Buscar

Canteiro de obra Apresentação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VISITA TÉCNICA
CANTEIRO DE OBRAS
Campo Grande, Março de 2017
Introdução
 Este trabalho visa efetuar visita técnica em canteiro de obra para analisar e evidenciar a aplicação de NR-18 – Norma Regulamentadora número 18. Esta estabelece diretrizes de ordem administrativas, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
Apresentação
 A visita da Obra deu-se em dia de atividade normal, trata-se de um conjunto de pequenas unidades residenciais de aproximadamente 106m², dispostas em condomínio de 12 casas. A obra é acompanhada por profissional devidamente habilitado junto ao conselho de classe; cujo funciona como órgão fiscalizador. Este profissional pode ser o Engenheiro Civil onde pode fazer inúmeras coisas; como por exemplo: ser responsável pelo projeto; pela execução do projeto; e outras frentes de trabalho; juntamente com uma equipe técnica formada por diversas profissionais devidamente habilitados e capacitados paras as respectivas funções delegadas.
 Enquanto durarem as construções ou instalações de serviços de engenharia ou arquitetura, de qualquer natureza, é obrigatória a afixação de placas em lugar bem visível ao público, contendo, perfeitamente legíveis, os nomes dos profissionais responsáveis pelo projeto, construção ou instalação, e a indicação dos seus títulos de formatura, bem como a de seus escritórios.
RESOLUÇÃO N.º 015, DE 21 DE JULHO DE 1937 (1)
“Regula o uso e tipo das placas profissionais”.
(Art. 17º do Dec. nº 23.569)
Instalação sanitária, refeitório e escritório
 De acordo com a NR 18.4 (área de vivência) as instalações sanitárias devem ser destinadas apenas para o asseio corporal ou necessidades fisiológicas, não ser ligada diretamente aos locais de refeição e conter lavatório.
 No canteiro de obras independente da quantidade de funcionários, deve ter local específico para refeição e aquecimento do mesmo, sendo obrigatório o fornecimento de água potável.
EPI e EPC
 Segundo a NR18.23 toda empresa é obrigada a fornecer gratuitamente EPI adequado, conservado e funcionando. A 18.8.25 diz que é proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidos.
Parte Móveis 
 A NR18.22.2 devem ser protegidas todas as partes móveis dos motores, transmissões e partes perigosas das maquinas ao alcance dos trabalhadores. A NR 18.22.4 máquinas e os equipamentos de grande porte devem proteger adequadamente o operador contra a incidência de raios solares e intempéries.
Risco de Queda
De acordo com a NR 18.13.1 é obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção e materiais. As aberturas no piso devem ter fechamento provisório resistente.
Croqui
Entrada de funcionários e Fornecedores
Instalações provisórias (banheiro e escritório).
Armazenamento de areia e pedra brita
Armazenamento de tijolos
Armazenamento de madeiras
Depósito de entulhos
Carpintaria e armações
Betoneira 
Conclusão
 Em um Canteiro de obra é preciso organização e planejamento; as instalações provisórias, devem promover o bem esta físico dos colaboradores, prestadores e visitantes. Um canteiro bem organizado é o cartão de visita do responsável pelo empreendimento. O desperdício é um ponto chave do negócio, porém segurança pode inviabilizar o empreendimento.
Por isso devemos zerar por uma obra organizada, segura e produtiva.
OBRIGADO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais