentos:
�
1 – Gabinete – contendo:
Placa mãe (unidade de controle)
Placa de vídeo
Memórias (unidades de aritmética e lógica)
Disco Rígido ou HD
2 – Monitor
3 – Unidade de disco flexível
4 – Teclado
5 – Mouse
6 – Impressora
�
Esses equipamentos são agrupados em duas partes distintas: uma, a Unidade Central de Processamento (CPU) ou Unidade de Sistema, onde realmente ocorre o processamento de dados; e a outra, os Periféricos, que são os equipamentos eletrônicos ou eletromecânicos necessários à entrada e/ou saída de dados.
Esses agrupamentos formam e definem a divisão primária de um computador, por isso são considerados componentes básicos.
A relação entre os dois componentes básicos do computador resulta no esquema abaixo conhecido como “ARQUITETURA DE VON NEUMANN”, este nome foi dado em homenagem a seu inventor, que definiu a arquitetura do computador como sendo:
ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA
Arquitetura Simplificada de um Computador
Funções dos Componentes Básicos
Para um tratamento adequado dos dados e para a execução de suas tarefas de forma organizada e segura, o computador precisa de uma arquitetura que, além de estabelecer seus componentes básicos, determina os seus objetivos e o funcionamento do conjunto de suas partes.
Unidade Central de Processamento – CPU
É um circuito integrado. A Unidade Central de Processamento ou CPU. É o processador. contém os seguintes componentes:
- a unidade de controle: gerencia todas as operações executadas pelo computador
- a unidade aritmética e lógica (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas
- a memória interna ou principal do computador: armazenar dados e instruções
A CPU é o “cérebro”, ou o centro nervoso do computador, porque controla gerencialmente todas as suas operações, através da unidade de aritmética e lógica, e armazena os dados e instruções na memória interna. A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.
Memória
A memória de um computador pode ser classificada segundo esta hierarquia:
Memória Principal: nela o processador central do computador busca as instruções necessárias para executar e armazena os dados do processamento.
Memória Secundária: usada para segmentos inativos de programas e arquivos de dados que são trazidos à memória principal quando necessário.
O processador central só executa as instruções e processa os dados que esteja na memória principal. A memória secundária é usada para organização de arquivos de dados históricos ou dados não necessários no momento para processamento.
Ram (Random Access Memory)
A Memória de Acesso Randômico (RAM), do inglês Randomic Access Memory é usada para armazenamento temporário de dados ou instruções. Quando entramos com um programa em em um computador pessoal, as instruções são armazenadas na RAM do computador, assim como os dados de entrada. A capacidade da RAM do equipamento é vital, pois determina o número de instruções e a quantidade dos dados armazenados a cada vez para um processamento.
A memória RAM é volátil – ao desligarmos o equipamento perdem-se as informações.
Rom (Ready Only Memory)
A memória Read-Only(ROM), deriva do inglês Read Only Memory, é usada para armazenar instruções e/ou dados permanentes ou raramente alterados. A informação geralmente é colocada no chip de armazenamento quando ele é fabricado e o conteúdo da ROM não pode ser alterado por um programa do usuário.
As ROMs se constituem em um hardware que possui um software determinado e que não pode ser deletado pelo usuário. A memória RAM tem um limite e quando este é alcançado haverá lentidão ou até a impossibilidade de abrir novos programas ou arquivos. O tamanho da memória RAM é feita em bytes e seus desdobramentos. Atualmente a maioria dos PC´s e Notebooks têm memórias a partir de 1 GB, 4 GB etc.
As informações armazenadas na ROM não são voláteis, isto é, não são perdidas quando há falta de energia no computador.
HD ou Disco Rígido
Alguns chamam o HD de Disco Rígido, que é a tradução para o português do nome completo Hard Disk, mas hoje é muito mais comum a utilização da abreviação do inglês 
O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC. No entanto, diferentemente da memória RAM, consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes