Buscar

Clima Equatorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Clima Equatorial
O clima equatorial é aquele que ocorre na região da linha do Equador.  Esae clima está sob o domínio das massas de ar quentes e muito úmidas que circulam no local. São áreas de baixa latitude como, por exemplo, Amazônia, sudeste da Ásia e centro da África.
Características:
 Durante todo o ano é úmido, com alto índice de evaporação e altas temperaturas;
As precipitações são elevadas e bem distribuídas ao longo do ano, com média pluviométrica anual superior a 2000 mm, chegando a mais de 3000 mm nas áreas mais chuvosas;
Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima equatorial é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade. Apesar disso seu solo é pobre e raso, o que faz com que a vegetação sobreviva a partir da decomposição do seu próprio bioma. Um exemplo é a Floresta Amazônica, que contém um grande número de espécies arbóreas, e animais.
Outra característica das regiões de clima equatorial é uma vasta rede hidrográfica, com rios caudalosos e perenes que são reabastecidos constantemente pelas chuvas que ocorrem o ano todo.
Já as atividades econômicas, como a agricultura, são praticamente restritas devido às chuvas que tendem a carregar os nutrientes do solo, porém o desmatamento para utilização da madeira e da pecuária é intenso nessas áreas, causando grande impacto ao meio ambiente.

Outros materiais