Buscar

Prova Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: 537980 - Gestão de Pessoas
Questão 01: A administração de recursos humanos é uma área de estudos relativamente nova, com maior atuação nas grandes e medias empresas. Embora a ARH seja perfeitamente aplicável a qualquer porte de organização , é uma área interdisciplinar que envolve necessariamente conceitos de psicologia industrial e organizacional, de sociologia organizacional, de engenharia industrial, de direito do trabalho, de engenharia de segurança, de medicina do trabalho e de engenharia de sistemas a administração de Recursos humanos pode ter responsabilidade de linha e função de staff ao mesmo tempo. Enquanto a função staff é de cuidar das políticas, dar consultoria, proporcionar serviços, orientar e cuidar das estratégias, a responsabilidade do pessoal de linha é cuidar da equipe, tomar decisões, cumprir as metas, alcançar resultados. Porem é importante observar que a responsabilidade de linha, quando esta constituída em uma área, departamento, seção ou setor, é função de staff, pois:
I- ao mesmo tempo assessora as áreas, departamentos, seções e setores; 
II- ao mesmo tempo controla e prioriza as áreas, departamento, seções e setores. 
III- ao mesmo tempo comanda e responsabiliza as áreas, departamentos, seções e setores. 
Diante das justificativas apresentadas, esta correto apenas o que se afirma em:
A) I
Quesão 02: É preciso mudar o cenário organizacional zelando pela administração de recursos humanos, pela gestão das pessoas de forma eficiente, comum planejamento adequado. Os recursos são importantes não apenas para as pessoas que trabalham na organização, mas, principalmente, para a própria organização. Para tanto é necessário um cuidado especial na escolha das pessoas que integrarão as equipes de trabalho e o primeiro passo é o recrutamento e a seleção desse pessoal. O recrutamento pode ser dividido de três formas: interno, externo ou misto. Recrutamento interno é aquele que atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro de uma organização para Promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Essa situação gera maior Interesse por parte dos empregados, os quais desejam ser treinados com maior intensidade para aproveitar as vagas disponíveis. Levando em consideração a elevação da moral interna, a maior vantagem do recrutamento interno está:
Na política de valorização do profissional; 
Na oportunidade de fazer carreira na empresa ; 
 III. O processo motivacional que encoraja o desenvolvimento profissional 
E) as alternativas l, II e III estão corretas e se complementam . 
Questão 03: Salário é uma demonstração objetiva quando a empresa valoriza o trabalho do seu funcionário. O salário pode ser direto ou indireto. Direto é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado. É a forma de a empresa compensar o trabalho dedicado dos funcionários à organização. Compensação é uma das razões pelas quais as pessoas buscam e se mantém em uma organização, assim como a forma como se remunera e se beneficia influência de forma direta a consequência da elaboração das tarefas por parte dos funcionários. A compensação é compreendida como fator vital para o empregado, para a organização e para todo o sistema produtivo inerente a relação existente entre emprega do e empresa. 
 A compensação financeira pode ser direta e indireta compensar financeira indiretamente significa: 
I- O Pagamento que cada empregado recebe na forma de salário mensalmente. 
II- os prêmios, comissões, e bônus que o empregado recebe como retorno pela 
execução de tarefas . 
III- O pagamento decorrente de clausulas da convenção coletiva de trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização. 
C)A alternativa III esta correta
Questão 04: A avaliação de desempenho é uma ferramenta gerencial utilizada pelo RH , objetivando identificar funcionários com necessidade de treinamento para ganhar mais habilidade e domínio sobre suas atividades e atingir metas e objetivos. Porem uma das principais criticas sobre a avaliação de desempenho são os vícios de julgamento e erros de avaliação. Os vícios de julgamento podem ser: 
I- Conscientes, quando o avaliador sob qualquer pretexto “ vicia” um resultado premeditando intencionalmente interesses em jogo ou busca ajudar ou prejudicar o avaliado. 
II- Inconsciente, quando o avaliador toma as mesmas atitudes, porem sem a intenção premeditada dolosa de provocar uma alteração no resultado original. 
III - Julgamento original, quando o avaliador toma atitudes com objetivos pessoais. De forma premeditada, o avaliador não leva em consideração os objetivos da organização mas sim os seus objetivos pessoais. 
E) Apenas as alternativas I e II estão corretas . 
Questão 05: A rotatividade, assim como o absenteísmo, é causada pela falta de motivação e insatisfação dos funcionários com relação à organização. Nesse sentido, é importante observar que o absenteísmo nem sempre tem causas no funcionário, às vezes, essas causas podem está na organização. A sugestão é que os gestores de RH façam uma analise sobre os programas motivacionais, sobre o clima organizacional e sobre as expectativas dos seus funcionários com relação a seu papel e a execução de suas funções na organização. Pesquisadores fizeram uma análise das condições básicas para promover o alto potencial motivador e a satisfação no ambiente de trabalho e determinaram como essas condições podem ser criadas. Foram sugeridas pelos pesquisadores três condições necessárias para gerar a motivação, chamadas “estado psicológicos críticos”, que são processos que ocorrem no interior das pessoas. As condições necessárias para a motivação são:
I – Conhecimento dos resultados do seu trabalho.
II – Responsabilidades percebidas pelos resultados do seu trabalho.
III – Significância percebida do seu trabalho.
É possível afirmar que:
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Apenas a afirmativa I está correta.
C) Apenas a afirmativa II está correta.
D) Apenas a afirmativa III está correta.
E) Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
Questão 06: A composição do sistema de remuneração PCS - plano de cargos e salários ou remuneração funciona, como é conhecida popularmente, requer total aplicação das políticas de recursos humanos. É o sistema de remuneração tradicional mais usual nas empresas. Para compor esse sistema é preciso: 
I- Avaliar os cargos, fixar faixas salariais, propor políticas para administração dos salários e realizar pesquisa salarial ; 
II- Descrever os cargos, avalia-lo s, fixar faixas salariais, propor políticas para administração dos salários e realizar pesquisa salarial . 
III- Fixar faixas salariais, propor políticas para administração dos salários e realizar pesquisa salarial . 
Esta correto o que se afirma em: 
B) II 
Questão 07: o planejamento dos recursos humanos, assim como o planejamento organizacional, tem como objetivo alcançar efetividade e evitar os desperdícios de Mao de obra, de tempo, entre outros. Nesse sentido, o planejamento de recursos humano é uma técnica que determina, de forma sistêmica, a provisão e a demanda de funcionários que são necessários na 
organização. Visando a integração dos diversos níveis organizacionais, o planejamento de RH torna possível a execução dos objetivos propostos pela organização, fazendo uso de seis processos básicos na gestão de recursos humanos, na execução da tarefa. Entre eles, podemos citar o processo de provisão (agregar pessoas). Esse processo visa à determinação de quem ira trabalhar na organização por meio dos seguintes passos: 
I- Pesquisa ao mercado de trabalho 
II- Recrutamento dos profissionais que estejam enquadrados no perfil 
III- Seleção daquele que apresenta melhor perspectiva de êxito . 
É possível afirmar que : 
A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
B) Apenas as afirmativas IIe III estão corretas 
C) Apenas a afirmativa III está correta . 
D) As afirmativas I, II e III estão corretas e se completam.
Questão 08: A avaliação de desempenho é um processo que mede o desempenho dos funcionários e acompanha os colaboradores para que os objetivos organizacionais almejados sejam alcançados. Portanto deve preocupar-se em beneficiar tanto a organização quanto as pessoas. Assim, a avaliação de desempenho apresenta-se como uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função : 
I- Das atividades que ela inova, das metas e resultados alcançados e do seu potencial de adaptação e integração . 
II- Das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do potencial de desenvolvimento. 
III- Das atividades que ela atua, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de gerenciamento das tarefas. Do que foi afirmado, está correto apenas : 
A) I e II 
B) II 
C) II e III 
D) III 
E) I, II e III.
Questões Discursivas 
Questão 1.Empowerment significa o fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes, com total responsabilidade por metas e resultados e total liberdade para tomar decisões. Para tanto exige pessoas treinadas e capacitadas. Quais são as condições impostas para a pratica do empowerment? 
Envolver as pessoas na escolha das suas responsabilidades, criando um ambiente de cooperação, encorajando as pessoas a assumir iniciativa e tomar decisão, dando opinião, saindo do meio do caminho motivando a equipe com confiança e moral elevada . 
Questão 2: Nos dias atuais, a preocupação das empresas está voltada para os aspectos que possam ajudar o funcionário a ter melhor qualidade de vida também no trabalho. Um programa de QVT causa custos para as organizações. 
O que as organizações ganham em investir em um programa de qualidade de vida no trabalho ( QV T)?

Outros materiais