Buscar

ELETROMAGNETISMO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELETROMAGNETISMO II
Aluno: Wallace Lourenço de Oliveira
espectro eletromagnético
O espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém as ondas de rádio, as micro-ondas, o infravermelho, os raios X, a radiação gama, os raios violeta e a luz visível ao olho humano.
Ondas de Rádio 
As ondas eletromagnéticas de baixas frequências, até cerca de 108 Hz, são denominadas de ondas de rádio. São denominadas dessa forma porque são utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio.
Ciclos por segundo: 3 kHz a 300 GHz
Comprimento de onda: 10 km a 1 mm
Micro-ondas 
São ondas de frequência bem mais elevadas que as frequências das ondas de rádio. Essas ondas possuem frequências compreendidas entre 108 Hz e 1011 Hz.
Ciclos por segundo: 0,3 GHz a 300 GHz
Comprimento de onda: 1 m a 1 mm
Radiação Visível 
As ondas eletromagnéticas que possuem frequência compreendida entre 4,6 x 1014Hz e 6,7 x 1014 são de extrema importância para nós, seres humanos, pois elas são capazes de sensibilizar nossa visão, essas são as chamadas radiações luminosas, ou seja, a luz. 
Ciclos por seg.:  400 THz e 790 THz
Comprimento da onda: 370nm (violeta) e 750 nm (vermelho).
Radiação Ultravioleta 
As frequências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos quando excitados como, por exemplo, em lâmpadas de vapor mercúrio (Hg), acompanhando a emissão de luz.
Ciclos por segundo: 750 THz a 300 PHz
Comprimento de onda: 400 nm a 15 nm
Raios X
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. O seu comprimento de onda vai de 0,05 angström (5 pm - picómetros) até dezenas de angstrons (1 nm - nanómetro).
Ciclos por segundo: 300 PHz a 60 Ehz
Angstrons: É a unidade de medida comumente utilizada na Física para lidar com grandezas da ordem do átomo ou dos espaçamentos entre dois planos cristalinos.
1 Å = 10-10 m
Raios gama
Radiação gama ou raio gama é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos ou processos subatómicos.
Este tipo de radiação tão energética também é produzida em fenómenos astrofísicos de grande violência. O seu comprimento de onda pode varia desde alguns picómetros até comprimentos muito menores.
Ciclos por segundo: frequências superiores a 10 19 Hz. 
Radiação infravermelha
A radiação infravermelha  é uma radiação não ionizante  na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.
O Infravermelho é uma frequência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional a sua temperatura.
Ciclos por segundo: 300 GHz a 400 THz
Comprimento de onda: 1 mm a 700 nm
TERMOGRAFIA
A TERMOGRAFIA é o mais importante, eficiente, preciso e seguro método de avaliação de instalações e componentes elétricos, sendo a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho, a aquisição e análise das informações térmicas feitas a partir de dispositivos de obtenção de imagens são realizadas sem contato físico.
 A termografia vem sendo colocada como elemento de manutenção preditiva em destaque na área industrial, e também já está sendo incorporada a uma vasta área de aplicações :
– Pesquisa e desenvolvimento;
– Medicina e veterinária;
– Controle de qualidade e monitoramento de processo;
– Testes não destrutivos;
– Construção civil, e outras.
A termografia é uma técnica que permite mapear um corpo ou uma região com o intento de distinguir áreas de diferentes temperaturas, sendo portanto uma técnica que permite a visualização artificial da luz dentro do espectro infravermelho. As vibrações de campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço a velocidade da luz de forma mutuamente sustentadas dá origem às ondas eletromagnéticas, e o conjunto de ondas eletromagnéticas de todas as frequências formam o espectro eletromagnético
CÂMERA TERMOGRAFICA
As câmeras de infravermelho, também conhecidas por câmeras térmicas, são dispositivos optoeletrônicos destinados a perceber imagens na faixa de radiações infravermelhas do espectro eletromagnético e convertê-las de forma sistemática à faixa visível do espectro, permitindo assim que os seres humanos literalmente observem as imagens térmicas geradas pelos corpos em temperaturas próximas à do ambiente.
Para objetos cujas temperaturas oscilem ao redor da temperatura ambiente, tipicamente 22ºC (295K), o que inclui a temperatura do corpo humano (37ºC), as frequências de máxima emissão ocorrem na faixa de infravermelho do espectro eletromagnético.
FIM !!!!
ELETROMAGNETISMO É A MELHOR MATÉRIA QUE NÓS TEMOS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais